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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Contabilidade e Atuária
 
Disciplina: EAC0599 - Controladoria
Controllership

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA:
A disciplina busca apresentar e discutir os conceitos teóricos e questões práticas que permitam entender o papel da controladoria e do controller no ambiente de negócios atual, abordando sobre as características do ambiente organizacional, o controle gerencial, o sistema de avaliação de desempenho considerando a estrutura organizacional descentralizada e os artefatos de gestão. 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
A disciplina oferece uma visão sistêmica, abrangente e moderna da controladoria. Os temas estudados serão tratados de maneira conceitual e prática. Assim, espera-se que, ao final do curso, os alunos estejam aptos a:
1. Compreender a importância da controladoria no ambiente de negócios atual;
2. Entender o papel, a estrutura e as responsabilidades da controladoria nas organizações;
3. Conhecer o papel e o perfil do controller nas organizações; 
4. Distinguir os artefatos de controle gerencial utilizados pelas organizações para apoiar o processo decisório e mensurar e avaliar resultados e desempenhos no ambiente organizacional;
5. Descrever o Sistema de Avaliação de Desempenho no contexto organizacional;
6.  Conhecer e aplicar ferramentas de avaliação de desempenho considerando a estrutura organizacional descentralizada.
7. Compreender os diferentes artefatos que apoiam o Sistema de Avaliação de Desempenho como indicadores de desempenho, Preços de Transferência, Balanced Scorecard e Modelo de Gestão Econômica;
8. Refletir sobre as questões comportamentais e éticas que afetam a controladoria e as funções de controle gerencial;
9. Conhecer a relação entre controladoria e a governança corporativa.
 
 
 
Programa Resumido
1. INTRODUÇÃO À CONTROLADORIA E CONTROLE GERENCIAL NAS ORGANIZAÇÕES
2. SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, ESTRUTURA DESCENTRALIZADA E ARTEFATOS
3. TÓPICOS ESPECIAIS EM CONTROLADORIA
 
 
 
Programa
1. INTRODUÇÃO À CONTROLADORIA E CONTROLE GERENCIAL NAS ORGANIZAÇÕES
1.1. Controle gerencial, controladoria e contabilidade nas organizações
1.2. O papel da controladoria nas organizações
1.3. O papel e perfil do controller nas organizações	
1.4. Gestão no ambiente organizacional	

2. SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, ESTRUTURA DESCENTRALIZADA E ARTEFATOS
2.1. Avaliação de desempenhos no contexto organizacional 	
2.2. Estrutura organizacional e divisionalização
2.3. Preços de Transferência
2.4. Modelo de Gestão Econômica (GECON)
2.5. Balanced Scorecard (BSC)

3. TÓPICOS ESPECIAIS EM CONTROLADORIA
3.1. Decisões de Terceirização
3.2. Questões comportamentais e éticas no controle empresarial
3.3. Governança corporativa sob a ótica do controle gerencial e da controladoria
 
 
 
