Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
 
Contabilidade e Atuária
 
Disciplina: EAC0495 - Métodos e Recursos de Pesquisa
Research Methods and Resources

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA: Este curso foi planejado e desenhado para reforçar a competência e confiança dos/as participantes como aprendizes autônomos/as e como produtores de conhecimento. Para isso, é construído a partir de percurso composto por um conjunto de atividades de aprendizagem, em uma sequência lógica e de complexidade crescente, relacionada com a competência de planejar, elaborar, implementar projetos de pesquisa em temáticas relacionadas à contabilidade, controladoria, finanças e educação e pesquisa em contabilidade. Portanto, inicialmente a disciplina se desenvolve com foco no processo de pesquisa, mas visando a conclusão desse projeto em produtos, como monografias e/ou artigos, que possam ser disseminados em eventos e revistas acadêmicas, alimentando, dessa forma, o ciclo de geração e construção de conhecimento científico. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: A disciplina tem como objetivos gerais: • Criar um ambiente seguro que nos permita compreender como cada pessoa aprende; • Apoiar cada participante a experimentar diferentes enfoques e competências de aprendizagem; • Incentivar cada participante a identificar e exercitar suas habilidades intelectuais de forma a aumentar sua curiosidade acadêmica; • Capacitar os/as alunos/as a realizar reflexões críticas acerca da produção científica na área de Ciências Contábeis; • Capacitar os/as alunos/as a realizar estruturar, elaborar e propor projetos de pesquisa em contabilidade; e • Capacitar os/as alunos/as a analisar, criticar e discutir projetos de pesquisa em contabilidade de forma contributiva.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
73235 - Edgard Bruno Cornacchione Junior
904700 - Luis Eduardo Afonso
2087540 - Silvia Pereira de Castro Casa Nova
 
Programa Resumido
1. IDENTIFICANDO E APLICANDO AS HABILIDADES DE LEITURA: PRATICANDO A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS 2. IDENTIFICANDO E APLICANDO AS HABILIDADES DE ESCRITA: EXERCITANDO A ESCRITA ACADÊMICA 3. DESENVOLVENDO HABILIDADES DE PESQUISA E DE RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM BASES DE DADOS E PESQUISA 4. APROFUNDANDO-SE NA LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS CIENTÍFICOS 5. ELABORANDO UMA PROPOSTA DE PESQUISA 6. ABORDAGENS DE PESQUISA - CLASSIFICAÇÕES DAS PESQUISAS 7. METODOLOGIAS DE PESQUISA 8. MÉTODOS DE PESQUISA 9. APRESENTANDO E AVALIANDO UMA PROPOSTA DE PESQUISA
 
 
 
Programa
Os tópicos serão de certa maneira determinados pelas necessidades particulares e interesses dos participantes; mas, incluirão trabalhar em: 1. IDENTIFICANDO E APLICANDO HABILIDADES DE LEITURA: PRATICANDO A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS 2. IDENTIFICANDO E APLICANDO AS HABILIDADES DE ESCRITA: EXERCITANDO A ESCRITA ACADÊMICA 3. DESENVOLVENDO HABILIDADES DE PESQUISA E DE RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM BASES DE DADOS E PESQUISA 4. APROFUNDANDO-SE NA LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS CIENTÍFICOS 4.1. Textos seminais 4.2. Artigos de revisão 4.3. Ensaios teóricos 4.4. Estudos teórico-empíricos 5. ELABORANDO UMA PROPOSTA DE PESQUISA 5.1. O que é pesquisa? 5.2. Etapas de uma pesquisa. 5.2.1. Escolhendo um tema ou problema. 5.2.2. Revisando a literatura. 5.2.3. Planejando a metodologia. 5.2.4. Estruturando um cronograma de pesquisa 6. ABORDAGENS DE PESQUISA - CLASSIFICAÇÕES DAS PESQUISAS 6.1. Abordagem qualitativa 6.2. Abordagem quantitative 7. METODOLOGIAS DE PESQUISA 7.1. Pesquisa qualitativa básica 7.2. Pesquisa de Arquivo 7.3. Pesquisa Documental 7.4. Pesquisa de Levantamento 8. MÉTODOS DE PESQUISA 8.1. Planejamento, realização e análise de entrevistas 8.2. Planejamento, elaboração, aplicação e análise de questionários 8.3. Planejamento, realização e análise de observações 9. APRESENTADO E AVALIANDO UMA PROPOSTA DE PESQUISA 9.1. Elaborando e apresentando um projeto de pesquisa, de forma oral e escrita 9.2. Avaliando e oferecendo sugestões em um projeto de pesquisa
 
 
 
Avaliação
     
Método
METODOLOGIA: Para ensino de todos os tópicos da disciplina serão utilizados métodos como: 1. Aulas expositivas, síncronas (presencial ou Zoom) e assíncronas (You Tube); 2. Leitura e discussão de textos e de artigos; 3. Discussões em sala de aula; 4. Atividades individuais; 5. Atividades em grupo. A avaliação será realizada pelos seguintes instrumentos de avaliação: • Atividades ou exercícios realizados individualmente ou em grupo em aula; • Atividades ou exercícios realizados individualmente ou em grupo no Ambiente Virtual de Aprendizagem da disciplina; • Avaliação de aprendizagem (Quiz); • VídeoTCC; • Proposta de TCC a ser elaborada durante o semestre, entregue e apresentado no final do semestre. HABILIDADES E ATITUDES DESENVOLVIDAS: Espera-se que os métodos de ensino-aprendizagem utilizados desenvolvam a capacidade de trabalho em equipe para elaboração de atividades e de projetos, e aprimore suas habilidades de análise crítica e de julgamento, além das competências de leitura e escrita acadêmicas e de avaliação crítica de pesquisa acadêmicas.
Critério
Os critérios de avaliação são: a) O aluno será considerado aprovado na disciplina se obtiver nota média final maior ou igual a 5,0 (cinco) e frequência igual ou superior a 70% (setenta por cento). b) O aluno será considerado reprovado na disciplina se obtiver nota média final menor que 3,0 (três) e/ou frequência inferior a 70% (setenta por cento).
Norma de Recuperação
a) O aluno poderá participar do processo de reavaliação (recuperação) na disciplina caso obtenha nota média final maior ou igual a 3,0 (três) e menor que 5,0 (cinco) e frequência igual ou superior a 70%. b) A média para aprovação com reavaliação será obtida por meio da média aritmética simples da média final + nota obtida na reavaliação, que deverá ser igual ou superior a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
Bibliografia BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL: Casa Nova, S. P. C., Leal, E. A., Miranda, G. J., & Nogueira, D. R. (2020). Trabalho de conclusão de curso (TCC): uma abordagem leve, divertida e prática. São Paulo: Saraiva Educação. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: Adler, M. J., & Van Doren, C. (2014). How to read a book: The classic guide to intelligent reading. Simon and Schuster. Demo, P. (2012). Ciência Rebelde: para continuar aprendendo, cumpre desestruturar-se. São Paulo: Atlas. Dewey, J. (1997). How we think. Courier Corporation. Eco, H. (2016). Como se faz uma tese. 26. ed. São Paulo: Perspectiva. Elbow, P. (1998). Writing with power: Techniques for mastering the writing process. Oxford University Press. Freire, P. (2015). Professora, sim; tia, não: cartas a quem ousa ensinar. Editora Paz e Terra. Graff, G., Birkenstein, C., & Durst, R. (2006). "They Say, I Say": The Moves that Matter in Academic Writing. New York, NY: WW Norton. Hines, R. D. (1988). Financial accounting: in communicating reality, we construct reality. Accounting, Organizations and Society, 13(3), 251-261.Lee, C. M., & Jackson, R. F. (1992). Faking it: A look into the mind of a creative learner. Boynton/Cook Publishers. Murray, D. M. (1999). Write to learn. Harcourt Brace College Publishers. Pauk, W., & Owens, R. J. (2013). How to study in college. Cengage Learning. Popper, K.. (2007). The logic of scientific discovery. London: Routledge, reprinted, Sampieri, R. H.; Collado, C. H.; Lucio, P. B.. (2013). Metodologia de pesquisa. 5 ed. Porto Alegre: Penso. Sandel, M. J. (2012). What isn’t for sale. The Atlantic, 309(3), 62-66. Sandel, M. J. (2013). Market reasoning as moral reasoning: why economists should re-engage with political philosophy. Journal of Economic Perspectives, 27(4), 121-40. Theóphilo, C. R., & Martins, G. D. A. (2009). Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas. Volpato, G. (2009). Administração da Vida Científica. São Paulo: Cultura Acadêmica.
 

Clique para consultar os requisitos para EAC0495

Clique para consultar o oferecimento para EAC0495

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP