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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Contabilidade e Atuária
 
Disciplina: EAC0557 - Solução de Problemas em Controle Gerencial
Problem Solution in Management Control

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA:
Mediante a utilização da abordagem Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), conhecida como Problem-Based Learning (PBL), a disciplina tem por objetivo geral de integrar competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) na solução de problemas das organizações nos temas de controle gerencial.
Suas características são:
•	É centrada no aluno;
•	A aprendizagem ocorre, principalmente, nos pequenos grupos;
•	Os professores são facilitadores ou guias ou gestor de grupos;
•	O contexto e experiência do aluno são valorizadas no desenvolvimento das atividades;
•	A aprendizagem ocorre levando em conta o conhecimento (prévio), a habilidade e a atitude; 
•	As atividades foram organizadas em síncronas (discussões, esclarecimentos e algumas reuniões de grupos) e assíncronas (vídeo aulas, trabalhos em grupos, estruturação de projetos e leituras de textos); e
•	Os problemas são os “ganchos” para que os grupos desenvolvam as atividades.


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

Os objetivos de aprendizagem da disciplina são:
1.	Sensibilizar os participantes sobre a importância dos conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA);
2.	Desenvolver habilidades e atitudes (algumas escolhidas);
3.	Estimular resgate de conhecimentos;  e
4.	Estimular e monitorar a operacionalização de aplicação das competências em organizações.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1106326 - Fabio Frezatti
 
Programa Resumido
1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DO PBL
2. CHA (CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES) NO APRENDIZADO
3. RESGATE DE CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS EM OUTRAS DISCIPLINAS
4. ESTRUTURAÇÀO DE PROJETOS INDIVIDUAIS
5. MECANISMOS ACESSÓRIOS 
 


 



 
 
 
Programa
1. PBL: CONCEITOS FUNDAMENTAIS
1.1. Histórico
1.2. Por que usar PBL
1.3. Elementos da abordagem

2. CHA (CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES) NO APRENDIZADO
2.1. Conceitos e relevância 
2.2. Contextualização e aplicação
2.3. Visão contextual

3. RESGATE DE CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS EM OUTRAS DISCIPLINAS
3.1. Conceitos já ministrados no curso
3.2. Identificação dos conhecimentos e os problemas identificados

4. ESTRUTURAÇÀO DE PROJETOS 
4.1. Identificação de projetos com vistas ao contexto individual
4.2. Identificação de projetos com vistas ao contexto grupal
4.3. Desenvolvimento de soluções para os problemas

5. MECANISMOS ACESSÓRIOS 
5.1. Conceitos e aplicações para o action research
5.2. Oportunidades para o canvas
 
 
 
Avaliação
     
Método
METODOLOGIA: Para ensino de todos os tópicos da disciplina serão utilizados métodos como: 1. Vídeo aulas e complementação em sala; 2. Leitura e discussão em sala; 3. Desenvolvimento dos projetos individualmente e em grupo; 4. Apresentação de propostas de soluções; 5. Atividades em grupo: solução de projetos. HABILIDADES E ATITUDES DESENVOLVIDAS: Espera-se que os métodos de ensino-aprendizagem desenvolvam no aluno capacidade de análise crítica e trabalho em equipe para resolução de problemas. Adicionalmente espera-se que aprimore atitudes de comprometimento e capacidade de ouvir outras opiniões de maneira respeitosa.
Critério
Os critérios de avaliação são: a) O aluno será considerado aprovado na disciplina se obtiver nota média final maior ou igual a 5,0 (cinco) e frequência igual ou superior a 70% (setenta por cento). b) O aluno será considerado reprovado na disciplina se obtiver nota média final menor que 3,0 (três) e/ou frequência inferior a 70% (setenta por cento).
Norma de Recuperação
a) O aluno poderá participar do processo de reavaliação (recuperação) na disciplina caso obtenha nota média final maior ou igual a 3,0 (três) e menor que 5,0 (cinco) e frequência igual ou superior a 70%. b) A média para aprovação com reavaliação será obtida por meio da média aritmética simples da média final + nota obtida na reavaliação, que deverá ser igual ou superior a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL:

FREZATTI, F., MARTINS, D.B., MUCCI, D.M., LOPES, P.A., Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma solução para a aprendizagem na área de negócios, Gen/Atlas, 2018.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

- Gestão de custos
GUERREIRO, R. Mensuração de atividades: comparando ABC x GECON. São Paulo: Caderno de estudos da FIPECAFI/FEA-USP, mar/92.
MARTINS, E. Contabilidade de custos. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

- Oportunidades na utilização do orçamento
FREZATTI, F. Orçamento empresarial: planejamento e controle empresarial. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

- Dificuldades no estabelecimento do papel da controladoria
BEUREN, I. M.. O papel da controladoria no processo de gestão. Controladoria: agregando valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, p. 15-38, 2002.
BORINELLI, M. L. Estrutura conceitual básica de controladoria: sistematização à luz da teoria e da práxis. 2006. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
CATELLI, A. (coord.). Controladoria: uma abordagem da gestão econômica (GECON). 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

- Influência dos sistemas de informação sobre a gestão
BIANCOLINO, C.A., GIL, A. L., BORGES, T.N. Sistemas de informações contábeis - uma abordagem gerencial. São Paulo: Saraiva, 2010.
FREZATTI, F.; ROCHA, W.; NASCIMENTO, A. R.; JUNQUEIRA, E. Controle gerencial: uma abordagem da contabilidade gerencial no contexto econômico, comportamental e sociológico. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MENDES, J. V.; ESCRIVÃO FILHO, E.. Sistemas integrados de gestão ERP em pequenas empresas: um confronto entre o referencial teórico e a prática empresarial. Revista Gestão & Produção, v. 9, n. 3, p. 277-296, 2002.
MORESI, E. A. D.. Delineando o valor do sistema de informação de uma organização. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 1, p. 14-24, 2000.
O'BRIEN, J. A.; MARAKAS, G. M. Administração de sistemas de informação. McGraw Hill Brasil, 2013.
ROSSETTI, A. G.; MORALES, A. B. T.. O papel da tecnologia da informação na gestão do conhecimento. Ciência da Informação, v. 36, n. 1, p. 124-135, 2007.
SANCHES, O. M.. Estratégias para a implantação e gerência de sistemas de informação de apoio à tomada de decisões. Revista de administração pública, v. 31, n. 4, p. 68 a 100, 2013.

- Papel da avaliação de desempenho nas organizações
FREZATTI, F.; ROCHA, W.; NASCIMENTO, A. R.; JUNQUEIRA, E. Controle gerencial: uma abordagem da contabilidade gerencial no contexto econômico, comportamental e sociológico. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
ENSSLIN, L. et al. Avaliação do desempenho de empresas terceirizadas com o uso da metodologia multicritério de apoio à decisão-construtivista. Pesquisa Operacional, v. 30, n. 1, p. 125-152, 2010.
SANTOS, L. M. et al. Aplicação do modelo DEA para avaliação do desempenho dos custos logísticos em empresas brasileiras de confecções. Revista de Administração da UNIMEP, v. 10, n. 2, 2012.
OLIVEIRA, A. S. de. As implicações da avaliação de desempenho no setor público. 2011. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
VAZ, C. R. et al. Avaliação de desempenho na gestão estratégica organizacional: seleção de um referencial teórico de pesquisa e análise bibliométrica. Revista Gestão Industrial, v. 8, n. 4, 2012.

- Aplicação e entendimento de relatórios gerenciais
BIANCOLINO, C.A., GIL, A. L., BORGES, T.N. Sistemas de informações contábeis - uma abordagem gerencial. São Paulo: Saraiva, 2010.
FRAGA, V. F. Relatórios como possibilidade estratégica na gestão Revista de Administração Pública, v. 31, n. 2, p. 33 a 41, 2013.
GASTALDI, A. et al. Um sistema de relatórios gerenciais de apoio à decisão no ambiente do jogo de empresas GI-EPS. 2000.
MACHADO, D. G. et al. Informações no processo gerencial: Um estudo das escolhas contábeis nas empresas de energia elétrica da BM&Fbovespa. In: Congresso Virtual Brasileiro de Administração. 2012.
SENGER, C. M.; CESARO, N. H.. A importância dos relatórios contábeis gerenciais na tomada de decisão das organizações de determinado setor econômico de um dos municípios da região do Codemau. Revista de Administração, v. 2, n. 3, p. p. 133-152, 2013.

- Relacionamento entre estratégias e o orçamento
ALMEIDA, L.B. et al. A Utilização do orçamento como ferramenta de apoio à formulação de estratégia, de controle e de interatividade: um estudo exploratório nas cooperativas agropecuárias da região sul do Brasil. Contabilidade Vista & Revista, v. 20, n. 3, p. 65-99, 2009.
ALMEIDA, M., I. R. Manual de planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2001.
ANTHONY, R.N; GOVINDARAJAN, V. Sistemas de controle gerencial. São Paulo: Atlas, 2002.
FREZATTI, F. Orçamento empresarial: planejamento e controle empresarial. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

- PBL
ARAÚJO, Ulisses F.; ARANTES, Valéria Amorim. Comunidade, Conhecimento e Resolução de Problemas: o projeto acadêmico da USP Leste. In: ARAÚJO, Ulissses F.; SASTRE, Genoveva (Org.). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009, p. 101-121.
ENEMARK, Stig; KJAERSDAM, Finn. A ABP na teoria e na prática: A experiência de Aalborg na inovação do projeto de ensino universitário. In: ARAÚJO, Ulissses F.; SASTRE, Genoveva (Org.). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009, p. 17-41.
FREZATTI, F.; SILVA, S. C. Prática versus incerteza: como gerenciar o estudante nessa tensão na implementação de disciplina sob o prisma do PBL? Revista Universo Contábil, v.10, p.28-46, 2014.
FREZATTI, FÁBIO; MARTINS, DAIANA BRAGUETO, PBL ou PBLs: a Customização do Mecanismo de Aprendizagem              Baseada em Problemas na Educação Contábil. Revista de Graduação USP., v.1, p.25 - 36, 2016.
MARTINS, D.B., ESPEJO, M.M.S.B. PBL no ensino de contabilidade: guia orientativo para professores e estudantes da nova geração. São Paulo: Atlas, 2015.
MARTINS, D.B., ESPEJO, M.M.S.B., FREZATTI, F. Problem-Based Learning no Ensino de Contabilidade Gerencial: relato de uma experiência brasileira, REPEC, 2016.
 

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