APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA: A disciplina tem por objetivo proporcionar aos alunos uma experiência simulada (numa situação hipotética em que os papéis são vividos pelos alunos, tal como na realidade) de aplicação de determinadas normas contábeis brasileiras em vigor (convergentes com as IFRS’s emitidas pelo IASB - International Accounting Standards Board), em situação de conflito ou incerteza acerca de sua aplicabilidade, por meio das estratégias de ensino role playing e PBL-Problem Based Learning, permitindo aos alunos compreender o comportamento social nas organizações, o seu papel enquanto profissional contábil nas interações sociais e formas de resolver problemas e conflitos de uma forma mais eficaz. O cumprimento desses objetivos se dará por meio de estudos de caso nos quais cada aluno assume um papel (Gerente Contábil ou Diretor Financeiro, por exemplo), de forma que os alunos possam experimentar (de forma simulada) a resolução de problemas contábeis envolvendo situações de conflito em temas multidisciplinares, com as quais se pretende desenvolver habilidades cognitivas, afetivas e comportamentais. O método de role playing permite induzir os participantes à compreensão rápida, possibilita a troca de conhecimentos entre os alunos (intra e inter grupo) e permite transformar conceitos teóricos em um formato experimental. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: Objetiva-se preparar os alunos a interpretar e aplicar normas contábeis, em especial as normas internacionais de contabilidade já convertidas em pronunciamentos do CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis, bem como capacitar os alunos na aplicação dessas normas em situações de conflito por meio das estratégias de ensino role playing e PBL-Problem Based Learning, visando a proporcionar aos alunos melhor compreensão sobre o seu papel enquanto profissional contábil nas interações sociais nas organizações e formas de resolver problemas e conflitos de uma forma mais eficaz. Objetiva ainda desenvolver habilidades para organizarem e sistematizarem a informação, desenvolver relações com os outros profissionais e aperfeiçoar as suas próprias capacidades sociais e profissionais. Espera-se que, ao final da disciplina, os alunos estejam melhor preparados para: 1. Interpretar e aplicar normas contábeis em situações de conflito, em especial determinadas normas internacionais de contabilidade já convertidas em pronunciamentos do CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis cuja aplicabilidade a determinado caso concreto (hipotético) não está clara ou requer análises não triviais; 2. Compreender o seu papel enquanto profissional contábil nas interações sociais dentro das organizações e desenvolver relações com os outros profissionais, visando aperfeiçoar suas próprias capacidades sociais e profissionais; 3. Organizar e sistematizar a informação contábil considerando usuários e/ou decisores com diferentes visões e graus de conhecimentos em contabilidade; e 4. Buscar a resolução de problemas e conflitos contábeis de uma forma mais eficaz, entendendo as consequências contábeis de cada solução aplicável ao caso.
1. INTRODUÇÃO À DISCIPLINA E PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES 2. DISTRIBUIÇÃO E DISCUSSÃO PRELIMINAR DOS CASOS 3. ATENDIMENTO AOS GRUPOS NO PERÍODO DE PESQUISA/RESOLUÇÃO DOS CASOS DE ENSINO 4. RELATÓRIOS, DEBATES E DISCUSSÕES
1. INTRODUÇÃO À DISCIPLINA E PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES 1.1. Introdução à Disciplina com a apresentação e discussão do programa. 1.2. Apresentação das Estratégias de Ensino adotadas (Role Playing e PBL - Problem Based Learning). 1.3. Apresentação dos temas contábeis a serem tratados nos casos de ensino e dos personagens que os alunos interpretarão. 1.4. Discussão das regras de conduta. 1.5. Levantamento das habilidades e perfis dos alunos para posterior formação dos grupos, distribuição dos casos para os grupos e designação dos papeis a cada aluno, pelo professor. 2. DISTRIBUIÇÃO E DISCUSSÃO PRELIMINAR DOS CASOS 2.1. Atribuição, pelo professor, de um caso para cada grupo. 2.2. Breve relato dos casos designados (com a oferta de pistas acerca dos conflitos centrais e de pesquisas que serão necessárias (sobre a temática do caso, normas contábeis aplicáveis, possíveis soluções etc.) 3. ATENDIMENTO AOS GRUPOS NO PERÍODO DE PESQUISA/RESOLUÇÃO DOS CASOS DE ENSINO 3.1. Acompanhamento do andamento das pesquisas e desenvolvimento da resolução dos casos. 3.2. Acompanhamento de como cada aluno vem atuando dentro do seu personagem. 3.3. Atendimento dos grupos em sala de aula, buscando orientar os alunos a alcançarem por esforço próprio a solução mais apropriada ao caso, identificando potenciais consequências. 4. RELATÓRIOS, DEBATES E DISCUSSÕES 4.1. Definição dos grupos que atuarão como “auditor” do caso a ser apresentado; 4.2. Coleta dos relatórios dos grupos (grupo do caso e grupo auditor designado ao caso) e planejamento das apresentações (pelo grupo do caso), debates (grupo que atuará como auditor após a apresentação e, depois pelo plenário de alunos enquanto participante interessado no caso, acerca situação simulada apresentada) e dos questionamentos e comentários do professor. 4.3. Apresentações da solução de cada caso pelos grupos, seguidos dos debates (grupo auditor e plenário de alunos) e dos comentários do professor (pontos fortes e fracos na resolução construída, contrapondo os comentários do grupo auditor e demais alunos da sala). 4.4. Discussão dos resultados da disciplina na visão dos alunos (feedback acerca da disciplina e das estratégias de ensino), das lições aprendidas e das habilidades desenvolvidas (habilidades cognitivas, afetivas e comportamentais)
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL: Pronunciamentos, Instruções e Orientações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Disponíveis em: http://www.cpc.org.br/CPC/Documentos-Emitidos/ IFRS Standards. Disponíveis em: http://www.ifrs.org GELBCKE, Ernesto Rubens; SANTOS, Ariovaldo dos; IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARTINS, Eliseu (2018). Manual de Contabilidade Societária. 3a ed. São Paulo: Atlas. SALOTTI, Bruno Meirelles; MURCIA, Fernando Dal-Ri; CARVALHO, Nelson; FLORES, Eduardo (2015). IFRS no Brasil: temas avançados abordados por meio de casos reais. São Paulo: Atlas. SALOTTI, Bruno Meirelles; LIMA, Gerlando Augusto Sampaio Franco; MURCIA, Fernando Dal-Ri; MALACRIDA, Mara Jane Contrera; PIMENTEL, Renê Coppe (2019). Contabilidade Financeira. 1a ed. São Paulo: Atlas. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: IFRS. The Amalgam case study. Disponível em: https://docplayer.net/12130008-Ifrs-foundation-framework-based-ifrs-teaching-material-stage-3-the-ias-8-hierarchy-the-amalgam-case-study.html IFRS. Better Communication in Financial Reporting: making disclosures more meaningful. Disponível em: https://www.ifrs.org/news-and-events/2017/10/ifrs-foundation-publishes-a-case-study-report-on-better-communication/ Almeida, M. C. (2020). Curso de Contabilidade Avançada em IFRS e CPC. 2a ed. São Paulo: Atlas. PWC (2020). Manual of Accounting. LexisNexis. PKF International (2020). Wiley Interpretation and Application of IFRS Standards. Wiley.