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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Administração
 
Disciplina: EAD0713 - Gestão de Negócios Internacionais
Management of International Business

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
A disciplina busca expor aos estudantes significativas oportunidades de desenvolvimento de habilidades de argumentação oral e escrita por meio da discussão de temas acadêmicos e experiências empresariais relacionados com a gestão de negócios internacionais, buscando motivar os alunos para:
a) Internalizar as principais teorias, conceitos e técnicas relacionadas com a gestão de negócios internacionais;
b) Expandir aptidões para o desenvolvimento de estudos, competências e pesquisas em negócios internacionais;
c) Buscar um maior entendimento sobre o processo de internacionalização das empresas brasileiras e latino-americanas contrastado com as experiências asiáticas de desenvolvimento industrial;
 
 
 
Programa Resumido
Priorizando enfoques regionais, a disciplina busca aprimorar conhecimentos sobre a natureza mutante do cenário de negócios internacionais enfatizando estratégias empresariais, aspectos gerenciais e novas realidades. Ênfase é dada para os principais paradigmas explicativos das dinâmicas economias emergentes discutindo estratégias de desenvolvimento econômico, políticas industriais e comerciais, estruturas organizacionais, estratégias competitivas e aspectos gerenciais.
 
 
 
Programa
O programa será desenvolvido mediante exposição e discussão dos temas de cada encontro por meio da utilização de seminários e preleções do professor. Contempla-se também a utilização de audiovisuais e palestras de especialistas com atuação em negócios internacionais. Exercícios e trabalhos práticos que facilitem a assimilação dos conteúdos, dentro de um processo ativo e centrado nos interesses específicos de pesquisa do aluno serão desenvolvidos. Dessa maneira, vislumbra-se:
a) Boa preparação das aulas pelo professor sistematizando conteúdos e, para uma maior assimilação dos mesmos pelos alunos, uma cuidadosa atenção às dinâmicas adotadas quando da sua exposição;
b) Frequente participação e dedicação do aluno em discussões e apresentações estruturadas em classe, envolvendo respostas a questões sobre o conteúdo das leituras recomendadas com a devida antecedência;
c) Elaboração de breves resenhas sobre as leituras recomendadas, de um livro sobre negócios internacionais recentemente publicado em português ou inglês e elaboração de um artigo científico seguindo as orientações aos autores recomendadas pelo SEMEAD.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Elaboração de resenhas 40%; Elaboração de um artigo – 60%.
Critério
O aluno terá direito a recuperação se obter média final entre 3,0 (três e zero) e 4,9 (quatro e nove) e no mínimo 70% de frequência.
Norma de Recuperação
O aluno será submetido a uma avaliação cuja nota terá peso de 50% na média final.
 
Bibliografia
     
•	FUNDAÇÃO DON CABRAL. Ranking das Multinacionais Brasileiras, 2012. (http://acervo.ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Relat%C3%B3rios%20de%20Pesquisa/Relat%C3%B3rio%20de%20Pesquisa%202012/Ranking%20das%20Transnacionais%202012.pdf)
• Casos, Entrevistas, Vídeos etc. (http://www.youtube.com/watch?v=jbkSRLYSojo)
• GRIFFITH, David A, CAVUSGIL, Salih Tamer, XU, Shichun. Emerging themes in international business research. Journal of International Business Studies (2008) 39, 1220–1235.
• WADE, Robert. Governing the market: economic theory and the role of government in East Asian industrialization. Princeton: Princeton University Press, 2003. Chapter 1: States, Markets and Industrial Policy (pp. 8-33).
• CAVUSGIL, S. Tamer; KNIGTH, Gary; RIESENBERGER, John R. Negócios internacionais: estratégia, gestão e novas realidades. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. Capítulo 4: Teorias de comércio e investimento internacional (pp. 67-91)
• CASANOVA, Lourdes. “Introduction: The Emergence of the Global Latinas”. In Lourdes Casanova. Global Latinas. New York: Palgrave, 2009.. pp. 1-25.
• ALMEIDA, André. “A importância do investimento direto estrangeiro do Brasil no exterior para o desenvolvimento socioeconômico do país”. In André Almeida (Org.) Internacionalização de Empresas Brasileiras: Perspectivas e Riscos. Rio de Janeiro. Campus, 2007. pp.1-36.
• PENG, Mike W. Estrategia Global. São Paulo: Thompson Learning, 2008. Capítulo 6 “Entrando em mercados externos”. pp 158-188.
• ROCHA, A.; ALMEIDA, V. “Estratégias de entrada e de operações em mercados internacionais”. In Betania Tanure e Roberto G. Duarte (Org.) Gestão Internacional. São Paulo: Editora Saraiva, 2006. pp.7-37.
• PENG, Mike W. Estratégia Global. São Paulo: Thompson Learning, 2008. Capítulo 9 “Diversificando, adquirindo e reestruturando”. pp 264-297.
• MASIERO, Gilmar. “Origens do Desenvolvimento Industrial Japonês” e “Características do Sistema Gerencial Japonês.” In Gilmar Masiero. Negócios com Japão, Coréia do Sul e China: Economia, Gestão e Relações com o Brasil. São Paulo. Saraiva, 2007. pp. 33-65 e 152-186.
• MASIERO, Gilmar. “Características Estruturais da Economia Sul-Coreana” e “Administração Coreana” In Gilmar Masiero. Negócios com Japão, Coréia do Sul e China: Economia, Gestão e Relações com o Brasil. São Paulo. Saraiva, 2007. pp. 68-106 e 190-224.
• MASIERO, Gilmar. “Visão Geral do Desenvolvimento Econômico Chinês” e “As Township e Village Enterprises (TVEs) Chinesas. In Gilmar Masiero. Negócios com Japão, Coréia do Sul e China: Economia, Gestão e Relações com o Brasil. São Paulo. Saraiva, 2007. pp. 109-147 e 227-261.
• CASANOVA, Lourdes. “Asia´s Challenge to Latin America: Cooperation and Competition”. In Lourdes Casanova. Global Latinas. New York: Palgrave, 2009. pp. 120-135.
• PENG, Mike W. Estratégia Global. São Paulo: Thompson Learning, 2008. Capitulo 4 “Enfatizando instituições, culturas e ética”. pp 158-188.
• FLEURY, Maria Tereza Leme et. al. “Cultura e internacionalização de empresas – o caso da Azaléia na China”. In Eduardo Vasconcellos (Org.) Internacionalização, Estratégia e Estrutura: O Que Podemos Aprender com o Sucesso da Alpargatas, Azaleia, Fanem, Odebrecth, Voith e Volkswagen. São Paulo: Editora Atlas, 2008. pp.28-56.
• FLEURY, Maria Tereza L.; FLEURY, Afonso. “Gestão de competências em empresas multinacionais”. In Betania Tanure e Roberto G. Duarte (Org.) Gestão Internacional. São Paulo: Editora Saraiva. 2006. pp.153-167.
• CASANOVA, Lourdes. “From Global Latinas to a Corporate Citizen: Are Poverty and Inequality Business Issues?” In Lourdes Casanova. Global Latinas. New York: Palgrave, 2009. pp. 136-155.
• OLIVEIRA-JUNIOR, M.M.; BOEHE, D.M.; BORINI, F.M. “Inovação em corporações multinacionais”. In Moacir de Oliveira-Junior et. AL. Estratégia e Inovação em Corporações Multinacionais. São Paulo: Editora Saraiva. 2009, pp.142-179.
 

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