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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Administração
 
Disciplina: EAD0642 - Decisões de Produto / Serviço e Preço
Price and Product/Service Decisions

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2002 Desativação:

Objetivos
· Estudar as técnicas utilizadas na tomada de decisões de marketing à luz dos conceitos postulados na disciplina "marketing básico". Analisar as principais decisões da Administração de Marketing e sua problemática no contexto empresarial. Introduzir conceitos e analisar problemas de alguns campos específicos de Marketing referentes a Produtos/Serviços e Preços
 
 
 
Programa Resumido
Ferramentas e técnicas para decisões sobre Produtos/Serviços e Preços
 
 
 
Programa
Produto / Serviço 
· Idéias e inovação
· Novos produtos e serviços
· Linhas e tipos de produtos / serviços e marcas
· Novos produtos e serviços
· Descontinuação de produtos e serviços
· Análise de carteiras de produtos / serviços
· Produtos / Serviços de alta e baixa tecnologia
· Produtos / Serviços na pequena e média empresa

Preço
· Valor e custo de produtos / serviços
· Análise contábil, financeira e econômica
· A resposta do ambiente aos preços
· Estratégias de fixação e adequação de preços para produtos / serviços
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas com apresentação da teoria combinada com a resolução de problemas. Exercícios para fixação dos conhecimentos adquiridos.
Critério
Aplicação de provas e elaboração de trabalhos.
Norma de Recuperação
O aluno será avaliado continuamente e, em caso de performance não compatível, será submetido a uma reavaliação final, a título de recuperação.
 
Bibliografia
     
BATESON, John E. G. & HOFFMAN, Douglas. Administração de marketing de serviços. Porto Alegre. Bookman, 2001.
BERKOWITZ, Eric; KERIN, Roger; HARTLEY, Steven & RUDELIUS, William. Marketing. 6ª ed. Irwin-McGraw Hill. 2001.
CHURCHILL Jr, Gilbert A. & Peter, J. Paul. Marketing. Criando valor para os clientes. Ed. Saraiva. São Paulo. 2000.
CZINKOTA, Michael e outros. Marketing. As melhores práticas. Porto Alegre. Bookman.
2001.
ETZEL, Michael; WALKER, Bruce & STANTON, William. Marketing. Makron Books. 2001.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing (10ª ed. - Ed do Milênio). São Paulo. Prentice Hall. 2000.
LOVELOCK, Christopher. Marketing de Serviços. São Paulo. Saraiva, 2001.
McCARTHY, E. Jerome & PERREAULT Jr. Marketing Essencial: uma abordagem gerencial e global. São Paulo. Atlas. 1997.
NICKELS, William G. & WOOD, Marian Burk. Marketing. Relacionamentos, qualidade, valor. Rio de Janeiro. LTC Editora. 1999.
RICHARDSON, Jonh E. (editor). Marketing. Annual editions. Duskin/McGraw-Hill.99/00.

*Serão apresentados durante o curso, artigos, "papers", sites de internet e livros mais recentes
 

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