Compreender as organizações como uma unidade social que articula processos individuais e coletivos, dominando as ferramentas conceituais básicas que permitam análise das suas dimensões psicossociais e intervenção no seu cotidiano de trabalho.
Fundamentos de comportamento organizacional. A dimensão individual: personalidade, valores e atitudes; vínculos com a organização e motivação. As dimensões interpessoal e organizacional: conflitos e cultura.
Modelos e tendências em Comportamento Organizacional Personalidade, atitudes e valores humanos nas organizações Motivação no trabalho e comprometimento Conflitos interpessoais Clima e cultura organizacional
Borges-Andrade, J. E., & Bastos, A. V. B. Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed. Borges, L. O., & Mourão, L. O Trabalho e as Organizações: atuações a partir da Psicologia. Porto Alegre: Artmed. Baldwin, T. Bommer, B., Rubin, R. (2015). Gerenciando o Comportamento Organizacional. Rio de Janeiro: Elsevier. Robbins, S. P. – Comportamento Organizacional. Tradução técnica: Reynaldo Cavalheiro Marcondes. Prentice Hall – São Paulo – 2002. 9a. Edição (preferencial; procurar em sebos).