Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
 
Administração
 
Disciplina: EAD0541 - Fundamentos de Marketing
Marketing Fundamentals

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
· Apresentar uma visão geral do conceito de marketing, do sistema de marketing e da administração de Marketing.
· Discutir os aspectos estratégicos e tático-operacionais de marketing. Fornecer uma base para o processo de análise do mercado e do ambiente de marketing.
 
 
 
Programa Resumido
Conceitos básicos e visão sistêmica do Marketing.
 
 
 
Programa
· Conceitos básicos em marketing
· Visão geral da Administração de Marketing
· O Sistema de Marketing e o Ambiente de Marketing
· Planejamento Estratégico e o Papel do Marketing
· Análise de mercado e o Comportamento do Consumidor e do Comprador Organizacional
· Mensuração e Previsão
· Segmentação do Mercado e Posicionamento
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas com apresentação da teoria combinada com a resolução de problemas. Exercícios para fixação dos conhecimentos adquiridos.
Critério
Aplicação de provas e elaboração de trabalhos.
Norma de Recuperação
O aluno será avaliado continuamente e, em caso de performance não compatível, será submetido a uma reavaliação final, a título de recuperação.
 
Bibliografia
     
BERKOWITZ, Eric; KERIN, Roger; HARTLEY, Steven & RUDELIUS, William. Marketing. 6ª ed. Irwin-McGraw Hill. 2001.

BOONE, Louis E. & KURTZ, David L. Marketing Contemporâneo. (8ª ed.) . Rio de Janeiro. LTC. 1998.

CHURCHILL Jr, Gilbert A. & Peter, J. Paul. Marketing. Criando valor para os clientes. Ed. Saraiva. São Paulo. 2000.

CZINKOTA, Michael e outros. Marketing. As melhores práticas. Porto Alegre. Bookman.
2001.

ETZEL, Michael; WALKER, Bruce & STANTON, William. Marketing. Makron Books. 2001.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing (10ª ed. - Ed do Milênio). São Paulo. Prentice Hall. 2000.

KOTLER, Philip & ARMSTRONG, Gary. Introdução ao Marketing (4ª ed.) . Rio de Janeiro. LTC. 2000.

McCARTHY, E. Jerome & PERREAULT Jr. Marketing Essencial: uma abordagem gerencial e global. São Paulo. Atlas. 1997.

NICKELS, William G. & WOOD, Marian Burk. Marketing. Relacionamentos, qualidade, valor. Rio de Janeiro. LTC Editora. 1999.

RICHARDSON, Jonh E. (editor). Marketing. Annual editions. Duskin/McGraw-Hill.99/00.

*Serão apresentados durante o curso, artigos, "papers", sites de internet e livros mais recentes

 

Clique para consultar os requisitos para EAD0541

Clique para consultar o oferecimento para EAD0541

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP