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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Contabilidade e Atuária
 
Disciplina: EAC0602 - Introdução aos Relatórios de Sustentabilidade
Introduction to Corporate Sustainability

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA:
A introdução aos relatórios de sustentabilidade abrange uma série de princípios e práticas essenciais para que empresas relatem de forma eficaz seus progressos em direção à sustentabilidade no sentido amplo do termo.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
a)Introduzir as razões pelas quais os relatórios de sustentabilidade vêm ganhando espaço nas divulgações corporativas;
b) Apresentar diretrizes e formatos de reporte como: GRI, TCFD, CDP, dentre outros;
c) Discutir o panorama regulatório relativo a exigência da publicação de relatórios de sustentabilidade.
 
 
 
Programa Resumido
1 - Interligação de Dimensões da Sustentabilidade
2 - Processo de Relatório
3 - Abordagem Metodológica Alternativa 
4 - Significado da Divulgação
5 - Incorporação de Perspectivas dos Stakeholders
 
 
 
Programa
1 - Interligação de Dimensões da Sustentabilidade - relatórios de sustentabilidade eficazes não tratam as dimensões econômica, ambiental e social de maneira isolada, mas sim de forma integrada, mostrando como estas interagem e influenciam umas às outras nas operações da empresa (Lozano & Huisingh, 2011).
2 - Processo de Relatório - o processo de elaboração de um relatório de sustentabilidade começa com a definição de objetivos de sustentabilidade, seguida pela escolha de um quadro conceitual e indicadores de sustentabilidade, culminando na análise e apresentação dos resultados (Maclaren, 1996).
3 - Abordagem Metodológica Alternativa - há uma necessidade contínua de desenvolver e aplicar metodologias alternativas para avaliar a qualidade dos relatórios de sustentabilidade, que considerem tanto aspectos quantitativos quanto qualitativos dos esforços de sustentabilidade das empresas (Daub, 2007).
4 - Significado da Divulgação – a divulgação de desempenho sustentável é crucial, pois além de informar sobre as práticas atuais, também guia as futuras ações das empresas e influencia a percepção e decisões dos investidores e outras partes interessadas (Choudhuri & Chakraborty, 2009).
5 - Incorporação de Perspectivas dos Stakeholders - engajar stakeholders é essencial para realizar análises de materialidade, ajudando a identificar aspectos de sustentabilidade mais relevantes para a empresa e para suas partes interessadas (Bellantuono, Pontrandolfo, & Scozzi, 2016).
6 – Análise dos diferentes formatos de relatórios de sustentabilidade existentes.

 
 
 
Avaliação
     
Método
METODOLOGIA: Para ensino de todos os tópicos da disciplina serão utilizados métodos como: 1. Aulas expositivas. 2. Seminários. 3. Estudos de casos. 4. Provas. 5. Listas de exercícios. HABILIDADES E ATITUDES DESENVOLVIDAS: 1. Compreensão dos Princípios de Sustentabilidade: Conhecimento básico sobre desenvolvimento sustentável, incluindo os três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômico. 2. Entendimento de Normas e Frameworks: Familiarização com as normas internacionais e frameworks de relatórios de sustentabilidade, como GRI (Global Reporting Initiative), SASB (Sustainability Accounting Standards Board), e as diretrizes da TCFD (Task Force on Climate-related Financial Disclosures). 3. Análise Crítica de Relatórios de Sustentabilidade: Capacidade de analisar e criticar relatórios de sustentabilidade existentes, identificando pontos fortes, fraquezas e áreas de melhoria. 4. Habilidades de Coleta e Análise de Dados: Aprender a coletar, analisar e interpretar dados relevantes para a criação de um relatório de sustentabilidade, incluindo indicadores de desempenho ambiental, social e governança (ESG). 5. Comunicação Eficaz: Desenvolver habilidades para comunicar informações de sustentabilidade de forma clara e eficaz, tanto por escrito quanto oralmente, adaptando a mensagem para diferentes públicos. 6. Elaboração e Implementação de Relatórios: Prática na criação de relatórios de sustentabilidade, desde o planejamento até a execução, aprendendo a integrar informações de várias fontes e departamentos dentro de uma organização. 7. Ética e Responsabilidade Corporativa: Reflexão sobre questões éticas relacionadas aos relatórios de sustentabilidade e compreensão da responsabilidade das organizações perante seus stakeholders. 8. Uso de Tecnologias Digitais: Explorar como as tecnologias emergentes podem ser utilizadas para melhorar a eficiência e a precisão dos relatórios de sustentabilidade. 9. Pensamento Sistêmico: Capacidade de entender como as ações de uma empresa afetam o meio ambiente e a sociedade em um nível sistêmico e como esses impactos são interconectados. 10. Gestão de Stakeholders: Aprender a identificar, envolver e gerir as expectativas dos stakeholders em relação à sustentabilidade, garantindo que os relatórios reflitam suas necessidades e preocupações.
Critério
Os critérios de avaliação são: a) O aluno será considerado aprovado na disciplina se obtiver nota média final maior ou igual a 5,0 (cinco) e frequência igual ou superior a 70% (setenta por cento). b) O aluno será considerado reprovado na disciplina se obtiver nota média final menor que 3,0 (três) e/ou frequência inferior a 70% (setenta por cento).
Norma de Recuperação
a) O aluno poderá participar do processo de reavaliação (recuperação) na disciplina caso obtenha nota média final maior ou igual a 3,0 (três) e menor que 5,0 (cinco) e frequência igual ou superior a 70%. b) A média para aprovação com reavaliação será obtida por meio da média aritmética simples da média final + nota obtida na reavaliação, que deverá ser igual ou superior a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
Bellantuono, N., Pontrandolfo, P., & Scozzi, B. (2016). Capturing the Stakeholders’ View in Sustainability Reporting: A Novel Approach. Sustainability, 8(4), 379.

Choudhuri, A., & Chakraborty, J. (2009). An Insight into Sustainability Reporting. Social Science Research Network.

Daub, C.-H. (2007). Assessing the quality of sustainability reporting: an alternative methodological approach. Journal of Cleaner Production, 15, 75-85.

Lozano, R., & Huisingh, D. (2011). Inter-linking issues and dimensions in sustainability reporting. Journal of Cleaner Production, 19, 99-107.

Maclaren, V. (1996). Urban Sustainability Reporting. Journal of The American Planning Association, 62, 184-202.
 

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