Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
 
Contabilidade e Atuária
 
Disciplina: EAC0510 - Ética Geral e Profissional
General and Professional Ethics

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA: Tendo em vista que o mundo dos negócios é desenvolvido por seres humanos que estão, a todo momento, tomando decisões, das mais simples às mais complexas, muitas dessas decisões serão impactadas pelo comportamento e visão de mundo dos envolvidos. Assim, é importante que os atores do mundo dos negócios consigam reconhecer nas diversas situações onde há e onde não há presença de comportamentos éticos. O objetivo geral da disciplina é promover a conscientização sobre a importância da compreensão da ética. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: Espera-se que, ao final da disciplina, os alunos estejam aptos a: 1. Utilizar-se do embasamento teórico oferecido pela disciplina para aplicação da ética na carreira profissional, desmistificando o conceito popular sobre ética. 2. Compreender, por meio de casos reais e hipotéticos, a importância de cada tomada de decisão que implique aspectos éticos. 3. Entender as possíveis consequências, positivas e negativas, de modo quantitativo e qualitativo, de cada decisão tomada, eticamente ou não.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
84596 - Nahor Plácido Lisboa
 
Programa Resumido
1. OBJETIVO DA ÉTICA, PASSANDO PELO SEU CONCEITO 2. CÓDIGOS DE ÉTICA E IMPLICAÇÕES LEGAIS 3. VÁRIOS ASPECTOS DA ÉTICA RELACIONADOS COM OS PROFISSIONAIS DA ÁREA CONTÁBIL E SUAS DECISÕES
 
 
 
Programa
1. OBJETIVO DA ÉTICA, PASSANDO PELO SEU CONCEITO 1.1 Objeto e objetivo da ética 1.2 Conceito de ética 1.3 Campo da ética 1.4 Classificações de ética: linear-caráter intrínseco (Deontologista e Teleologista) e por quadrante (Íntegro, Vilão, Herói e Anti-Herói) 2. CÓDIGOS DE ÉTICA E IMPLICAÇÕES LEGAIS 2.1 Fontes das regras éticas 2.2 Comportamento ético 2.3 Código de ética profissional 2.4 Ideologia política 3. VÁRIOS ASPECTOS DA ÉTICA RELACIONADOS COM OS PROFISSIONAIS DA ÁREA CONTÁBIL E SUAS DECISÕES 3.1 Atuação do profissional 3.2 O profissional e o exercício da profissão 3.3 Ética contábil no contexto da globalização da economia 3.4 Ética e qualidade 3.5 A ética e a Lei
 
 
 
Avaliação
     
Método
METODOLOGIA: Os conteúdos serão abordados por meio dos seguintes métodos: a) estudo de casos reais na área contábil como, por exemplo, Aztra Zeneca, Daimler Benz, ENRON etc.; b) estudos de casos de empresas no âmbito de relação com a sociedade como, por exemplo, Parker, Tylenol (J&J), Botica ao Veado D’ouro, Schering etc.; c) estudos baseados em resumos de filmes como, por exemplo, Advogado do Diabo, ENRON e Um Sonho de Liberdade; d) trabalhos ou exercícios realizados individualmente ou em grupo; e) estudos de casos realizados individualmente ou em grupo; f) apresentação de seminários realizados individualmente ou em grupo. HABILIDADES E ATITUDES DESENVOLVIDAS: Ao longo da disciplina espera-se que os alunos desenvolvam as seguintes habilidades e atitudes: a) Pensamento crítico para saber reconhecer em que situações cada conceito de ética faz sentido. b) Capacidade de julgamento para solução de problemas ligados à ausência de comportamentos éticos.
Critério
Os critérios de avaliação são: a) O aluno será considerado aprovado na disciplina se obtiver nota média final maior ou igual a 5,0 (cinco) e frequência igual ou superior a 70% (setenta por cento). b) O aluno será considerado reprovado na disciplina se obtiver nota média final menor que 3,0 (três) e/ou frequência inferior a 70% (setenta por cento).
Norma de Recuperação
a) O aluno poderá participar do processo de reavaliação (recuperação) na disciplina caso obtenha nota média final maior ou igual a 3,0 (três) e menor que 5,0 (cinco) e frequência igual ou superior a 70%. b) A média para aprovação com reavaliação será obtida por meio da média aritmética simples da média final + nota obtida na reavaliação, que deverá ser igual ou superior a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL: LISBOA, L. P. (Coord.) Ética geral e profissional em contabilidade. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ASHELY, P. A. (Org.). Ética, responsabilidade social e sustentabilidade nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2018. MATTAR NETO, J. A. Filosofia e ética na administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. NASH, L. L. Ética nas empresas: boas Intenções à parte – Guia prático para soluções de problemas éticos nas empresas. São Paulo: Makron Books, 2001. SÁ, A. L. de. Ética profissional. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2019. SROUR, R. H. Ética empresarial: o ciclo virtuoso dos negócios. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2008. SROUR, R. H. Casos de ética empresarial. 2. ed. São Paulo: Elsevier/Campus, 2014. SROUR, R. H. Poder, cultura e ética nas organizações. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012. TOFFLER, B. L. Ética no trabalho: tomando decisões difíceis no mundo competitivo dos negócios. São Paulo: Makron Books, 1993. VARGAS, R. Os meios justificam os fins. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
 

Clique para consultar os requisitos para EAC0510

Clique para consultar o oferecimento para EAC0510

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP