Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
 
Contabilidade e Atuária
 
Disciplina: EAC0511 - Administração Financeira
Financial Management

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA: A disciplina busca apresentar e discutir os conceitos teóricos e questões práticas que envolvem as decisões financeiras tomadas pelas empresas no processo de gestão de recursos, abordando os principais aspectos relacionados às decisões de financiamento, investimento e gestão do capital de giro. Para tanto, além de apresentados os conceitos teóricos, procura-se demonstrar a sua aplicação prática no processo decisório das empresas por meio de exercícios e estudos de caso. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: A disciplina oferece uma visão quantitativa abrangente e moderna dos principais temas relacionados às finanças corporativas. Os temas estudados serão tratados de maneira conceitual e prática. Assim, espera-se que, ao final do curso, os alunos estejam aptos a: 1. Distinguir e descrever as principais decisões financeiras; 2. Distinguir as formas de eficiência de mercado e avaliar suas implicações para a precificação de ativos financeiros; 3. Descrever e aplicar a teoria financeira clássica de risco e retorno; 4. Computar medidas de risco e retorno esperados de ativos individuais, bem como de carteiras de investimento; 5. Conhecer e aplicar ferramentas para gestão do capital de giro da empresa; 6. Descrever, comparar e aplicar os principais métodos de avaliação econômica de projetos de investimento; 7. Computar medidas de custo de capital próprio e custo de capital de terceiros; 8. Aplicar os conceitos de retorno exigido e risco à avaliação de projetos de investimento e à avaliação de fluxos de caixa; 9. Comparar as diferentes fontes de financiamento disponíveis para as firmas e tomar decisões de estrutura de capital; 10. Entender a relação entre custo de oportunidade e geração de valor; e 11. Identificar e descrever os argumentos básicos das teorias de estrutura de capital e de políticas de dividendos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3079831 - Lucas Ayres Barreira de Campos Barros
3132692 - Renê Coppe Pimentel
3696531 - Tatiana Albanez
 
Programa Resumido
1. FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 2. RISCO, RETORNO E CUSTO DE OPORTUNIDADE 3. DECISÕES FINANCEIRAS DE LONGO PRAZO 4. DECISÕES FINANCEIRAS DE CURTO PRAZO
 
 
 
Programa
1. FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 As principais decisões financeiras e a função objetivo da empresa 1.2 Gestão Baseada no Valor 1.3 Separação entre propriedade e controle e princípios de governança corporativa 2. RISCO, RETORNO E CUSTO DE OPORTUNIDADE 2.1 Mercados eficientes: conceitos fundamentais, tipos de eficiência e suas implicações 2.2 Risco, retorno e o mercado de capitais 2.3 Teoria do portfólio (Markowitz) 2.4 Modelo de Precificação de Ativos Financeiros (CAPM) e custo de oportunidade 3. DECISÕES FINANCEIRAS DE LONGO PRAZO 3.1 Decisões de investimento e dimensionamento dos fluxos de caixa 3.2 Métodos de avaliação econômica de projetos 3.3 Decisões de Investimento em Condições de Risco 3.4 Custo de capital e criação de valor 3.5 Fontes de financiamento a longo prazo no Brasil e decisões de estrutura de capital 3.6 Teorias de estrutura de capital e políticas de dividendos 4. DECISÕES FINANCEIRAS DE CURTO PRAZO 4.1 Ferramentas para gestão do capital de giro 4.2 Investimento em capital de giro 4.3 Financiamento do capital de giro
 
 
 
Avaliação
     
Método
METODOLOGIA: Para ensino de todos os tópicos da disciplina serão utilizados métodos como: 1. Aulas expositivas; 2. Leitura e discussão de artigos técnicos e científicos; 3. Discussões em sala de aula de casos práticos; 4. Atividades individuais: exercícios, quizzes e provas; 5. Atividades em grupo: exercícios, resolução de casos, seminários e trabalhos. HABILIDADES E ATITUDES DESENVOLVIDAS: Espera-se que os métodos de ensino-aprendizagem utilizados desenvolvam no aluno capacidade de análise crítica e trabalho em equipe para resolução de problemas, e aprimore suas habilidades de julgamento para a tomada de decisões financeiras, tanto no âmbito pessoal, quanto no âmbito de diferentes tipos de organizações, públicas e/ou privadas.
Critério
Os critérios de avaliação são: a) O aluno será considerado aprovado na disciplina se obtiver nota média final maior ou igual a 5,0 (cinco) e frequência igual ou superior a 70% (setenta por cento). b) O aluno será considerado reprovado na disciplina se obtiver nota média final menor que 3,0 (três) e/ou frequência inferior a 70% (setenta por cento).
Norma de Recuperação
a) O aluno poderá participar do processo de reavaliação (recuperação) na disciplina caso obtenha nota média final maior ou igual a 3,0 (três) e menor que 5,0 (cinco) e frequência igual ou superior a 70%. b) A média para aprovação com reavaliação será obtida por meio da média aritmética simples da média final + nota obtida na reavaliação, que deverá ser igual ou superior a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL: ASSAF NETO, A. Finanças Corporativas e Valor. 7. ed. São Paulo, Atlas: 2014. BERK, J.; DEMARZO, P. Corporate Finance, 2nd ed. Boston: Pearson, 2010. BREALEY, R.; MYERS, S.; ALLEN, F. Princípios de Finanças Corporativas. 12a ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2018. ROSS, S. A.; WESTERFIELD, R.; JAFFE, J. F.; LAMB, R. Administração Financeira. Corporate Finance. 10. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2015. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ASSAF NETO, A., LIMA, Fabiano G. Curso de Administração Financeira. Ed. Atlas, São Paulo, 2008. BREALEY, R., MYERS, S., MARCUS, A. J. Fundamentos da Administração Financeira. Ed. McGraw-Hill Interamericana do Brasil. 3ª ed., São Paulo, 2003. CARMONA, C. U. M. (Org.). Finanças Corporativas e Mercados. Ed. Atlas, São Paulo, 2008. CLEMEN, R. T., REILLY, T. Making Hard Decisions with DecisionTools. Duxbury Press, 2000. DAMODARAN ONLINE. Disponível em: . DAMODARAN, A. Avaliação de Investimentos. Ed. Qualitymark, Rio de Janeiro, 1997. LEMES JÚNIOR, A. B., RIGO, C. M., CHEROBIM, A. P. M. S. Administração Financeira: Princípios, Fundamentos e Práticas Brasileiras. Ed. Campus. 3ª ed., Rio de Janeiro, 2010. ROSS, S. A.; WESTERFIELD, R.; JAFFE, J. F. Administração Financeira. Corporate Finance. Tradução Antônio Zoratto Sanvicente. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002. ROSS, S. A.; WESTERFIELD, R.; JAFFE, J. F. Corporate Finance. 10th ed. McGraw-Hill, 2013. ROSS, S. A.; WESTERFIELD, R. W.; JORDAN, B. D. Administração Financeira. Tradução Kátia Aparecida Roque. 8. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008. ROSS, S. A.; WESTERFIELD, R. W.; JORDAN, B. D. LAMB, R. Fundamentos de Administração Financeira. 9. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2013. SECURATO, J. R. Decisões Financeiras em Condições de Risco. São Paulo; Atlas, 1996.
 

Clique para consultar os requisitos para EAC0511

Clique para consultar o oferecimento para EAC0511

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP