Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Administração
 
Disciplina: EAD0679 - Mercados e Macroambiente
Markets and macro environments

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
- Aplicar fundamentos de macro e microeconomia, implementando estratégias de posicionamento, preço e produção; 

- Compreender a lógica subjacente à forma de competição nos mercados; relacionado os princípios da macro e  da microeconomia à realidade dos mercados.

- Criar estratégias de precificação e produção, traçando as melhores práticas para cada mercado.

-  Entender com as decisões governamentais sobre a macroeconomia impactam as empresas, relacionando-as às estratégias  

- Analisar as características dos mercados, categorizando-os para fornecer subsídios às decisões estratégicas

- Compreender as relações e rivalidade entre firmas em um dado mercado, relacionando-as com as estratégias das firmas.

- Compreender o comportamento do comercio internacional, explicando os impactos sobre as empresas 

- Criar estratégias, de acordo com as circunstâncias concorrenciais; traçando ações que levem a vantagem competitiva.

- Identificar os conceitos, reconhecendo situações práticas, a partir da discussão casos e exercícios aplicados em grupo.

- Usar ferramentas de TI, implementando exercícios e estudos de caso (processador de texto, gráficos e planilhas).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2253712 - Daniel Reed Bergmann
1452257 - Nuno Manoel Martins Dias Fouto
5393993 - Paula Sarita Bigio Schnaider Nissimoff
77542 - Paulo Roberto Feldmann
2068031 - Renata Giovinazzo Spers
 
Programa Resumido
1.Mercados parciais, precificação e posicionamento
2.Aspectos Macroeconômicos e seus impactos sobre as empresas
3. Estrutura do mercado e estratégia
4. Teoria dos jogos e estratégia
5. Intervenções e políticas públicas
6. Falhas de mercado
7. Introdução ao Comercio Internacional 

 
 
 
Programa
1.Mercados parciais, precificação e posicionamento
Concorrência perfeita
Monopólio
Concorrência monopolística
Oligopólio
Discriminação de preço

    2.Aspectos Macroeconômicos e seus impactos sobre as empresas
             a. As variáveis macroeconômicas 
             b. As diversas politicas governamentais e seus efeitos sobre a economia das nações
             c. Decisões e estratégias empresarias  face as mudanças macroeconomicas 

     3.Estrutura do mercado e estratégia
             a.ECD
b.A Economia das Cinco Forças de Porter
             c.Macroambiente e estratégia

      4.Teoria dos jogos e estratégia
Equilíbrio e Nash e estratégias
Dinâmica competitiva: modelos de Cournot, Bertrand e Stackelberg
Jogos na forma extensiva e recorrentes

       5.Intervenções, políticas públicas e bem-estar
             a.Excedentes do produtor, consumidor e peso morto
b.Tabelamento de preços
c.Tributação
d.Regulamentação

   6.Falhas de mercado
a.Assimetrias de informação
             b  Externalidades

       7.  Introdução ao Comercio Internacional
             a. Caracteristicas do comércio entre Nações
             b . Diferenças entre vantagem comparativa e vantagem competitiva
             c.Globalização X Crescimento do protecionismo e seus efeitos sobre as empresas
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Participação - Exercícios - Estudos de caso - Prova intermediária - Prova final
Critério
O aluno terá direito a recuperação se obter média final entre 3,0 (três e zero) e 4,9 (quatro e nove) e no mínimo 70% de frequência.
Norma de Recuperação
O aluno será submetido a uma avaliação cuja nota terá peso de 50% na média final.
 
Bibliografia
     
Pindyck, R. S., & Rubinfeld, D. L. (2018). Microeconomics. Pearson Education. Ed 9.

Porter, M. E. (2008). The five competitive forces that shape strategy. Harvard business review, 86(1), 25-40.

Besanko, D., Dranove, D., Shanley, M., & Schaefer, S. (2018). A Economia da Estratégia-5. Bookman Editora.

McGUIGAN, J. R.; MOYER, R.C.; HARRIS, F.H. Managerial economics: applications, strategy and tatics. Cincinatti, South Western, 2018.

MANSFIELD, Edwin. Managerial economics: theory, applications and cases. Nova Iorque, Prentice-Hall, 2015.

VARIAN, Hal R. Microeconomia: princípios básicos. (tradução da quarta edição americana). Rio de Janeiro, Campus, 2018.

KRUGMAN P & WELLS R.  (2007)  Introdução  à Economia . Elsevier 

SLOMAN J. &  JONES E  ( 2017 ) . Essential Economics for Business . Pearson 
 

Clique para consultar os requisitos para EAD0679

Clique para consultar o oferecimento para EAD0679

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP