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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Contabilidade e Atuária
 
Disciplina: EAC0570 - Avaliação de Empresas
Business Valuation

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação: 14/07/2022

Objetivos
Compreender e aplicar diversos modelos de avaliação de empresas baseados em informações contábeis, com base em uma metodologia integrada de análise que leva em conta o ambiente e a estratégia empresarial, a análise da qualidade da informação contábil produzida e a análise financeira.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
145440 - Alexsandro Broédel Lopes
5859588 - Fernando Dal-Ri Murcia
5021632 - Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima
3596283 - Joanilia Neide de Sales Cia
 
Programa Resumido
Introdução, análise da estratégia empresarial, análise contábil, revisão de análise das demonstrações contábeis e análise prospectiva.
 
 
 
Programa
1. Introdução
Introdução à Análise de Valor
Fundamentos Teóricos: conflito de agência e assimetria informacional
A Demanda e o Fornecimento de Informações Contábeis
A inter-relação entre atividades empresariais
Demonstrações Contábeis e Avaliação de Empresas
Metodologia proposta para a Avaliação de Empresas usando informações contábeis: Análise da estratégia, análise contábil, análise financeira e análise prospectiva.

2.Análise da Estratégia Empresarial
Estruturas de Mercado
Análise Setorial
Análise da Estratégia Competitiva
Análise da Estratégia Corporativa
Ligações com a Análise Financeira

3.Análise Contábil
Visão Institucional do ambiente contábil
Fatores que influenciam a qualidade da informação contábil
Escolhas contábeis e reflexos na posição financeira e resultados

4. Análise Financeira (Revisão de Análise das Demonstrações Contábeis)
Análise por índices e vertical/horizontal
Análise do fluxo de caixa

5. Análise Prospectiva
Modelos de avaliação
Custo de Capital: Próprio e de Terceiros (CAPM e WACC)
Avaliação por Fluxo de Caixa Descontado: Fluxo de Caixa Livre e Fluxo de Caixa do Acionista
Modelo de Ohlson
Avaliação por Múltiplos e sua ligação com o Fluxo de Caixa Descontado
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será realizada por um ou mais dos seguintes meios:
a) provas individuais
b) trabalhos ou exercícios realizados individualmente ou em grupo
c) estudos de casos realizados individualmente ou em grupo
d) apresentação de seminários realizados individualmente ou em grupo
e) elaboração de proposta de pesquisa
Critério
Os critérios de avaliação são:
a) O aluno será considerado aprovado na disciplina se obtiver nota média final maior ou igual a 5,0 (cinco) e frequência igual ou superior a 70% (setenta por cento).
b) O aluno será considerado reprovado na disciplina se obtiver nota média final menor que 3,0 (três) e/ou frequência inferior a 70% (setenta por cento).
Norma de Recuperação
a) O aluno poderá participar do processo de reavaliação (recuperação) na disciplina caso obtenha nota média final maior ou igual a 3,0 (três) e menor que 5,0 (cinco) e frequência igual ou superior a 70%.
b) A média para aprovação com reavaliação será obtida por meio da média aritmética simples da média final + nota obtida na reavaliação, que deverá ser igual ou superior a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL:
DAMODARAN, Answath. Avaliação de Empresas. 2ª ed São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva. Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2a. Edição. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
PALEPU, K.G., HEALY P. M. BERNARD, V. L. Business Analysis & Valuation. Using Financial Statement. Text and cases. Quarta Edição. Cencage Learning
BESANKO, D. DRANOVE, D. SHANLEY, M. SHAEFER, S., A Economia da Estratégia. 3ª. Edição. Porto Alegre: Bookman, 2006.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
AKERLOF, G. A. The Market for ‘Lemons’: Quality and the Market Mechanism, Quarterly Journal of Economics, Vol. 84, pp. 488–500, 1970.
ALENCAR, Roberta Carvalho de. Nível de disclosure e custo de capital próprio no mercado brasileiro. 2008. 104 f. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2008.
ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e análise de balanços. 9. ed. São Paulo : Atlas, 2010.
GALDI, Fernando Caio. Estratégias de investimento em ações baseadas na análise de demonstrações contábeis: é possível prever o sucesso? Tese [Doutorado em Controladoria e Contabilidade]. São Paulo – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, 2008.
IUDÍCIBUS, Sérgio de. Análise de balanços: análise da liquidez e do endividamento; análise do giro; rentabilidade e alavancagem financeira. 10. ed. São Paulo : Atlas, 2009.
JENSEN, M. C. and MECKLING, W. H., Theory of the Firm: Managerial Behavior, Agency Costs and Ownership Structure, Journal of Financial Economics, Vol. 3, pp. 305–60, 1976.
LIMA, Gerlando Augusto Sampaio Franco de. 2007. Utilização da teoria da divulgação para avaliação da relação do nível de disclosure com o custo da dívida das empresas brasileiras. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2007.
LOPES, A. B., A Informação Contábil e o Mercado de Capitais. Thomson, 2002.
LUNDHOLM, R. J., A Tutorial on the Ohlson and Feltman/Ohlson Models: Answers to Some Frequently Asked Questions, Contemporary Accounting Research, Vol. 11, No. 2, pp. 749–61, (Journal Collection in the Precinct Library.) 1995.
MARION, José Carlos. Análise das demonstrações contábeis. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MARTINS, Eliseu. Análise avançada das demonstrações contábeis. São Paulo: Atlas, 2012.
MARTINS, Eliseu. Avaliação de empresas: da mensuração contábil à econômica. São Paulo: Atlas, 2001.
MATARAZO, Dante C. Análise financeira de balanços. 7. ed. São Paulo : Atlas, 2010.
MYERS, S. C. and MAILUF, N. S., Corporate Financing and Investment Decisions When Firms Have Information That Investors Do Not Have, Journal of Financial Economics, Vol. 13, pp. 187–221,1984.
OHLSON, J., Earnings, Book Values and Dividends in Security Valuation, Contemporary Accounting Research, Vol. 11 (Spring), pp. 661–687, 1995.
PORTER, Michael E. Competitive Advantage: creating and sustaining superior performance. New York: Free, 1985.
 

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