Compreender e aplicar diversos modelos de avaliação de empresas baseados em informações contábeis, com base em uma metodologia integrada de análise que leva em conta o ambiente e a estratégia empresarial, a análise da qualidade da informação contábil produzida e a análise financeira.
Introdução, análise da estratégia empresarial, análise contábil, revisão de análise das demonstrações contábeis e análise prospectiva.
1. IntroduçãoIntrodução à Análise de ValorFundamentos Teóricos: conflito de agência e assimetria informacionalA Demanda e o Fornecimento de Informações ContábeisA inter-relação entre atividades empresariaisDemonstrações Contábeis e Avaliação de EmpresasMetodologia proposta para a Avaliação de Empresas usando informações contábeis: Análise da estratégia, análise contábil, análise financeira e análise prospectiva.2.Análise da Estratégia EmpresarialEstruturas de MercadoAnálise SetorialAnálise da Estratégia CompetitivaAnálise da Estratégia CorporativaLigações com a Análise Financeira3.Análise Contábil Visão Institucional do ambiente contábilFatores que influenciam a qualidade da informação contábilEscolhas contábeis e reflexos na posição financeira e resultados4. Análise Financeira (Revisão de Análise das Demonstrações Contábeis)Análise por índices e vertical/horizontalAnálise do fluxo de caixa5. Análise ProspectivaModelos de avaliaçãoCusto de Capital: Próprio e de Terceiros (CAPM e WACC)Avaliação por Fluxo de Caixa Descontado: Fluxo de Caixa Livre e Fluxo de Caixa do AcionistaModelo de OhlsonAvaliação por Múltiplos e sua ligação com o Fluxo de Caixa Descontado
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL:DAMODARAN, Answath. Avaliação de Empresas. 2ª ed São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva. Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2a. Edição. Rio de Janeiro: Campus, 2005. PALEPU, K.G., HEALY P. M. BERNARD, V. L. Business Analysis & Valuation. Using Financial Statement. Text and cases. Quarta Edição. Cencage LearningBESANKO, D. DRANOVE, D. SHANLEY, M. SHAEFER, S., A Economia da Estratégia. 3ª. Edição. Porto Alegre: Bookman, 2006.BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:AKERLOF, G. A. The Market for ‘Lemons’: Quality and the Market Mechanism, Quarterly Journal of Economics, Vol. 84, pp. 488–500, 1970.ALENCAR, Roberta Carvalho de. Nível de disclosure e custo de capital próprio no mercado brasileiro. 2008. 104 f. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2008.ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e análise de balanços. 9. ed. São Paulo : Atlas, 2010.GALDI, Fernando Caio. Estratégias de investimento em ações baseadas na análise de demonstrações contábeis: é possível prever o sucesso? Tese [Doutorado em Controladoria e Contabilidade]. São Paulo – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, 2008.IUDÍCIBUS, Sérgio de. Análise de balanços: análise da liquidez e do endividamento; análise do giro; rentabilidade e alavancagem financeira. 10. ed. São Paulo : Atlas, 2009.JENSEN, M. C. and MECKLING, W. H., Theory of the Firm: Managerial Behavior, Agency Costs and Ownership Structure, Journal of Financial Economics, Vol. 3, pp. 305–60, 1976.LIMA, Gerlando Augusto Sampaio Franco de. 2007. Utilização da teoria da divulgação para avaliação da relação do nível de disclosure com o custo da dívida das empresas brasileiras. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2007.LOPES, A. B., A Informação Contábil e o Mercado de Capitais. Thomson, 2002.LUNDHOLM, R. J., A Tutorial on the Ohlson and Feltman/Ohlson Models: Answers to Some Frequently Asked Questions, Contemporary Accounting Research, Vol. 11, No. 2, pp. 749–61, (Journal Collection in the Precinct Library.) 1995.MARION, José Carlos. Análise das demonstrações contábeis. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2009.MARTINS, Eliseu. Análise avançada das demonstrações contábeis. São Paulo: Atlas, 2012.MARTINS, Eliseu. Avaliação de empresas: da mensuração contábil à econômica. São Paulo: Atlas, 2001.MATARAZO, Dante C. Análise financeira de balanços. 7. ed. São Paulo : Atlas, 2010.MYERS, S. C. and MAILUF, N. S., Corporate Financing and Investment Decisions When Firms Have Information That Investors Do Not Have, Journal of Financial Economics, Vol. 13, pp. 187–221,1984.OHLSON, J., Earnings, Book Values and Dividends in Security Valuation, Contemporary Accounting Research, Vol. 11 (Spring), pp. 661–687, 1995.PORTER, Michael E. Competitive Advantage: creating and sustaining superior performance. New York: Free, 1985.