APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA: Este curso foi planejado e desenhado para reforçar a competência e confiança dos/as participantes como aprendizes autônomos/as e como produtores de conhecimento. Para isso, é construído a partir de percurso composto por um conjunto de atividades de aprendizagem, em uma sequência lógica e de complexidade crescente, relacionada com a competência de planejar, elaborar, implementar projetos de pesquisa em temáticas relacionadas à contabilidade, controladoria, finanças e educação e pesquisa em contabilidade. Portanto, inicialmente a disciplina se desenvolve com foco no processo de pesquisa, mas visando a conclusão desse projeto em produtos, como monografias e/ou artigos, que possam ser disseminados em eventos e revistas acadêmicas, alimentando, dessa forma, o ciclo de geração e construção de conhecimento científico. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: A disciplina tem como objetivos gerais: • Criar um ambiente seguro que nos permita compreender como cada pessoa aprende; • Apoiar cada participante a experimentar diferentes enfoques e competências de aprendizagem; • Incentivar cada participante a identificar e exercitar suas habilidades intelectuais de forma a aumentar sua curiosidade acadêmica; • Capacitar os/as alunos/as a realizar reflexões críticas acerca da produção científica na área de Ciências Contábeis; • Capacitar os/as alunos/as a realizar estruturar, elaborar e propor projetos de pesquisa em contabilidade; e • Capacitar os/as alunos/as a analisar, criticar e discutir projetos de pesquisa em contabilidade de forma contributiva.
1. IDENTIFICANDO E APLICANDO AS HABILIDADES DE LEITURA: PRATICANDO A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS 2. IDENTIFICANDO E APLICANDO AS HABILIDADES DE ESCRITA: EXERCITANDO A ESCRITA ACADÊMICA 3. DESENVOLVENDO HABILIDADES DE PESQUISA E DE RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM BASES DE DADOS E PESQUISA 4. APROFUNDANDO-SE NA LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS CIENTÍFICOS 5. ELABORANDO UMA PROPOSTA DE PESQUISA 6. ABORDAGENS DE PESQUISA - CLASSIFICAÇÕES DAS PESQUISAS 7. METODOLOGIAS DE PESQUISA 8. MÉTODOS DE PESQUISA 9. APRESENTANDO E AVALIANDO UMA PROPOSTA DE PESQUISA
Os tópicos serão de certa maneira determinados pelas necessidades particulares e interesses dos participantes; mas, incluirão trabalhar em: 1. IDENTIFICANDO E APLICANDO HABILIDADES DE LEITURA: PRATICANDO A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS 2. IDENTIFICANDO E APLICANDO AS HABILIDADES DE ESCRITA: EXERCITANDO A ESCRITA ACADÊMICA 3. DESENVOLVENDO HABILIDADES DE PESQUISA E DE RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM BASES DE DADOS E PESQUISA 4. APROFUNDANDO-SE NA LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS CIENTÍFICOS 4.1. Textos seminais 4.2. Artigos de revisão 4.3. Ensaios teóricos 4.4. Estudos teórico-empíricos 5. ELABORANDO UMA PROPOSTA DE PESQUISA 5.1. O que é pesquisa? 5.2. Etapas de uma pesquisa. 5.2.1. Escolhendo um tema ou problema. 5.2.2. Revisando a literatura. 5.2.3. Planejando a metodologia. 5.2.4. Estruturando um cronograma de pesquisa 6. ABORDAGENS DE PESQUISA - CLASSIFICAÇÕES DAS PESQUISAS 6.1. Abordagem qualitativa 6.2. Abordagem quantitative 7. METODOLOGIAS DE PESQUISA 7.1. Pesquisa qualitativa básica 7.2. Pesquisa de Arquivo 7.3. Pesquisa Documental 7.4. Pesquisa de Levantamento 8. MÉTODOS DE PESQUISA 8.1. Planejamento, realização e análise de entrevistas 8.2. Planejamento, elaboração, aplicação e análise de questionários 8.3. Planejamento, realização e análise de observações 9. APRESENTADO E AVALIANDO UMA PROPOSTA DE PESQUISA 9.1. Elaborando e apresentando um projeto de pesquisa, de forma oral e escrita 9.2. Avaliando e oferecendo sugestões em um projeto de pesquisa
Bibliografia BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL: Casa Nova, S. P. C., Leal, E. A., Miranda, G. J., & Nogueira, D. R. (2020). Trabalho de conclusão de curso (TCC): uma abordagem leve, divertida e prática. São Paulo: Saraiva Educação. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: Adler, M. J., & Van Doren, C. (2014). How to read a book: The classic guide to intelligent reading. Simon and Schuster. Demo, P. (2012). Ciência Rebelde: para continuar aprendendo, cumpre desestruturar-se. São Paulo: Atlas. Dewey, J. (1997). How we think. Courier Corporation. Eco, H. (2016). Como se faz uma tese. 26. ed. São Paulo: Perspectiva. Elbow, P. (1998). Writing with power: Techniques for mastering the writing process. Oxford University Press. Freire, P. (2015). Professora, sim; tia, não: cartas a quem ousa ensinar. Editora Paz e Terra. Graff, G., Birkenstein, C., & Durst, R. (2006). "They Say, I Say": The Moves that Matter in Academic Writing. New York, NY: WW Norton. Hines, R. D. (1988). Financial accounting: in communicating reality, we construct reality. Accounting, Organizations and Society, 13(3), 251-261.Lee, C. M., & Jackson, R. F. (1992). Faking it: A look into the mind of a creative learner. Boynton/Cook Publishers. Murray, D. M. (1999). Write to learn. Harcourt Brace College Publishers. Pauk, W., & Owens, R. J. (2013). How to study in college. Cengage Learning. Popper, K.. (2007). The logic of scientific discovery. London: Routledge, reprinted, Sampieri, R. H.; Collado, C. H.; Lucio, P. B.. (2013). Metodologia de pesquisa. 5 ed. Porto Alegre: Penso. Sandel, M. J. (2012). What isn’t for sale. The Atlantic, 309(3), 62-66. Sandel, M. J. (2013). Market reasoning as moral reasoning: why economists should re-engage with political philosophy. Journal of Economic Perspectives, 27(4), 121-40. Theóphilo, C. R., & Martins, G. D. A. (2009). Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas. Volpato, G. (2009). Administração da Vida Científica. São Paulo: Cultura Acadêmica.