Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
 
Administração
 
Disciplina: EAD0676 - Gestão Estratégica dos Negócios I
Strategic Management of Business I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2002 Desativação: 11/03/2014

Objetivos
A disciplina tem por objetivo fazer com que os alunos compreendam a política de negócios nas empresas e discutam a sua importância e proporcionar uma visão integrativa da empresa em seus aspectos estratégicos.
 
 
 
Programa Resumido
Proporcionar ao aluno visão integrativa da empresa e compreensão da política de negócios.
 
 
 
Programa
· O ambiente em torno da empresa. Macroambiente e papel dos agentes envolvidos. Influência dos mesmos na política de negócios da empresa.
· Macrotendências do ambiente internacional.
· Tipologia de empresas e as varias formas de se aglutinar empresas afins. Introdução à analise de setores da economia.
· O fenômeno da globalização e como ele afeta a competição entre as empresas. A globalização e os vários tipos de empresas.
· Tecnologia e seus efeitos na competição entre empresas. Relação entre tecnologia e cadeia de valores.
· O conceito de competências essenciais
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas com apresentação da teoria combinada com a resolução de problemas. Exercícios para fixação dos conhecimentos adquiridos.
Critério
Aplicação de provas e elaboração de trabalhos.
Norma de Recuperação
O aluno será avaliado continuamente e, em caso de performance não compatível, será submetido a uma reavaliação final, a título de recuperação.
 
Bibliografia
     
KENNEDY, Paul. Preparando-se para o século 21. Editora Campus, 1993.

HAMEL, G e PRAHALAD, C.K. Competindo pelo futuro. Editora Campus, 1995.

PORTER, Michael. Vantagem competitiva. Editora Campus, 1992

PORTER, Michael. On Competition. Harvard Business School Press, 1998

DIXIT & NALEBUFF, Barry. Pensando estrategicamente.

HAX, Arnoldo; MAJLUF, Nicolas. Strategic Management: an interactive perspective

McKinsey - Produtividade no Brasil

IKEDA, Ana. Atividades de marketing no processo de criação de pequenas empresas por empreendedores: um estudo de caso

STONER, James, FREEMAN, Edward. Administração. Prentice-Hall do Brasil

 

Clique para consultar os requisitos para EAD0676

Clique para consultar o oferecimento para EAD0676

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP