O objetivo desta disciplina é capacitar os alunos a apresentar os principais modelos econométricos desenvolvidos para a análise de dados longitudinais ou em painel (“modelos de painel”). Ao final do curso, espera-se que tenham adquirido a habilidade de propor e estimar efeitos causais usando dados em painel.
1. Introdução à dados em painel e o modelo agrupado 2. Modelo de Efeito Fixo 3. Modelo de Efeito Aleatório 4. Teste de Hausman 5. Introdução a Painel Dinâmico 6. Introdução a Painel Não-balanceado
Introdução à Dados em Painel e o Modelo Agrupado: entender o que são dados em painel, como eles são estruturados, e a diferença entre dados em corte transversal e séries temporais. Aprender a implementar e interpretar um modelo agrupado, onde se assume que não há efeitos específicos de unidade ou tempo. Compreender as limitações do modelo agrupado, especialmente a sua incapacidade de capturar heterogeneidade entre as unidades. Modelo de Efeitos Fixos: aprender como e por que os efeitos fixos são usados para controlar heterogeneidades inalteráveis entre as unidades. Entender como estimar um modelo de efeitos fixos e interpretar os resultados, especialmente em comparação com o modelo agrupado. Discutir quando o modelo de efeito fixo é apropriado e quais são suas limitações. Modelo de Efeitos Aleatórios: compreender a premissa do modelo de efeitos aleatórios e quando ele é aplicável. Aprender as técnicas para estimar um modelo de efeitos aleatórios e como interpretar os coeficientes. Discutir as diferenças entre os modelos de efeito fixos e aleatórios e suas implicações. Teste de Hausman: aprender o que é o Teste de Hausman e como ele é realizado. Entender como interpretar os resultados do Teste de Hausman e o que eles implicam para a escolha entre efeitos fixos e aleatórios. Conhecer as limitações do teste e situações em que pode ou não ser apropriado. Introdução a Painel Dinâmico: entender como a dinâmica temporal é incorporada em modelos de painel. Aprender a modelar dados com defasagens e como estimar esses modelos. Discutir as implicações dos resultados e suas aplicações em diferentes contextos econômicos e sociais. Introdução a Painel Não-balanceado: compreender o que torna um painel de dados não-balanceado e por que isso ocorre. Aprender métodos para analisar painéis não-balanceados, incluindo como lidar com dados ausentes ou incompletos. Discutir os desafios associados a painéis não-balanceados e como eles podem ser superados.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: Heiji, C., de Bôer, P., Franses P. H., Kloek, T. and van Dijk, H. K Econometric Methods with applications in Business and Economics, Oxford University Press, 2004. Wooldridge, Jeffrey M. “Econometric Analysis of cross-section and panel data”, The MIT Press, London, England, 2002. Angrist J. D. and Pischke, J-S. “Mostly Harmless Econometrics”, Princeton University Press, 2009. Dougherty, C. “Introduction to Econometrics”, Oxford University Press, 2016. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: Gujarati, D. Econometria Básica, 3ª. Ed. Makron Books, 2000. Heiji, Cjristiaan., de Bôer, Paul, Franses Philip Hans, Kloek, Teun and van Dijk, Herman K., Econometric Methods with applications in Business and Economics, Oxford University Press, 2004.