APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA: A introdução aos relatórios de sustentabilidade abrange uma série de princípios e práticas essenciais para que empresas relatem de forma eficaz seus progressos em direção à sustentabilidade no sentido amplo do termo. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: a)Introduzir as razões pelas quais os relatórios de sustentabilidade vêm ganhando espaço nas divulgações corporativas; b) Apresentar diretrizes e formatos de reporte como: GRI, TCFD, CDP, dentre outros; c) Discutir o panorama regulatório relativo a exigência da publicação de relatórios de sustentabilidade.
1 - Interligação de Dimensões da Sustentabilidade 2 - Processo de Relatório 3 - Abordagem Metodológica Alternativa 4 - Significado da Divulgação 5 - Incorporação de Perspectivas dos Stakeholders
1 - Interligação de Dimensões da Sustentabilidade - relatórios de sustentabilidade eficazes não tratam as dimensões econômica, ambiental e social de maneira isolada, mas sim de forma integrada, mostrando como estas interagem e influenciam umas às outras nas operações da empresa (Lozano & Huisingh, 2011). 2 - Processo de Relatório - o processo de elaboração de um relatório de sustentabilidade começa com a definição de objetivos de sustentabilidade, seguida pela escolha de um quadro conceitual e indicadores de sustentabilidade, culminando na análise e apresentação dos resultados (Maclaren, 1996). 3 - Abordagem Metodológica Alternativa - há uma necessidade contínua de desenvolver e aplicar metodologias alternativas para avaliar a qualidade dos relatórios de sustentabilidade, que considerem tanto aspectos quantitativos quanto qualitativos dos esforços de sustentabilidade das empresas (Daub, 2007). 4 - Significado da Divulgação – a divulgação de desempenho sustentável é crucial, pois além de informar sobre as práticas atuais, também guia as futuras ações das empresas e influencia a percepção e decisões dos investidores e outras partes interessadas (Choudhuri & Chakraborty, 2009). 5 - Incorporação de Perspectivas dos Stakeholders - engajar stakeholders é essencial para realizar análises de materialidade, ajudando a identificar aspectos de sustentabilidade mais relevantes para a empresa e para suas partes interessadas (Bellantuono, Pontrandolfo, & Scozzi, 2016). 6 – Análise dos diferentes formatos de relatórios de sustentabilidade existentes.
Bellantuono, N., Pontrandolfo, P., & Scozzi, B. (2016). Capturing the Stakeholders’ View in Sustainability Reporting: A Novel Approach. Sustainability, 8(4), 379. Choudhuri, A., & Chakraborty, J. (2009). An Insight into Sustainability Reporting. Social Science Research Network. Daub, C.-H. (2007). Assessing the quality of sustainability reporting: an alternative methodological approach. Journal of Cleaner Production, 15, 75-85. Lozano, R., & Huisingh, D. (2011). Inter-linking issues and dimensions in sustainability reporting. Journal of Cleaner Production, 19, 99-107. Maclaren, V. (1996). Urban Sustainability Reporting. Journal of The American Planning Association, 62, 184-202.