Uma das possíveis formas de dividir a economia é separá-la em duas grandes partes: microeconomia e macroeconomia. A macroeconomia trataria de grandezas agregadas, como, produto (PIB), emprego, inflação, etc. A microeconomia, por sua vez, focalizaria o comportamento dos agentes econômicos (consumidores, firmas), individualmente considerados e também suas interações em mercados, visando a explicar a formação dos preços. Para tomar suas decisões, o administrador lança mão de conhecimentos de diversas disciplinas, dentre as quais a economia, especialmente a microeconomia. O objetivo central deste curso é mostrar como os modelos teóricos da microeconomia podem auxiliar o administrador na tomada de decisão. Nesta disciplina são explorados conceitos relacionados às teorias de preço, jogos de empresas e dos custos de transação.
Possibilitar ao aluno o uso de conceitos de Microeconomia para a tomada de decisão.
1. Poder de monopólio e monopsônio;2. Captura do excedente e a determinação de preços;3. Gastos com propaganda e preços de transferência;4. Competição monopolista;5. Oligopólio;6. Teoria dos jogos e estratégia competitiva;7. Leilões;8. Mercado de fatores de produção;9. Investimento, tempo e mercados de capital;10. Eficiência econômica e falhas de mercado;11. Mercados com informações assimétricas;12. Externalidades e bens públicos.
PINDYCK, Robert S. & RUBINFELD, Daniel L. Microeconomia: quarta edição. São Paulo, Makron, 1999. (*)BESANKO, D.; DRANOVE, D.; SHANLEY, M. Economics of strategy. Nova Iorque, Wiley, 2000. 2e.McGUIGAN, J. R.; MOYER, R.C.; HARRIS, F.H. Managerial economics: applications, strategy and tatics. Cincinatti, South Western, 1999. 8e.MANSFIELD, Edwin. Managerial economics: theory, applications and cases. Nova Iorque, Prentice-Hall, 1995. 4e.REEKIE, W.D.; CROOK, J.N. Managerial economics: a european text. Nova Iorque, Prentice-Hall, 1005. 4e.VARIAN, Hal R. Microeconomia: princípios básicos. (tradução da quarta edição americana). Rio de Janeiro, Campus, 1999.(*) Bibliografia Básica