APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Compreender e aplicar diversos modelos de avaliação de empresas baseados fundamentalmente em informações contábeis, com base em uma metodologia integrada de análise que leva em conta o ambiente e a estratégia empresarial, a análise da qualidade da informação contábil produzida e a análise financeira, aplicadas às abordagens de avaliação de negócios. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Espera que ao final da disciplina os estudantes estejam aptos a: 1. Analisar e interpretar as demonstrações contábeis divulgadas pelas entidades, visando extrair informações sobre desempenho e situação econômico-financeira; 2. Interpretar os indicadores econômico-financeiros de uma entidade e compará-los com os de outras empresas ou setores; 3. Reconhecer diferentes modelos de avaliação de empresas e identificar suas vantagens e desvantagens; e 4. Aplicar os modelos de avaliação de negócios mais comuns no mercado de capitais.
1. INTRODUÇÃO À ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE NEGÓCIOS 2. ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DAS PRINCIPAIS TÉCNICAS DE ANÁLISES DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 3. MODELOS PARA ANÁLISES ESTRUTURADAS 4. ANÁLISE PROSPECTIVA E AVALIAÇÃO
1. INTRODUÇÃO À ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE EMPRESAS 1.1. Tipos de análise 1.2. Análise Fundamentalista 1.3. O papel das informações financeiras no mercado de capitais 1.4. De demonstrações contábeis à análise de negócios 2. ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DAS PRINCIPAIS TÉCNICAS DE ANÁLISES DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 2.1. Análise das demonstrações (estratégica, contábil e financeira) 2.2. Análise do parecer dos auditores e relatórios da administração 2.3. Escolhas contábeis e reflexos na posição financeira e resultados 3. MODELOS PARA ANÁLISES ESTRUTURADAS 3.1. Análise tradicional 3.1.1. Análises vertical e horizontal 3.1.2. Análise por meio de índices 3.1.2.1 Liquidez, solvência e estrutura de capital 3.1.2.2 Rentabilidade, margem e giro 3.1.2.3 Atividade e prazos médios 3.1.3. Necessidade de Capital de Giro 3.1.4. Alavancagem financeira 3.1.4.1. ROE - Return of equity 3.1.4.2. ROA – Return of assets 3.1.5. Modelo Du Pont (Modelo integrado de avaliação de desempenho empresarial) 3.1.6 EVA 4. ANÁLISE PROSPECTIVA E AVALIAÇÃO 4.1. Projeções 4.2 Custo de Capital: Próprio e de Terceiros (CAPM e WACC) 4.4. Modelos de avaliação 4.4.1. Avaliação por múltiplos 4.4.2. Avaliação baseada em ativos 4.4.3. Dividendos descontados 4.4.4. Avaliação por Fluxo de Caixa Descontado 4.4.4.1 Fluxo de Caixa Livre para o Acionista 4.4.4.2 Fluxo de Caixa Livre para a Firma 4.4.4.3 Valor terminal (perpetuidade)
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL: ASSAF NETO, A. Estrutura e Análise de Balanços. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2010. MARTINS, E. Análise Avançada das Demonstrações Contábeis. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012. MATARAZO, D. C. Análise Financeira de Balanços. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. PALEPU, K. G.; HEALY, P. M. Análise e Avaliação de Empresas – Decisões e Valuation usando Demonstrativos Financeiros, Tradução da 5ª edição, São Paulo: Cengage Learning, 2016 PENMAN, S. H. Análise de Demonstrações Financeiras e Security Valuation. Tradução da 4ª edição, Rio de Janeiro: Elsevier, 2013 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: GALDI, F. C. Estratégias de investimento em ações baseadas na análise de demonstrações contábeis: é possível prever o sucesso? Tese [Doutorado em Controladoria e Contabilidade]. São Paulo – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, 2008. PORTER, M. E. Competitive Advantage: creating and sustaining superior performance. New York: Free, 1985. PORTER, M. E. Competitive Strategy: techniques for analyzing industries and competitors. New York: Macmillan Publishing Co, 1980.