· Apresentar uma visão geral do conceito de marketing, do sistema de marketing e da administração de Marketing.· Discutir os aspectos estratégicos e tático-operacionais de marketing. Fornecer uma base para o processo de análise do mercado e do ambiente de marketing.
Conceitos básicos e visão sistêmica do Marketing.
· Conceitos básicos em marketing· Visão geral da Administração de Marketing· O Sistema de Marketing e o Ambiente de Marketing· Planejamento Estratégico e o Papel do Marketing· Análise de mercado e o Comportamento do Consumidor e do Comprador Organizacional· Mensuração e Previsão· Segmentação do Mercado e Posicionamento
BERKOWITZ, Eric; KERIN, Roger; HARTLEY, Steven & RUDELIUS, William. Marketing. 6ª ed. Irwin-McGraw Hill. 2001.BOONE, Louis E. & KURTZ, David L. Marketing Contemporâneo. (8ª ed.) . Rio de Janeiro. LTC. 1998.CHURCHILL Jr, Gilbert A. & Peter, J. Paul. Marketing. Criando valor para os clientes. Ed. Saraiva. São Paulo. 2000.CZINKOTA, Michael e outros. Marketing. As melhores práticas. Porto Alegre. Bookman.2001.ETZEL, Michael; WALKER, Bruce & STANTON, William. Marketing. Makron Books. 2001.KOTLER, Philip. Administração de Marketing (10ª ed. - Ed do Milênio). São Paulo. Prentice Hall. 2000.KOTLER, Philip & ARMSTRONG, Gary. Introdução ao Marketing (4ª ed.) . Rio de Janeiro. LTC. 2000.McCARTHY, E. Jerome & PERREAULT Jr. Marketing Essencial: uma abordagem gerencial e global. São Paulo. Atlas. 1997.NICKELS, William G. & WOOD, Marian Burk. Marketing. Relacionamentos, qualidade, valor. Rio de Janeiro. LTC Editora. 1999.RICHARDSON, Jonh E. (editor). Marketing. Annual editions. Duskin/McGraw-Hill.99/00.*Serão apresentados durante o curso, artigos, "papers", sites de internet e livros mais recentes