Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Administração
 
Disciplina: EAD0675 - Economia Aplicada para Empresas
Applied Economics for Business

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Aplicar os principais conceitos da Microeconomia, utilizando-os na tomada de decisões estratégicas, em um ambiente de incerteza e recursos limitados

Utilizar os conceitos microeconômicos, aplicando-os à tomada de decisão 

Analisar Estudos de Casos e Exercícios Práticos, investigando, na prática, a teoria microeconômica na gestão empresarial

Identificar os conceitos, reconhecendo situações práticas, a partir da discussão casos e exercícios aplicados em grupo. 

Produzir apresentação oral de casos e seminários, criando estímulo da interação em sala de aula e reflexão aprofundada do aprendizado

Utilizar planilhas ou recursos computacionais (R ou Python), implementando a solução de casos e exercícios
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2253712 - Daniel Reed Bergmann
1305972 - Maria Sylvia Macchione Saes
1452257 - Nuno Manoel Martins Dias Fouto
5393993 - Paula Sarita Bigio Schnaider Nissimoff
77542 - Paulo Roberto Feldmann
 
Programa Resumido
Apresentar os fundamentos de microeconomia aplicados à administração. O curso dará ênfase de um lado, à racionalidade do consumidor na escolha da cesta de consumo (lado da demanda). De outro lado, são explorados os custos de produção e os motivadores das decisões tomadas pelas empresas (lado da oferta). Por fim, são avaliadas as implicações sobre o equilíbrio dos mercados e os impactos de políticas públicas.

Aulas expositivas presenciais (80%) e online assíncronas (20%) com apresentação da teoria combinada de problemas e casos práticos. 
 
 
 
Programa
-Introdução a mercados e preços 
-Fundamentos de oferta e demanda
-Comportamento do consumidor: preferências, restrições e escolha
-Estudo da demanda individual e de mercado 
-Estimativa e previsão da demanda com econometria
-Escolha do consumidor e teoria da utilidade
-Tecnologia e produção
-Custos de produção
-Estimativa e previsão de custos
-Maximização de lucros e oferta competitiva
-Análise de mercados competitivos
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aplicação de provas, elaboração de trabalhos e apresentação de seminários pelos alunos
Critério
O aluno terá direito a recuperação se obter média final entre 3,0 (três e zero) e 4,9 (quatro e nove) e no mínimo 70% de frequência.
Norma de Recuperação
O aluno será submetido a uma avaliação cuja nota terá peso de 50% na média final.
 
Bibliografia
     
Pindyck, R. S., & Rubinfeld, D. L. (2018). Microeconomics. Pearson Education. Ed 9.

Besanko, D., Dranove, D., Shanley, M., & Schaefer, S. (2018). A Economia da Estratégia-5. Bookman Editora.

McGUIGAN, J. R.; MOYER, R.C.; HARRIS, F.H. Managerial economics: applications, strategy and tatics. Cincinatti, South Western, 2018.

MANSFIELD, Edwin. Managerial economics: theory, applications and cases. Nova Iorque, Prentice-Hall, 2015.

VARIAN, Hal R. Microeconomia: princípios básicos. (tradução da quarta edição americana). Rio de Janeiro, Campus, 2018.
 

Clique para consultar os requisitos para EAD0675

Clique para consultar o oferecimento para EAD0675

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP