- Utilizar conceitos econômicos avançados, aplicando-os no desenho das fronteiras das organizações, análise competitiva dos mercados e captura de valor pelas empresas; - Compreender os princípios econômicos gerais, relacionando-os às mudanças de ambiente de negócios, negócios internacionais e mercados emergentes. - Reconhecer a aplicabilidade dos conceitos econômicos, identificando alternativas de valor para a tomada de decisão. - Relacionar as características micro e macroeconômicas dos negócios, demonstrando maior solidez na avaliação e desenho de solução de desafios estratégicos das organizações; - Compreender os conflitos de eficiência econômica presentes nas decisões estratégicas, mitigando seus riscos. - Aplicar conceitos de economia da inovação, experimentando alternativas de rotas para vantagem competitiva. - Aplicar princípios econômicos na análise dos desafios estratégicos das organizações, calculando alternativas de valor econômico. - Identificar os conceitos, reconhecendo situações práticas, a partir da discussão casos e exercícios aplicados em grupo. - Reconhecer corretamente os conceitos econômicos, listando e discutindo casos e apresentando exemplos de aplicação - Aplicar corretamente os conceitos econômicos na solução de exercícios, demonstrando domínio da linguagem técnica - Usar ferramentas de TI, implementando exercícios e estudos de caso (processador de texto, gráficos e planilhas).
- Revisão de Princípios econômicos; - As fronteiras da empresa; - Análise competitiva e de mercado; - Dinâmica e posicionamento estratégicos; - Aspectos macroeconômicos e seus impactos sobre as estratégias.
- Revisão de Princípios econômicos - As fronteiras da empresa - Fronteiras horizontais; - Fronteiras verticais; - Integração e suas alternativas. - Análise competitiva e de mercado - Análise da concorrência e competição; - Entrada e saída do mercado; - Dinâmica competitiva; - Analise setorial. -Dinâmica e posicionamento estratégicos - Posicionamento estratégico para a vantagem competitiva; - Informação e criação de valor; - Sustentação da vantagem competitiva. - Aspectos macroeconômicos e seus impactos sobre as estratégias - Variáveis macroeconômicas que afetam as empresas; - Como diferentes nações lidam e são impactadas pela macroeconomia; - Comércio internacional e seus principais players; - Conjuntura econômica mundial.
BESANKO, D., DRANOVE, D., SHANLEY, M., & SCHAEFER, S. (2018). A Economia da Estratégia-5. Bookman Editora. SLOMAN, J. & JONES, E. (2017). Essential Economics for Business. Pearson. McGUIGAN, J. R.; MOYER, R.C.; HARRIS, F.H. Managerial economics: applications, strategy and tatics. Cincinatti, South Western, 2018. SHAPIRO, D. & GREENLAW, S. (2017). Principles of Economics. XanEdu Publishing Inc. BARON, D. (2013). Business and its Environment. Pearson. MANSFIELD, Edwin. (2015)Managerial economics: theory, applications and cases. Nova Iorque, Prentice-Hall. PORTER, M. E. (2008). The five competitive forces that shape strategy. Harvard Business Review, 86(1), 25-40. BRANDENBURGER, A.; NALEBUFF, B. (1995).The right game: use game theory to shape strategy. Harvard Business Review, july-august.