Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Contabilidade e Atuária
 
Disciplina: EAC0401 - Auditoria I
Auditing I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA:
O trabalho de asseguração, em termos gerais, é o trabalho no qual o auditor independente visa obter evidências apropriadas e suficientes para expressar sua conclusão, na forma de emissão de uma “opinião técnica-profissional”, de forma a aumentar o grau de confiança dos usuários previstos sobre o resultado da mensuração ou avaliação do objeto, elaboradas de acordo com os critérios que sejam aplicáveis (normas contábeis) e sob a responsabilidade da Administração. O trabalho do auditor independente com o objetivo de emitir tal opinião consiste fundamentalmente em avaliar – e relatar – se as demonstrações financeiras examinadas estão – ou não – em conformidade com as normas contábeis.
O foco desta disciplina é o trabalho de auditoria independente de demonstrações financeiras realizado em consonância com as Normas de Auditoria e que visam fornecer asseguração razoável. No trabalho de asseguração razoável, o auditor independente reduz o risco do trabalho para um nível aceitavelmente baixo nas circunstâncias do trabalho como base para a sua conclusão. A conclusão do auditor independente é expressa no Relatório dos Auditores Independente, onde os auditores transmitem a sua opinião sobre o resultado da mensuração ou avaliação das demonstrações financeiras de acordo com as Normas Contábeis.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Espera-se que, ao final da disciplina, as(os) estudantes estejam aptos a:
1.	Entender o conceito de auditoria e asseguração e as funções de auditoria, governança corporativa, incluindo ética e conduta profissional.
2.	Demonstrar como o auditor obtém e aceita trabalhos de auditoria, obter compreensão da entidade e de seu ambiente, avaliar o risco de distorção relevante (seja decorrente de deficiências nos controles internos ou outras distorções) e planejar a extensão, época e tipos de exames de uma auditoria das demonstrações contábeis
3.	Descrever e avaliar controles internos, técnicas e testes de auditoria, incluindo sistemas de tecnologia da informação para identificar e comunicar os riscos de controle e suas consequências potenciais, fazendo recomendações apropriadas. Descrever o escopo, papel e função da auditoria interna e julgar em que circunstâncias seus trabalhos servem como evidência para a asseguração.
4.	Identificar e descrever o trabalho e as evidências obtidas pelo auditor e outros necessários para atender aos objetivos dos trabalhos de auditoria e a aplicação das Normas de Auditoria.
5.	Planejar o escopo e extensão dos trabalhos a serem realizados por especialistas (Impostos, Cybersecurity, Avaliações econômicas, etc.)
6.	Aplicar técnicas de auditoria assistidas por computador (CAATs – Computer Assisted Audit Techniques) na realização de testes de controles
7.	Aplicar métodos quantitativos como ferramentas de apoio à realização dos exames de auditoria (e.g. revisão analítica, determinação de materialidade, amostragem, determinação de efeitos sobre uma população)
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1035522 - Guillermo Oscar Braunbeck
822081 - Jeronimo Antunes
990725 - Joshua Onome Imoniana
 
Programa Resumido
1.	ESTRUTURA CONCEITUAL DOS TRABALHOS DE ASSEGURAÇÃO E REGULAÇÃO
2.	PLANEJAMENTO E ANÁLISE DE RISCOS
3.	CONTROLES INTERNOS
 
 
 
Programa
1.	ESTRUTURA CONCEITUAL DOS TRABALHOS DE ASSEGURAÇÃO E REGULAÇÃO
1.1	Definição e tipos de trabalhos de asseguração
1.2	Elementos de trabalhos de asseguração
1.3	Asseguração razoável e asseguração limitada sobre demonstrações financeiras
1.4	Auditoria e governança corporativa: comunicação dos auditores com os responsáveis pela Governança
1.5	Princípios éticos e conduta profissional em trabalhos de asseguração

2.	PLANEJAMENTO E ANÁLISE DE RISCOS
2.1	Obtenção, aceitação (ou retenção) de clientes
2.2	Objetivos e princípios do planejamento de trabalhos de asseguração de demonstrações contábeis
2.3	Afirmações das Demonstrações Contábeis
2.4	Riscos de Auditoria, Riscos Inerentes, Riscos de Controle e Riscos Residuais
2.5	Materialidade: conceito e prática
2.6	Entendimento da entidade e de seu ambiente de negócios
2.7	Análise de riscos de auditoria
2.8	Fraude, leis e regulação
2.9	Documentação do planejamento
2.10	Utilização de especialistas: plano, extensão e formato das conclusões como evidência de auditoria

3.	CONTROLES INTERNOS
3.1	Sistema de Controles Internos, objetivos e conceitos
3.2	Estrutura conceitual de controles internos (e.g. COSO)
3.3	O uso de controles internos na auditoria de demonstrações contábeis
3.4	Avaliação de desenho de controles internos
3.5	Avaliação de eficácia de controles internos
3.6	Amostragem
3.7	Testes de controles com CAATs
3.8	Diferenciação dos trabalhos dos auditores externos e internos e interação com trabalhos de auditores internos
3.9	Determinação do risco residual
3.10	Comunicações sobre controles internos
 
 
 
Avaliação
     
Método
METODOLOGIA: Para ensino de todos os tópicos da disciplina serão utilizados métodos como: 1. Aulas expositivas de conceitos e ferramentas; 2. Seminários para compartilhar pesquisas e observações de estudantes; 3. Aprendizagem baseada em problemas (e.g. estudos de caso) 4. Aprendizagem cooperativa (e.g. jigsaw) HABILIDADES E ATITUDES DESENVOLVIDAS: Capacidade de identificação e mitigação de riscos Capacidade de julgamento para a solução de problemas Comunicação escrita por meio de relatórios Ceticismo profissional Capacidade de trabalho em equipe
Critério
Os critérios de avaliação são: - O professor poderá aplicar uma ou mais provas de avaliação, à qual se somarão as avaliações sobre desempenho de outras atividades requeridas na disciplina inclusive as decorrentes da aplicação de metodologias ativas de ensino. Ficará a exclusivo critério do professor ponderar a nota final entre prova(s)s e demais instrumentos de avaliação. a) O aluno será considerado aprovado na disciplina se obtiver nota média final maior ou igual a 5,0 (cinco) e frequência igual ou superior a 70% (setenta por cento). b) O aluno será considerado reprovado na disciplina se obtiver nota média final menor que 3,0 (três) e/ou frequência inferior a 70% (setenta por cento).
Norma de Recuperação
a) O aluno poderá participar do processo de reavaliação (recuperação) na disciplina caso obtenha nota média final maior ou igual a 3,0 (três) e menor que 5,0 (cinco) e frequência igual ou superior a 70%. b) A média para aprovação com reavaliação será obtida por meio da média aritmética simples da média final + nota obtida na reavaliação, que deverá ser igual ou superior a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL:
JOHNSTONE, Karla; GRAMLING, Audrey; RITTENBERG Larry E. Auditing: A Risk Based-Approach to Conducting a Quality Audit. 10th edition. Cengage, 2016. (ou GRAMLING, Audrey A.; RITTENBERG, Larry E.; JOHNSTONE, Karla M. Auditoria. Tradução da 7a Edição. São Paulo: Cengage Learning, 2012)
MESSIER, William F.; GLOVER, Steven M.; Prawitt, Douglas F. Auditing & Assurance Services – A systematic approach. 8th edition, New York: McGraw-Hill/Irwin, 2012
International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB). Handbook of International Quality Control, Auditing, Review and Other Assurance and Related Services Pronouncements. (versão mais atual) Edition, New York: IAASB (a tradução das ISAs encontra-se disponível no Conselho Federal de Contabilidade, em seus pronunciamentos NBC-TA)
Imoniana, J. O. Auditoria: Planejamento, Execução e Reporte.  São Paulo: Atlas, 2019
BELL, Timothy B.; PEECHER, Mark E.; SOLOMON, Ira. The 21st Century Public Company Audit. KPMG, 2005
LONGO, Claudio Gonçalo. Manual de Auditoria e Revisão de Demonstrações Financeiras. 3ª edição, São Paulo: Atlas, 2015


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ARENS, Alvin A. e LOEBBECKE, James K – Auditing – An Integrated Approach, Editora Prentice-Hall, Inc - Upper Saddle River, New Jersey, USA..
ATTIE, Willian. Auditoria: Conceitos e Aplicações – Ed. Atlas, São Paulo. ATTIE, Willian. Auditoria Interna – Ed. Atlas, São Paulo.
BORGERTH, Vania M. C. – SOX – Entendendo a Lei Sarbanes-Oxley – Ed. Thomson, S.Paulo. BOYNTON, William C. JOHNSON, R., KELL, Walter G. - Auditoria, Edit. Atlas – São Paulo.
RITTENBERG, Larry E. and SCHWIEGER, Bradley J. - Auditing - Concepts for a Changing Environment - Editora Harcourt Brace College Publishers - Philadelphia, USA.
STUART, Iris C. – Serviços de Auditoria e Asseguração na Prática – Editora Mc Graw Hill – Porto Alegre.
ANTUNES, Jerônimo - Contribuição ao Estudo da Avaliação de Risco e Controles Internos na Auditoria de Demonstrações Contábeis no Brasil - Dissertação de Mestrado – FEA/USP - São Paulo, 1998. (disponível para download no site www.teses.usp.br).
ANTUNES, Jerônimo – Modelo de Avaliação de Risco de Auditoria Utilizando a Lógica Nebulosa – Tese de Doutorado– FEA/USP – S.Paulo, 2005. (disponível para download no site www.teses.usp.br).
CARVALHO, Luiz Nelson Guedes de - Uma Contribuição à Auditoria do Risco de Derivativos - Tese de Doutorado, FEA/USP - São Paulo, 1996. (disponível para download no site www.teses.usp.br). CARVALHO, Luiz Nelson Guedes de – Limitações ao Poder de Comunicação do Parecer dos Auditores Independentes sobre Demonstrações Contábeis no Brasil – Dissertação de Mestrado, FEA/USP – São Paulo, 1989.
BRAUNBECK, Guillermo Oscar – Determinantes da Qualidade da Auditorias Independentes no Brasil – Tese de Doutorado– FEA/USP – S.Paulo, 2010s. (disponível para download no site www.teses.usp.br).
 

Clique para consultar os requisitos para EAC0401

Clique para consultar o oferecimento para EAC0401

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP