APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA: Profissionais da área financeira são cada vez mais demandados pelas organizações para assumirem papéis e tomarem decisões que envolvem ambiente tecnológico e soluções digitais que se desenvolvem de forma rápida em ambiente extremamente dinâmico. Nesta disciplina um olhar mais dedicado é dado sobre tópicos específicos e muito relevantes para o profissional da área de negócios, como bancos de dados, segurança de dados, programação de computadores, processos robotizados e cognitive computing. A estratégia instrucional adotada esta pautada em visão mais ampla sobre os temas e suas relações com as organizações e o profissional da área financeira, porém prevendo aplicações destes conceitos. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: Os participantes que concluírem exitosamente esta disciplina estarão aptos a: 1. Discutir elementos de processos de negócios à luz da transformação digital 2. Discutir elementos de segurança de dados e criptografia 3. Descrever processos de automação robótica (RPA) 4. Demonstrar o processo armazenamento e recuperação de dados apoiado em bancos de dados 5. Comparar soluções tecnológicas de Cognitive Computing 6. Demonstrar o processo programação de computadores
1. TECNOLOGIA NOS NEGÓCIOS: AVANÇOS, DESAFIOS E OPORTUNIDADES 2. ARMAZENAMENTO E RECUPERAÇÃO DE DADOS E INFORMAÇÕES 3. COGNITIVE COMPUTING, DATA SCIENCE 4. SEGURANÇA DE DADOS E CRIPTOGRAFIA 5. ROBOTIC PROCESS AUTOMATION (RPA) 6. PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES
1. TECNOLOGIA NOS NEGÓCIOS: AVANÇOS, DESAFIOS E OPORTUNIDADES 1.1. Histórico, Avanços e Expectativas 1.2. Desafios e Oportunidades 2. ARMAZENAMENTO E RECUPERAÇÃO DE DADOS E INFORMAÇÕES 2.1. Bancos de Dados 2.2. SQL 2.3. NoSQL 3. COGNITIVE COMPUTING, DATA SCIENCE 3.1. Artificial Intelligence 3.2. Machine Learning 3.3. Analytics 3.4. Visualization 4. SEGURANÇA DE DADOS E CRIPTOGRAFIA 4.1. Blockchain 4.2. Smart Contracts 5. ROBOTIC PROCESS AUTOMATION (RPA) 5.1. Conceito 5.2. Aplicações em Python 6. PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES 6.1. Algoritmo 6.2. Python
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL: Beck, R., Avital, M., Rossi, M., & Tatcher, J. B. (2017). Blockchain technology in business and information system research (Editorial). Business Information System Engineering, 59(6), 381-384. Borges, L. E. (2010). Python para desenvolvedores (2 ed.). Rio de Janeiro: Edição do autor. Date, C. J. (2004). An introduction to database systems, 8th ed. Upper Saddle River, NJ: Pearson. Dechow, N. & Mouritsen, J. (2005). Enterprise resource planning systems, management control and the quest for integration. Accounting, Organizations and Society, 30(7-8), 691-733. Ford, P. (2015). What is code? Bloomberg (June 11, 2015). Retrived from http://www.bloomberg.com/graphics/2015-paul-ford-what-is-code Harrison, G. (2015). Next generation databases: NoSQL, NewSQL and Big Data. New York, NY: Apress. Marshall, T. E. & Lambert, S. L. (2018). Cloud-based intelligent accounting applications: Accounting task automation using IBM Watson cognitive computing. Journal of Emerging Technologies in Accounting, 15(1), 199-215. Moffitt, K. C., Rozario, A. M., & Vasarhelyi, M. A. (2018). Editorial: Robotic process automation for auditing. Journal of Emerging Technologies in Accounting, 15(1), 1-10. Richins, G., Stapleton, A., Stratopoulos, T. C., & Wong, C. (2017). Big data analytics: Opportunity or threat for the accounting profession? Journal of Information Systems, 31(3), 63-79. Tabrizi, B., Lam, E., Girard, K., & Irvin, V. (2019). Digital transformation is not about technology. Harvard Business Review. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: Corrales, M., Fenwick, M., & Haapio, H. (Eds.) (2019) Legal tech, smart contracts and blockchain. New York, NY: Springer. Igual, L. & Segui, S. (2017). An introduction to data science: A python approach to concepts, techniques and applications. Springer. Lake, P. & Crowther, P. (2013). Concise guide to databases: A pratical introduction. London: Springer. Li, H. (2017). Three essays on cybersecurity-related issues. (Non-published Dissertation). Rutgers, The State University of New Jersey. Matt, C., Hess, T., Benlian, A. (2015). Digital transformation strategies. Business Information System Engineering, 57(5), 339-343. Meyer, C. (2015). Should accounting students learn to code? Retrieved from https://www.aicpa.org/interestareas/accountingeducation/newsandpublications/pages/should-accounting-students-code.aspx. Rao, U. H. & Nayak, U. (2016). The InfoSec Handbook: An introduction to information security. Sadalage, P. J. & Fowler, M. (2013). NoSQL Distilled: a brief guide to the emerging world of polyglot. Upper Saddle River, NJ: Pearson. Swaroop, C. H. (2016). A byte of Python. Retrieved from http://swaroopch.com/notes/python.