· Estudar as técnicas utilizadas na tomada de decisões de marketing à luz dos conceitos postulados na disciplina "marketing básico". Analisar as principais decisões da Administração de Marketing e sua problemática no contexto empresarial. Introduzir conceitos e analisar problemas de alguns campos específicos de Marketing referentes a Promoção e Distribuição/Canais
Ferramentas e técnicas para decisões sobre Promoção e Distribuição/Canais.
Promoção· Processo de comunicação persuasiva · Composto de comunicação persuasiva- Propaganda- Venda pessoal- Publicidade / Relações Públicas- Venda pessoal (a força de vendas)- Campanhas promocionais- Agências de propagandaDistribuição / Canais· Estrutura do canal e a distribuição física· Canais de Marketing como sistemas sociais: poder, liderança, conflitos· Gerenciamento de canais· Logística em canais de Marketing· Processo de distribuição física· Tendências na distribuição física e a influência da internet · Varejo e atacado
BALLOU, Ronald H. Administração da Logística Integrada. Porto Alegre. Bookman, 2001.BERKOWITZ, Eric; KERIN, Roger; HARTLEY, Steven & RUDELIUS, William. Marketing. 6ª ed. Irwin-McGraw Hill. 2001.CHURCHILL Jr, Gilbert A. & Peter, J. Paul. Marketing. Criando valor para os clientes. Ed. Saraiva. São Paulo. 2000.CZINKOTA, Michael e outros. Marketing. As melhores práticas. Porto Alegre. Bookman. 2001.ETZEL, Michael; WALKER, Bruce & STANTON, William. Marketing. Makron Books. 2001.KOTLER, Philip. Administração de Marketing (10ª ed. - Ed do Milênio). São Paulo. Prentice Hall. 2000.McCARTHY, E. Jerome & PERREAULT Jr. Marketing Essencial: uma abordagem gerencial e global. São Paulo. Atlas. 1997.NICKELS, William G. & WOOD, Marian Burk. Marketing. Relacionamentos, qualidade, valor. Rio de Janeiro. LTC Editora. 1999.RICHARDSON, Jonh E. (editor). Marketing. Annual editions. Duskin/McGraw-Hill.99/00.ROSENBLOOM, Bert. Marketing channels: a management view. EUA. The Dryden Press, 1999.SHIMP, Terence A. Advertising Promotion. Supplemental Aspects of Integrated Marketing Communications. EUA. The Dryden Press, 2000.*Serão apresentados durante o curso, artigos, "papers", sites de internet e livros mais recentes