Avaliação
     
Método
METODOLOGIA: Para ensino de todos os tópicos da disciplina serão utilizados métodos como: 1. Aulas expositivas; 2. Leitura e discussão de capítulos de livro e de artigos técnicos e científicos; 3. Discussões em sala de aula de casos práticos, desenvolvidos pelos alunos a partir de interação com gerentes, controllers e diretores de organizações; 4. Atividades individuais: exercícios, quizzes e provas; 5. Atividades em grupo: exercícios, resolução de casos, seminários e trabalhos. HABILIDADES E ATITUDES DESENVOLVIDAS: Espera-se que os métodos de ensino-aprendizagem utilizados desenvolvam no aluno capacidade de análise crítica e trabalho em equipe para resolução de problemas, e aprimore suas habilidades de julgamento para a tomada de decisões financeiras, tanto no âmbito pessoal, quanto no âmbito de diferentes tipos de organizações, públicas e/ou privadas.
Critério
Os critérios de avaliação são: a) O aluno será considerado aprovado na disciplina se obtiver nota média final maior ou igual a 5,0 (cinco) e frequência igual ou superior a 70% (setenta por cento). b) O aluno será considerado reprovado na disciplina se obtiver nota média final menor que 3,0 (três) e/ou frequência inferior a 70% (setenta por cento).
Norma de Recuperação
a) O aluno poderá participar do processo de reavaliação (recuperação) na disciplina caso obtenha nota média final maior ou igual a 3,0 (três) e menor que 5,0 (cinco) e frequência igual ou superior a 70%. b) A média para aprovação com reavaliação será obtida por meio da média aritmética simples da média final + nota obtida na reavaliação, que deverá ser igual ou superior a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL:
BORINELLI, M. L. Práticas de controladoria: um estudo nas cem maiores empresas privadas que atuam no Brasil. Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2007.
CATELLI, Armando (organizador). Controladoria: uma abordagem da Gestão Econômica (GECON). 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
DE AGUIAR, A. B.; MUCCI, D. M. Gestão de Desempenho: Análise, Comunicação e Implementação de Estratégias para Criação de Valor. 1ª ed. São Paulo, 2023.
FREZATTI, F.; ROCHA, W.; NASCIMENTO, A. R. do; JUNQUEIRA, E. Controle gerencial: uma abordagem da contabilidade gerencial no contexto econômico, comportamental e sociológico. São Paulo: Atlas 2009.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ANDRADE, A.; ROSSETTI, J.P. Governança corporativa: fundamentos, desenvolvimento e tendências. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
ANTHONY, R. N.; GOVINDARAJAN, V. Sistemas de controle gerencial. 12. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.
ANTHONY, R. N., GOVINDARAJAN, V., HARTMANN, F. G. H., KRAUS, K., & NILSSON, G. Management Control Systems: European Edition. McGraw-Hill, 2014.
HORNGREN, C. T.; SUNDEM, G. L.; STRATTON, W. O. Introdução à contabilidade gerencial. 12. ed. São Paulo: Prentice-Hall do Brasil, 2004.
KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Balanced Scorecard: translating strategy into action. Harvard Business School Press, 1996.
MERCHANT, K.; VAN DER STEDE, W.. Management Control Systems 4th Edition (4th Edition), 2014.
NAKAGAWA, M. Introdução à controladoria: conceitos, sistemas e implementação. São Paulo: Atlas, 1993.
NASCIMENTO, A. M.; REGINATO, L. (organizadores) Controladoria: um enfoque na eficácia organizacional. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
OYADOMARI, J. C. T.; MENDONÇA NETO, O. R. de; DULTRA-DE-LIMA, R. G.; NISIYAMA, E. K.; AGUIAR, A. B. de. Contabilidade Gerencial: ferramentas para melhoria de desempenho empresarial. GEN/Atlas, 2018.
PARISI, C.; MEGLIORINI, E. (coord.). Contabilidade gerencial. São Paulo: Atlas, 2011.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Organizações industriais, comerciais e de serviços, públicas, privadas ou do terceiro setor. O público-alvo das organizações são gestores e executivos da área de controladoria e finanças.
Objetivos da atividade
Dentre os objetivos, destacam-se: - Fomentar a interação entre universidade e sociedade, promovendo a troca de conhecimentos entre as organizações e os estudantes da graduação em ciências contábeis. - Consolidar os conhecimentos desenvolvidos na disciplina de Controladoria, por meio do aprofundamento em um contexto real, em torno da abordagem PBL (Problem-based Learning). - Estimular o desenvolvimento de competências (soft-skills nos graduandos de ciências contábeis), particularmente, comunicação oral e escrita, trabalho em grupo, capacidade crítica e de solução de problemas. - Transferir reflexões relevantes aos gestores e às organizações em relação aos temas da disciplina de Controladoria, temas importantes para as organizações.
Descrição da atividade
Descrição da atividade: A atividade consiste no desenvolvimento de um caso prático relacionado a cada um dos temas da disciplina, sejam: (1) Introdução à controladoria e controle gerencial nas organizações; (2) Sistema de avaliação de desempenho, estrutura descentralizada e artefatos; e (3) Tópicos especiais em controladoria. Os alunos são divididos em grupos, sendo um atribuído para cada tema. O desenvolvimento da atividade de extensão (caso prático) consiste nas seguintes etapas: (1) Identificação e contato com professionais da área de finanças e controladoria na organização; (3) Elaboração da carta de anuência para realização da atividade de extensão junto à organização; (4) Realização de uma ou mais entrevistas com profissionais da organização, seguindo o roteiro de solução base de cada caso (disponibilizado pelo docente e adaptado pelo grupo), que abrange questionamentos gerais sobre o contexto da organização e da área, e perguntas específicas de aprofundamento de cada tema. (5) Consolidação e análise das informações fornecidas pelo(s) gestor(es) da organização, à luz da abordagem de Problem Based Learning (PBL). Portanto, seguindo-se a estrutura: delimitação do contexto, definição do problema real, identificação das hipóteses (causas do problema) e as recomendações de solução, ancoradas na literatura. (6) Apresentação do caso prático em grupo, em sala de aula, e recepção das críticas e comentários do(s) professor(es) e estudantes. (7) Elaboração de um relatório executivo (em formato de texto ou vídeo) e envio deste conteúdo para o participante da organização. O objetivo desse relatório é elucidar os pontos críticos observados durante o desenvolvimento do caso prático e proporcionar reflexões e recomendações de melhoria (e referências que permitam fundamentá-las). O formato e tipo do relatório serão acordados diretamente com a organização.
Indicadores de avaliação da atividade
Como indicadores para avaliação da atividade serão consideradas a qualidade da apresentação e a qualidade do relatório escrito ou por meio de vídeo, enviado ao gestor participante da atividade. Dentre as competências avaliadas, destacamos (mas não restritas a elas): conteúdo, fundamentação, comunicação oral e escrita, capacidade crítica, dentre outras competências. As avaliações serão realizadas pelo(s) docente(s) responsável(is) pela disciplina.

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