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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Contabilidade e Atuária
 
Disciplina: EAC0533 - Contabilidade do Terceiro Setor
Third Sector Accounting

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA:
A disciplina busca apresentar e discutir conhecimentos teóricos e práticos da Contabilidade do Terceiro Setor que possibilite o acompanhamento e controle dos recursos orçamentários, financeiros e patrimoniais.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Ter uma visão crítica diante demandas das Entidades do Terceiro do Setor, no que refere a minimização da assimetria informacional entre elas, seus mantenedores e a sociedade.

Espera-se que, ao final da disciplina, os alunos estejam aptos a:
1. Compreender o modelo trissetorial, títulos, certificados e qualificações;
2. Discorrer sobre a estrutura conceitual, elaboração e apresentação das demonstrações contábeis do Terceiro Setor;
3. Compreender os elementos das demonstrações contábeis aplicadas ao Terceiro Setor;
4. Avaliar e discutir o plano de contas proposto para o Terceiro Setor e compreender o modelo de registro contábil por evento contábil;
5. Efetuar o registro contábil de transações e elaborar as seguintes demonstrações contábeis: Balanço orçamentário; DRE; Demonstração das variações patrimoniais; Balanço Patrimonial; DOAR; DMPL; Demonstração do Fluxo de Caixa e o Boletim de Caixa;
6. Refletir sobre o modo de prestação de contas em entidades do Terceiro Setor; 
7. Observar as diferenças entre as entidades do Terceiro Setor e as demais sociedades no que se refere aos resultados dos projetos.
8. Conhecer e discutir outras maneiras de observar os resultados nas entidades do Terceiro Setor.
9. Reconhecer a importância das atividades desenvolvidas, por meio de visita “in loco” de Entidades do Terceiro Setor.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1818911 - Valmor Slomski
 
Programa Resumido
1.	CARACTERIZAÇÃO E ASPECTOS LEGAIS DAS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR
2.	ESTRUTURA CONCEITUAL: ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DO TERCEIRO SETOR
3.	ESTRUTURA E CONTEÚDO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
4.	ELEMENTOS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
5.	VISÃO MATRICIAL DE RESULTADOS ORÇAMENTÁRIOS E PATRIMONIAIS DE ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR
6.	RESULTADO ECONÔMICO EM ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR
 
 
 
Programa
1. CARACTERIZAÇÃO E ASPECTOS LEGAIS DAS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR
1.1 Associações;
1.2 Fundações;
1.3 Organizações Religiosas;
1.4 Certificados e Qualificações.
1.5 Termos e Regimes Jurídicos das Parceiras.

2. ESTRUTURA CONCEITUAL: ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DO TERCEIRO SETOR
2.1 Pressupostos Básicos do Modelo Contábil
2.2 Características Qualitativas das Demonstrações Contábeis. 

3. ESTRUTURA E CONTEÚDO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
3.1 Balanço Patrimonial;
3.2 Demonstração do Resultado do Exercício;
3.3 Demonstração das Variações Patrimoniais do Exercício;
3.4 Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido;
3.5 Demonstração dos Fluxos de Caixa (Métodos Direto e Indireto);
3.6 Balanço Orçamentário;
3.7 Notas Explicativas; e 
3.8 Demonstração de Origens e Aplicação de Recurso;
3.9 Demonstração do Resultado Econômico.

4. ELEMENTOS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
4.1 Ativo;
4.2 Passivo;
4.3 Patrimônio Líquido;
4.4 Receita;
4.5 Despesa;
4.6 Receita Orçamentária;
4.7 Despesa Orçamentária.

5. VISÃO MATRICIAL DE RESULTADOS ORÇAMENTÁRIOS E PATRIMONIAIS DE ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR
6. Resultado Econômico em Entidades do Terceiro Setor. 
6.1 Receita Econômica;
6.2 Custos Diretos dos Projetos;
6.3 Resultado Econômico.

 
 
 
Avaliação
     
Método
METODOLOGIA: O processo de ensino aprendizagem se inicia com aulas expositivas, resolução de exercícios propostos e com a interação por meio dos grupos de estudos. E, se encerra com a apresentação dos relatórios das visitas “in loco” às Entidades do Terceiro Setor, selecionadas pelos grupos de estudos. HABILIDADES E ATITUDES DESENVOLVIDAS: Com base no métodos de ensino-aprendizagem espera-se desenvolver habilidades da prática contábil no Terceiro Setor e, quanto às atitudes desenvolvidas nos alunos ao longo da disciplina, espera-se ter desenvolvido: comunicação oral, com as apresentações dos relatório, pensamento crítico, com os elogios e críticas (obrigatórios) quanto às apresentações, dado que serão líderes em sua vida profissional. Entende-se, com essa abordagem que os alunos desenvolvam a capacidade de trabalho em equipe, capacidade de julgamento e emissão de seu pensamento crítico para solução de problemas cotidianos de desenvolvimento e formação de equipes de trabalho.
Critério
Os critérios de avaliação são: a) O aluno será considerado aprovado na disciplina se obtiver nota média final maior ou igual a 5,0 (cinco) e frequência igual ou superior a 70% (setenta por cento). b) O aluno será considerado reprovado na disciplina se obtiver nota média final menor que 3,0 (três) e/ou frequência inferior a 70% (setenta por cento)
Norma de Recuperação
a) O aluno poderá participar do processo de reavaliação (recuperação) na disciplina caso obtenha nota média final maior ou igual a 3,0 (três) e menor que 5,0 (cinco) e frequência igual ou superior a 70%. b) A média para aprovação com reavaliação será obtida por meio da média aritmética simples da média final + nota obtida na reavaliação, que deverá ser igual ou superior a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL:
SLOMSKI, Valmor. et al. (2012) Contabilidade do Terceiro Setor: Uma abordagem operacional aplicável às associações, fundações, partidos políticos e organizações religiosas. São Paulo: Atlas, 2012.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
Olak, Paulo Arnaldo & Nascimento, Diogo Toledo do. (2006) Contabilidade para Entidades sem Fins Lucrativos (Terceiro Setor). São Paulo: Atlas.
Cabral, Eloísa Helena de Souza. (2007) Terceiro Setor: Gestão e controle social. São Paulo: Saraiva.
Araújo, Osório Cavalcante. (2005) Contabilidade para Organizações do Terceiro Setor. São Paulo: Altas. 
 

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