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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Administração
 
Disciplina: EAD0644 - Decisões de Promoção, Distribuição / Canais
Distribution/Channels and Promotion Decisions

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2002 Desativação:

Objetivos
· Estudar as técnicas utilizadas na tomada de decisões de marketing à luz dos conceitos postulados na disciplina "marketing básico". Analisar as principais decisões da Administração de Marketing e sua problemática no contexto empresarial. Introduzir conceitos e analisar problemas de alguns campos específicos de Marketing referentes a Promoção e Distribuição/Canais
 
 
 
Programa Resumido
Ferramentas e técnicas para decisões sobre Promoção e Distribuição/Canais.
 
 
 
Programa
Promoção
· Processo de comunicação persuasiva
· Composto de comunicação persuasiva
- Propaganda
- Venda pessoal
- Publicidade / Relações Públicas
- Venda pessoal (a força de vendas)
- Campanhas promocionais
- Agências de propaganda

Distribuição / Canais
· Estrutura do canal e a distribuição física
· Canais de Marketing como sistemas sociais: poder, liderança, conflitos
· Gerenciamento de canais
· Logística em canais de Marketing
· Processo de distribuição física
· Tendências na distribuição física e a influência da internet
· Varejo e atacado
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas com apresentação da teoria combinada com a resolução de problemas. Exercícios para fixação dos conhecimentos adquiridos.
Critério
Aplicação de provas e elaboração de trabalhos
Norma de Recuperação
O aluno será avaliado continuamente e, em caso de performance não compatível, será submetido a uma reavaliação final, a título de recuperação.
 
Bibliografia
     
BALLOU, Ronald H. Administração da Logística Integrada. Porto Alegre. Bookman, 2001.
BERKOWITZ, Eric; KERIN, Roger; HARTLEY, Steven & RUDELIUS, William. Marketing. 6ª ed. Irwin-McGraw Hill. 2001.
CHURCHILL Jr, Gilbert A. & Peter, J. Paul. Marketing. Criando valor para os clientes. Ed. Saraiva. São Paulo. 2000.
CZINKOTA, Michael e outros. Marketing. As melhores práticas. Porto Alegre. Bookman. 2001.
ETZEL, Michael; WALKER, Bruce & STANTON, William. Marketing. Makron Books. 2001.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing (10ª ed. - Ed do Milênio). São Paulo. Prentice Hall. 2000.
McCARTHY, E. Jerome & PERREAULT Jr. Marketing Essencial: uma abordagem gerencial e global. São Paulo. Atlas. 1997.
NICKELS, William G. & WOOD, Marian Burk. Marketing. Relacionamentos, qualidade, valor. Rio de Janeiro. LTC Editora. 1999.
RICHARDSON, Jonh E. (editor). Marketing. Annual editions. Duskin/McGraw-Hill.99/00.
ROSENBLOOM, Bert. Marketing channels: a management view. EUA. The Dryden Press, 1999.
SHIMP, Terence A. Advertising Promotion. Supplemental Aspects of Integrated Marketing Communications. EUA. The Dryden Press, 2000.

*Serão apresentados durante o curso, artigos, "papers", sites de internet e livros mais recentes
 

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