· Estudar as técnicas utilizadas na tomada de decisões de marketing à luz dos conceitos postulados na disciplina "marketing básico". Analisar as principais decisões da Administração de Marketing e sua problemática no contexto empresarial. Introduzir conceitos e analisar problemas de alguns campos específicos de Marketing referentes a Produtos/Serviços e Preços
Ferramentas e técnicas para decisões sobre Produtos/Serviços e Preços
Produto / Serviço · Idéias e inovação· Novos produtos e serviços· Linhas e tipos de produtos / serviços e marcas· Novos produtos e serviços· Descontinuação de produtos e serviços· Análise de carteiras de produtos / serviços· Produtos / Serviços de alta e baixa tecnologia· Produtos / Serviços na pequena e média empresaPreço · Valor e custo de produtos / serviços· Análise contábil, financeira e econômica· A resposta do ambiente aos preços· Estratégias de fixação e adequação de preços para produtos / serviços
BATESON, John E. G. & HOFFMAN, Douglas. Administração de marketing de serviços. Porto Alegre. Bookman, 2001.BERKOWITZ, Eric; KERIN, Roger; HARTLEY, Steven & RUDELIUS, William. Marketing. 6ª ed. Irwin-McGraw Hill. 2001.CHURCHILL Jr, Gilbert A. & Peter, J. Paul. Marketing. Criando valor para os clientes. Ed. Saraiva. São Paulo. 2000.CZINKOTA, Michael e outros. Marketing. As melhores práticas. Porto Alegre. Bookman.2001.ETZEL, Michael; WALKER, Bruce & STANTON, William. Marketing. Makron Books. 2001.KOTLER, Philip. Administração de Marketing (10ª ed. - Ed do Milênio). São Paulo. Prentice Hall. 2000.LOVELOCK, Christopher. Marketing de Serviços. São Paulo. Saraiva, 2001.McCARTHY, E. Jerome & PERREAULT Jr. Marketing Essencial: uma abordagem gerencial e global. São Paulo. Atlas. 1997.NICKELS, William G. & WOOD, Marian Burk. Marketing. Relacionamentos, qualidade, valor. Rio de Janeiro. LTC Editora. 1999.RICHARDSON, Jonh E. (editor). Marketing. Annual editions. Duskin/McGraw-Hill.99/00.*Serão apresentados durante o curso, artigos, "papers", sites de internet e livros mais recentes