· Apresentar, analisar e discutir os modelos de comportamento do consumidor e do comprador organizacional e suas implicações nas empresas e na sociedade
Analise das principais abordagens teóricas e modelos do comportamento do consumidor e do comprador organizacional. Apresentação dos aspectos sociais, éticos e legais. Comportamento do mercado.
· Conceito básico da ciência do comportamento humano· Principais abordagens relativas ao comportamento do consumidor· Modelo integrativo do comportamento do consumidor · Modelo integrativo do comportamento do comprador organizacional· Business to Business, a importância de novas técnicas e do uso da Tecnologia de Informações· Mudanças sociais· Aspectos éticos e legais do Marketing· Elementos principais que determinam o comportamento do mercado e seus segmentos
BENNETT, P. D. & KASSARJIAN, H.H. - O Comportamento do Consumidor. Editora Atlas, São Paulo, 1980.BONOMA T & SHAPIRO B. - Sucesso e Marketing Industrial , São Paulo: Editora Harbra, 1991.CHURCHILL Jr, Gilbert A. & Peter, J. Paul. Marketing. Criando valor para os clientes. Ed. Saraiva. São Paulo. 2000.HUTT, Michael D. & SPEH, Thomas W. - Business Marketing Management , Orlando: Dryden Press (2000).KOTLER, Philip. Administração de Marketing (10ª ed. - Ed do Milênio). São Paulo. Prentice Hall. 2000.NICKELS, William G. & WOOD, Marian Burk. Marketing. Relacionamentos, qualidade, valor. Rio de Janeiro. LTC Editora. 1999.SCHIFFMAN, Leon G. & KANUK, Leslie Lazar. Comportamento do Consumidor. Rio de Janeiro. LTC Editora, 1997.SHETH, Jagdish N.; MITTAL, Banwari & NEWMAN, Bruce I. Customer Behavior. Consumer Behavior and Beyond. EUA. The Dryden Press, 1999.SIQUEIRA, A.B. - Marketing Industrial - Fundamentos para a ação "Business to Business, São Paulo: Atlas, 1992.WEBSTER, Frederick E.- Industrial Marketing Strategy, NY: John Willey and Sons, 1991.WEBSTER, W. - Comportamento do Comprador Industrial, São Paulo: Atlas, 1979.*Serão apresentados durante o curso, artigos, "papers", sites de internet e livros mais recentes