Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Administração
 
Disciplina: EAD0376 - Economia da Estratégia
Economics of Strategy

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
- Utilizar conceitos econômicos avançados, aplicando-os no desenho das fronteiras das organizações, análise competitiva dos mercados e captura de valor pelas empresas;
- Compreender os princípios econômicos gerais, relacionando-os às mudanças de ambiente de negócios, negócios internacionais e mercados emergentes.
- Reconhecer a aplicabilidade dos conceitos econômicos, identificando alternativas de valor para a tomada de decisão. 
- Relacionar as características micro e macroeconômicas dos negócios, demonstrando maior solidez na avaliação e desenho de solução de desafios estratégicos das organizações;
 - Compreender os conflitos de eficiência econômica presentes nas decisões estratégicas, mitigando seus riscos.
- Aplicar conceitos de economia da inovação, experimentando alternativas de rotas para vantagem competitiva.
- Aplicar princípios econômicos na análise dos desafios estratégicos das organizações, calculando alternativas de valor econômico.
- Identificar os conceitos, reconhecendo situações práticas, a partir da discussão casos e exercícios aplicados em grupo.
- Reconhecer corretamente os conceitos econômicos, listando e discutindo casos e apresentando exemplos de aplicação 
- Aplicar corretamente os conceitos econômicos na solução de exercícios, demonstrando domínio da linguagem técnica
- Usar ferramentas de TI, implementando exercícios e estudos de caso (processador de texto, gráficos e planilhas).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2253712 - Daniel Reed Bergmann
1305972 - Maria Sylvia Macchione Saes
1452257 - Nuno Manoel Martins Dias Fouto
5393993 - Paula Sarita Bigio Schnaider Nissimoff
77542 - Paulo Roberto Feldmann
2068031 - Renata Giovinazzo Spers
 
Programa Resumido
- Revisão de Princípios econômicos;
- As fronteiras da empresa;
- Análise competitiva e de mercado;
- Dinâmica e posicionamento estratégicos;
- Aspectos macroeconômicos e seus impactos sobre as estratégias.

 
 
 
Programa
- Revisão de Princípios econômicos
- As fronteiras da empresa
  - Fronteiras horizontais;
  - Fronteiras verticais;
  - Integração e suas alternativas.
- Análise competitiva e de mercado 
  - Análise da concorrência e competição;
  - Entrada e saída do mercado;
  - Dinâmica competitiva;
  - Analise setorial.
-Dinâmica e posicionamento estratégicos
  - Posicionamento estratégico para a vantagem competitiva;
  - Informação e criação de valor;
  - Sustentação da vantagem competitiva.
- Aspectos macroeconômicos e seus impactos sobre as estratégias
  - Variáveis macroeconômicas que afetam as empresas; 
  - Como diferentes nações lidam e são impactadas pela macroeconomia;
  - Comércio internacional e seus principais players;
  - Conjuntura econômica mundial.

 
 
 
Avaliação
     
Método
- Participação - Exercícios - Estudos de caso - Prova intermediária - Prova final
Critério
O aluno terá direito a recuperação se obter média final entre 3,0 (três e zero) e 4,9 (quatro e nove) e no mínimo 70% de frequência.
Norma de Recuperação
O aluno será submetido a uma avaliação cuja nota terá peso de 50% na média final.
 
Bibliografia
     
BESANKO, D., DRANOVE, D., SHANLEY, M., & SCHAEFER, S. (2018). A Economia da Estratégia-5. Bookman Editora.

SLOMAN, J. & JONES, E. (2017). Essential Economics for Business. Pearson.

McGUIGAN, J. R.; MOYER, R.C.; HARRIS, F.H. Managerial economics: applications, strategy and tatics. Cincinatti, South Western, 2018.

SHAPIRO, D. & GREENLAW, S. (2017). Principles of Economics. XanEdu Publishing Inc.

BARON, D. (2013). Business and its Environment. Pearson.

MANSFIELD, Edwin. (2015)Managerial economics: theory, applications and cases. Nova Iorque, Prentice-Hall.


PORTER, M. E. (2008). The five competitive forces that shape strategy. Harvard Business Review, 86(1), 25-40.

BRANDENBURGER, A.; NALEBUFF, B. (1995).The right game: use game theory to shape strategy. Harvard Business Review, july-august.
 

Clique para consultar os requisitos para EAD0376

Clique para consultar o oferecimento para EAD0376

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP