Refletir sobre seus objetivos de carreira e e sobre as ações de desenvolvimento necessárias, construindo seu plano individual de carreira Compreender a dinâmica da carreira no mercado de trabalho e nas organizações, desenhando e explicando as trajetórias de carreira de uma determinada organização Analisar o processo de desenvolvimento na carreira e de valorização profissional, identificando e diferenciando as etapas de uma determinada carreira e os níveis salariais correspondentes Avaliar seu próprio desenvolvimento na carreira e dos membros de sua equipe, predizendo indicadores de evolução e de aprendizagem. Analisar o peso da carreira profissional frente às demais dimensões da sua vida, comparando situações de escolhas efetuadas por diversas pessoas com as suas possíveis escolhas. Avaliar alternativas profissionais ponderando os aspectos racionais e emocionais envolvidos nas possíveis escolhas de carreira Compreender os ciclos de carreira e a necessidade de renovação contínua de conhecimentos, exemplificando situações vividas por pessoas do seu conhecimento ou investigadas nos trabalhos para a disciplina Criar distância crítica sobre a própria carreira e sobre o seu processo de desenvolvimento, desenvolvendo ações para construir consciência crítica sobre a carreira. Compreender a importância da cooperação no processo de desenvolvimento profissional, explicando os benefícios e contribuições da cooperação no desenvolvimento das pessoas Compreender a contribuição da diversidade no desenvolvimento pessoal e profissional, explicando como a diversidade pode influenciar no desenvolvimento.
Dinâmica da carreira no mercado e nas organizações Protagonismo na gestão da própria carreira Conciliação de expectativas entre as pessoas e a organização Etapas da carreira e valorização profissional
Dinâmica da carreira no mercado e nas organizações Trajetórias de carreira típicas no mercado Sistemas de gestão de carreiras Processo sucessório Processos de orientação profissional Protagonismo na gestão da própria carreira Autoconhecimento Enfrentamento de dilemas de carreira Planejamento da carreira individual Construção de projeto de desenvolvimento profissional Conciliação de expectativas entre as pessoas e a organização Diferentes papéis no processo de conciliação de expectativas (pessoa, gestor e organização) Suporte da organização para as pessoas refletirem sobre suas carreiras Etapas da carreira e valorização profissional Níveis de complexidade nas carreiras profissionais e gerenciais Lógica de valorização do mercado para cada degrau de complexidade Processos de transição de carreira e fechamento de ciclos.
Livros base para o curso DUTRA, Joel – Administração de Carreiras: a pessoa, a organização e as oportunidades. São Paulo, Gen/Atlas. 2017; DUTRA, Joel; DUTRA, Tatiana; DUTRA, Gabriela – Gestão de Pessoas: Realidade Atual e Desafios Futuros. São Paulo, Gen/Atlas. 2017; Livros de apoio FLEURY, Maria T. e outros – As Pessoas na Organização. São Paulo, Gente. 2002; DUTRA, Joel – Gestão da Carreira na Empresa Contemporânea. São Paulo, Atlas. 2010; DUTRA, Joel – Desafios na Gestão de Carreiras. São Paulo, Atlas. 2013; DUTRA, Joel – Avaliação de Pessoas. São Paulo, Atlas. 2014; DUTRA, Joel – Processo Sucessório. São Paulo, Gen/Atlas. 2016; DUTRA, Joel – Competências: Conceitos, Instrumentos e Experiências. São Paulo, Gen/Atlas. 2017; Dutra, Joel; Veloso, Elza R.; Trevisan Leonardo N. Carreira e Liderança: fronteiras móveis entre indivíduo e organização - Editora In House - 2020 Dutra, Joel; Hipólito José A. Gestão de Pessoas em Empresas e Organizações Públicas - Editora Gen/Atlas 2019 HIPÓLITO, José A.; DUTRA, Joel – Remuneração e Recompensas – São Paulo, Elsevier. 2012. LAWLER, E. – Strategic Pay – Jossey-Bass, USA 1991; ZIMPECK, Beverly – Administração de Salários – Atlas, São Paulo 1990;