Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Contabilidade e Atuária
 
Disciplina: EAC0597 - Teoria da Credibilidade
Credibility Theory

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
O objetivo desta disciplina é apresentar aos alunos de graduação em Ciências Atuariais uma ampla variedade de modelos de credibilidade. Ao final do curso, o aluno deve ser capaz de compreender não apenas as premissas e conceitos chave subjacentes aos modelos clássicos e Bayesianos, mas principalmente as vantagens e desvantagens das aplicações das diversas abordagens para problemas de tarifação de seguros.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4894284 - João Vinícius de França Carvalho
 
Programa Resumido
Introdução e história dos paradigmas estatísticos;
Revisão de modelos de convolução sob independência;
Modelos Clássicos de Credibilidade;
A abordagem de Bühlmann;
O Modelo de Bühlmann-Straub;
Credibilidade e Inferência Bayesiana
Aplicações
 
 
 
Programa
Introdução e história dos paradigmas estatísticos: visão clássica, frequentista e Bayesiana;

Aspectos da Estatística Matemática: distribuição a priori, função de verossimilhança, distribuição a posteriori, propriedades de conjugação, funções de perda, métodos de estimação de parâmetros.

Revisão de modelos de convolução sob independência: aspectos de tarifação clássica, prêmios puros e distribuições preditivas.

Modelos Clássicos de Credibilidade: a abordagem de credibilidade total e parcial para diferentes distribuições.

A abordagem de Bühlmann: formulação geral, elementos básicos de médias hipotéticas e análise de variância. Abordagem geral para obtenção de fatores de credibilidade e processos de tarifação.

O Modelo de Bühlmann-Straub; formulação geral, modelo para múltiplos segurados com distribuições de probabilidade conhecidas.

Credibilidade e Inferência Bayesiana: aplicação de distribuições conjugadas, obtenção de estimadores Bayesianos e procedimentos de tarifação de prêmios de seguros.

Aplicações
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será realizada por um ou mais dos seguintes meios: Provas individuais Trabalhos ou exercícios realizados individualmente ou em grupo Estudos de casos realizados individualmente ou em grupo Apresentação de seminários realizados individualmente ou em grupo
Critério
Os critérios de avaliação são: a) O aluno será considerado aprovado na disciplina se obtiver nota média final maior ou igual a 5,0 (cinco) e frequência igual ou superior a 70% (setenta por cento). b) O aluno será considerado reprovado na disciplina se obtiver nota média final menor que 3,0 (três) e/ou frequência inferior a 70% (setenta por cento).
Norma de Recuperação
a) O aluno poderá participar do processo de reavaliação (recuperação) na disciplina caso obtenha nota média final maior ou igual a 3,0 (três) e menor que 5,0 (cinco) e frequência igual ou superior a 70%. b) A média para aprovação com reavaliação será obtida por meio da média aritmética simples da média final + nota obtida na reavaliação, que deverá ser igual ou superior a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
Herzog, T. N. (2010). Introduction to credibility theory. 4th ed. Winsted, CT: ACTEX Publications.
Kaas, R., Goovaerts, M., Dhaene, J., & Denuit, M. (2008). Modern Actuarial Risk Theory. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
Bolfarine, H., & Sandoval, M. C. (2010). Introdução à Inferência Estatística, 2a ed., Rio de Janeiro: SBM.
Casella, G., &Berger, R. L. (2002). Statistical Inference, 2nd ed., Pacific Grove: Duxbury/Thomson Learning.
Lopes, B. P., & Carvalho, J. V. F. (2022). Paying for crime: frauds in DPVAT insurance and their impacts on society. Brazilian Business Review, 1–19.
 

Clique para consultar os requisitos para EAC0597

Clique para consultar o oferecimento para EAC0597

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP