Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Administração
 
Disciplina: EAD0611 - Estratégia Empresarial
Business Strategy

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Memorizar as estratégias empresariais, identificando-as no nível corporativo e funcional. 
Avaliar as escolhas estratégicas da empresa, justificando a sua aplicação.
Analisar o melhor caminho para a formulação das estratégias, explicando qual o mais adequado.
Desenhar diferentes estratégias empresariais, traçando caminhos inovadores e personalizados às necessidades das empresas.
Avaliar os caminhos estratégicos da empresa, defendendo a sua aplicabilidade e eficácia. 
Comparar as diferentes escolhas estratégicas dos indivíduos, integrando-as em uma abordagem consensual.
Defender a escolha estratégica, justificando-o frente a diferentes pontos de vista.
Elaborar planos estratégicos, traçando novas perspectivas e diferentes abordagens estratégicas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
9162898 - Claudia Sofia Frias Pinto
5353963 - Felipe Mendes Borini
1084243 - Flávio Hourneaux Junior
1100070 - João Mauricio Gama Boaventura
1305012 - Moacir de Miranda Oliveira Júnior
 
Programa Resumido
Estratégia Empresarial visa à estruturação do pensamento estratégico para as decisões que interferem na empresa, seja na organização como um todo, unidades organizacionais, departamentos, equipes, ou mesmo no plano individual
 
Business Strategy aims structuring strategic thinking for decisions that affect the company, whether in the organization as a whole, organizational units, departments, teams, or even at the individual level.
 
 
Programa
Fundamentos da Estratégia Empresarial
Processo de Formação da Estratégica 
Visão Estratégica
Estratégia na Perspectiva da Visão Baseada na Industria (Análise do Ambiente Externo)
Estratégia na Perspectiva da Visão Baseada nas Instituições (Análise do Ambiente Externo)
Estratégia na Perspectiva da Visão Baseada nos Stakeholders (Análise do Ambiente Externo e Interno)
Estratégia na Perspectiva da Visão Baseada em Recursos (Análise do Ambiente Interno)
Formulação da Estratégia (Estratégias de Unidades de Negócio)
Formulação da Estratégia (Estratégias Funcionais)
Formulação da Estratégia (Estratégias Corporativas)
 
1. Fundamentals of Business Strategy 2. Strategy Process 3. Strategic Vision 4. Strategy from the Perspective of an Industry-Based View (External Environment Analysis) 5. Strategy from the Perspective of the Institution-Based View (External Environment Analysis) 6. Strategy from the Perspective of the Stakeholder-Based View (External and Internal Environment Analysis) 7. Strategy from the Perspective of the Resource-Based View (Internal Environment Analysis) 8. Strategy Formulation (Business Unit Strategies) 9. Strategy Formulation (Functional Strategies) 10. Strategy Formulation (Corporate Strategies)
 
 
Avaliação
     
Método
Aplicação de provas e elaboração de trabalhos
Critério
O aluno terá direito a recuperação se obter média final entre 3,0 (três e zero) e 4,9 (quatro e nove) e no mínimo 70% de frequência.
Norma de Recuperação
O aluno será submetido a uma avaliação cuja nota terá peso de 50% na média final.
 
Bibliografia
     
HITT, Michael A.; HOSKISSON, Robert E.; IRELAND, R. Duane. Administração estratégica: competitividade e globalização: conceitos. Cengage Learning Edições Ltda., 2020.
ALMEIDA, Martinho, I. R. Manual de planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2001.
FISCHMANN, Adalberto A. e ALMEIDA, Martinho I. R. Planejamento estratégico na prática. 2A. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
 

Clique para consultar os requisitos para EAD0611

Clique para consultar o oferecimento para EAD0611

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP