Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Contabilidade e Atuária
 
Disciplina: EAC0517 - Contabilidade Rural
Agricultural Accounting

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação:

Objetivos
Abordar conceitos e técnicas de contabilidade gerencial aplicáveis às atividades rurais (agrícolas, pecuárias e agroindustriais), proporcionando ao aluno uma visão prática do tratamento contábil e do processo de gestão econômica dessas atividades.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
84411 - José Roberto Kassai
 
Programa Resumido
Abordagem dos principais aspectos contábeis que diferem das outras atividades (estoque, imobilizado, financiamentos, receitas etc) e discussão de uma contabilidade gerencial que atendam às necessidades do gestor das atividades rurais, abrangendo desde os aspectos de análises de projetos, preços e custos, planejamento, plano de contas e contabilização
 
 
 
Programa
1. A empresa rural e seu meio ambiente. Ecologia da empresa: As características do homem do campo e o estilo de administração. A natureza e o ciclo de vida dos ativos: nascimento crescimento e morte.
2. Atividades Rurais. Agricultura, reflorestamento, pecuária, agroindustrias, cultura temporárias e perenes. Ativos (animais e vegetais) utilizados na atividade operacional e para vendas.
3. Aspectos contábeis e legais das atividades rurais. Manual de plano de contas, comentários das contas, fluxogramas contábeis. Transações e contas especiais das atividades rurais. Imposto de renda e principais tributos. Cooperativas.
4. Aspectos de custos e preços. Organograma funcional e plano de centros de custos. Custos fixos e variáveis, refinamento do cálculo das depreciações, amortizações e exaustões. Alavancagem operacional e ponto de equilíbrio. Planejamento de lucros e simulações. Break even-point na atividade rural. Fluxo de caixa prospectivo das atividades rurais.
5. Relatórios contábeis e análises de balanços das atividades rurais. Reclassificações necessárias, análises por meio de coeficientes, quadro clínico de análises, custo de capital e taxas de retorno, EVA e MVA, valor da empresa. Desvendando o termômetro de insolvência de Kanitz. Reflexões sobre a análise das atividades rurais.
6. Análises de projetos agrícolas. O valor da terra e investimento marginal. Taxa de atratividade, TIR, VPL e payback. Modelos ajustados de análises (TIRM, VPLM) e conciliação com as medidas contábeis (ROI, EVA). Casos da citricultura e da cafeicultura.
7. Tópicos especiais, algumas funções do Excel.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Exercícios e casos práticos, provas e realização de um trabalho final que enfoque uma determinada atividade rural (agrícola, pecuária ou agroindustrial) em todos os tópicos da disciplina. Este trabalho poderá ser realizado em grupo e com reuniões periódicas
Critério
Nota das provas, exercícios e trabalho final.
Norma de Recuperação
O trabalho final deverá ser concluído no prazo determinado.
 
Bibliografia
     
1. ANCELES, P. E. S. Manual de tributos da atividade rural. 2ª edição, São Paulo: Atlas, 2002.
2. CAIXETA FILHO, José Vicente. Pesquisa operacional - técnicas de otimização aplicadas a sistemas agroindustriais. São Paulo: 2001.
3. FNP. Agrianual - anuário da agricultura brasileira.
4. GEPAI. Gestão agroindustrial (vos. 1 e 2). 2ª edição, São Paulo: Atlas.
5. KASSAI, José Roberto. Break even point na atividade rural. São Paulo: USP. Anais do VI Congresso Brasileiro de Custos, 1999.
6. KASSAI, José Roberto. Custos e resultados nas atividades avícolas - modelo aplicável a outras atividades rurais. São Paulo: IOB, Caderno Temática Contábil e Balanços, Boletim n. 14/93, abril/93.
7. KASSAI, José Roberto. Fluxo de caixa prospectivo aplicado às atividades rurais. São Paulo: IOB, Caderno Temática Contábil e Balanços, Boletim n. 26/94.
8. KASSAI, José Roberto. Gestão de custos na citricultura: uma experiência na implantação de projetos. São Paulo: USP. Anais do VI Congresso Brasileiro de Custos, 1999.
9. KASSAI, José Roberto. Gestão de custos na cafeicultura: uma experiência na implantação de projetos. Anais do VII Congresso Brasileiro de Custos, Recife/PE, 2000.
10. MARION, José Carlos, Contabilidade Rural. 7ª edição, São Paulo, Atlas, 2002.
11. SANTOS, Gilberto; MARION, José Carlos; SEGATTI, Sonia. Administração de custos na agropecuária. 3ª edição, São Paulo: Atlas, 2002.
 

Clique para consultar os requisitos para EAC0517

Clique para consultar o oferecimento para EAC0517

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP