A disciplina tem como objetivo abordar o referencial teórico de teoria da firma, enfatizando: oferta, análise de estrutura de mercado, concorrência perfeita e monopolística, oligopólio, monopólio e identificação de estrutura de mercado
1. O Comportamento das Firmas 2. Produção e Custos 3. Competição 4. Monopólio 5. Poder de Mercado, Colusão e Oligopólio
1. O Comportamento das Firmas 2. Custos e benefícios 3. Produção e Custos 4. Curto prazo 5. Longo prazo 6. Relações entre curto e longo prazo 7. Competição 8. A firma competitiva 9. A indústria competitiva 10. Aplicações 11. Economia do Bem-Estar e Ganhos a Partir de Trocas 12. Eficiência 13. Monopólio 14. Preço e produção sob monopólio 15. Poder de monopólio 16. Poder de Mercado, Colusão e Oligopólio
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: LANDSBURG, Steven. Price Theory and Applications. 9th Edition. Cengage Learning, 2014. VARIAN, Hal R. Microeconomia: uma abordagem moderna. 9 ed. Rio De Janeiro: Editora Elsevier Ltda., 2016. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: PINDYCK, Robert S; Rubinfeld, Daniel L. Microeconomia, 8 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013