Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
 
Contabilidade e Atuária
 
Disciplina: EAC0583 - Análise de Demonstrações Contábeis e Avaliação de Empresas
Financial Statements Analysis and Business Valuation

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Compreender e aplicar diversos modelos de avaliação de empresas baseados fundamentalmente em informações contábeis, com base em uma metodologia integrada de análise que leva em conta o ambiente e a estratégia empresarial, a análise da qualidade da informação contábil produzida e a análise financeira, aplicadas às abordagens de avaliação de negócios. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Espera que ao final da disciplina os estudantes estejam aptos a: 1. Analisar e interpretar as demonstrações contábeis divulgadas pelas entidades, visando extrair informações sobre desempenho e situação econômico-financeira; 2. Interpretar os indicadores econômico-financeiros de uma entidade e compará-los com os de outras empresas ou setores; 3. Reconhecer diferentes modelos de avaliação de empresas e identificar suas vantagens e desvantagens; e 4. Aplicar os modelos de avaliação de negócios mais comuns no mercado de capitais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8476037 - Eduardo da Silva Flores
5859588 - Fernando Dal-Ri Murcia
1035522 - Guillermo Oscar Braunbeck
 
Programa Resumido
1. INTRODUÇÃO À ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE NEGÓCIOS 2. ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DAS PRINCIPAIS TÉCNICAS DE ANÁLISES DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 3. MODELOS PARA ANÁLISES ESTRUTURADAS 4. ANÁLISE PROSPECTIVA E AVALIAÇÃO
 
 
 
Programa
1. INTRODUÇÃO À ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE EMPRESAS 1.1. Tipos de análise 1.2. Análise Fundamentalista 1.3. O papel das informações financeiras no mercado de capitais 1.4. De demonstrações contábeis à análise de negócios 2. ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DAS PRINCIPAIS TÉCNICAS DE ANÁLISES DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 2.1. Análise das demonstrações (estratégica, contábil e financeira) 2.2. Análise do parecer dos auditores e relatórios da administração 2.3. Escolhas contábeis e reflexos na posição financeira e resultados 3. MODELOS PARA ANÁLISES ESTRUTURADAS 3.1. Análise tradicional 3.1.1. Análises vertical e horizontal 3.1.2. Análise por meio de índices 3.1.2.1 Liquidez, solvência e estrutura de capital 3.1.2.2 Rentabilidade, margem e giro 3.1.2.3 Atividade e prazos médios 3.1.3. Necessidade de Capital de Giro 3.1.4. Alavancagem financeira 3.1.4.1. ROE - Return of equity 3.1.4.2. ROA – Return of assets 3.1.5. Modelo Du Pont (Modelo integrado de avaliação de desempenho empresarial) 3.1.6 EVA 4. ANÁLISE PROSPECTIVA E AVALIAÇÃO 4.1. Projeções 4.2 Custo de Capital: Próprio e de Terceiros (CAPM e WACC) 4.4. Modelos de avaliação 4.4.1. Avaliação por múltiplos 4.4.2. Avaliação baseada em ativos 4.4.3. Dividendos descontados 4.4.4. Avaliação por Fluxo de Caixa Descontado 4.4.4.1 Fluxo de Caixa Livre para o Acionista 4.4.4.2 Fluxo de Caixa Livre para a Firma 4.4.4.3 Valor terminal (perpetuidade)
 
 
 
Avaliação
     
Método
METODOLOGIA: Para ensino de todos os tópicos da disciplina serão utilizados métodos como: 1. Exercícios aplicados; 2. Estudos de caso; 3. Solução de problemas em equipes; 4. Seminários HABILIDADES E ATITUDES DESENVOLVIDAS: Com base nos métodos de ensino-aprendizagem descritos acima, espera-se que sejam desenvolvidas nos alunos ao longo da disciplina as seguintes habilidade e atitudes: - raciocínio analítico para solução de problemas - pensamento crítico - julgamento na realização de escolhas relevantes - otimização de recursos escassos - capacidade de trabalho em equipe A avaliação será realizada por um ou mais dos seguintes meios: a) provas individuais b) trabalhos ou exercícios realizados individualmente ou em grupo c) estudos de casos realizados individualmente ou em grupo d) apresentação de seminários realizados individualmente ou em grupo
Critério
Os critérios de avaliação são: a) O aluno será considerado aprovado na disciplina se obtiver nota média final maior ou igual a 5,0 (cinco) e frequência igual ou superior a 70% (setenta por cento). b) O aluno será considerado reprovado na disciplina se obtiver nota média final menor que 3,0 (três) e/ou frequência inferior a 70% (setenta por cento).
Norma de Recuperação
a) O aluno poderá participar do processo de reavaliação (recuperação) na disciplina caso obtenha nota média final maior ou igual a 3,0 (três) e menor que 5,0 (cinco) e frequência igual ou superior a 70%. b) A média para aprovação com reavaliação será obtida por meio da média aritmética simples da média final + nota obtida na reavaliação, que deverá ser igual ou superior a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL: ASSAF NETO, A. Estrutura e Análise de Balanços. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2010. MARTINS, E. Análise Avançada das Demonstrações Contábeis. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012. MATARAZO, D. C. Análise Financeira de Balanços. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. PALEPU, K. G.; HEALY, P. M. Análise e Avaliação de Empresas – Decisões e Valuation usando Demonstrativos Financeiros, Tradução da 5ª edição, São Paulo: Cengage Learning, 2016 PENMAN, S. H. Análise de Demonstrações Financeiras e Security Valuation. Tradução da 4ª edição, Rio de Janeiro: Elsevier, 2013 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: GALDI, F. C. Estratégias de investimento em ações baseadas na análise de demonstrações contábeis: é possível prever o sucesso? Tese [Doutorado em Controladoria e Contabilidade]. São Paulo – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, 2008. PORTER, M. E. Competitive Advantage: creating and sustaining superior performance. New York: Free, 1985. PORTER, M. E. Competitive Strategy: techniques for analyzing industries and competitors. New York: Macmillan Publishing Co, 1980.
 

Clique para consultar os requisitos para EAC0583

Clique para consultar o oferecimento para EAC0583

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP