A disciplina busca expor aos estudantes significativas oportunidades de desenvolvimento de habilidades de argumentação oral e escrita por meio da discussão de temas acadêmicos e experiências empresariais relacionados com a gestão de negócios internacionais, buscando motivar os alunos para:a) Internalizar as principais teorias, conceitos e técnicas relacionadas com a gestão de negócios internacionais;b) Expandir aptidões para o desenvolvimento de estudos, competências e pesquisas em negócios internacionais; c) Buscar um maior entendimento sobre o processo de internacionalização das empresas brasileiras e latino-americanas contrastado com as experiências asiáticas de desenvolvimento industrial;
Priorizando enfoques regionais, a disciplina busca aprimorar conhecimentos sobre a natureza mutante do cenário de negócios internacionais enfatizando estratégias empresariais, aspectos gerenciais e novas realidades. Ênfase é dada para os principais paradigmas explicativos das dinâmicas economias emergentes discutindo estratégias de desenvolvimento econômico, políticas industriais e comerciais, estruturas organizacionais, estratégias competitivas e aspectos gerenciais.
O programa será desenvolvido mediante exposição e discussão dos temas de cada encontro por meio da utilização de seminários e preleções do professor. Contempla-se também a utilização de audiovisuais e palestras de especialistas com atuação em negócios internacionais. Exercícios e trabalhos práticos que facilitem a assimilação dos conteúdos, dentro de um processo ativo e centrado nos interesses específicos de pesquisa do aluno serão desenvolvidos. Dessa maneira, vislumbra-se:a) Boa preparação das aulas pelo professor sistematizando conteúdos e, para uma maior assimilação dos mesmos pelos alunos, uma cuidadosa atenção às dinâmicas adotadas quando da sua exposição;b) Frequente participação e dedicação do aluno em discussões e apresentações estruturadas em classe, envolvendo respostas a questões sobre o conteúdo das leituras recomendadas com a devida antecedência;c) Elaboração de breves resenhas sobre as leituras recomendadas, de um livro sobre negócios internacionais recentemente publicado em português ou inglês e elaboração de um artigo científico seguindo as orientações aos autores recomendadas pelo SEMEAD.
• FUNDAÇÃO DON CABRAL. Ranking das Multinacionais Brasileiras, 2012. (http://acervo.ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Relat%C3%B3rios%20de%20Pesquisa/Relat%C3%B3rio%20de%20Pesquisa%202012/Ranking%20das%20Transnacionais%202012.pdf)• Casos, Entrevistas, Vídeos etc. (http://www.youtube.com/watch?v=jbkSRLYSojo)• GRIFFITH, David A, CAVUSGIL, Salih Tamer, XU, Shichun. Emerging themes in international business research. Journal of International Business Studies (2008) 39, 1220–1235.• WADE, Robert. Governing the market: economic theory and the role of government in East Asian industrialization. Princeton: Princeton University Press, 2003. Chapter 1: States, Markets and Industrial Policy (pp. 8-33).• CAVUSGIL, S. Tamer; KNIGTH, Gary; RIESENBERGER, John R. Negócios internacionais: estratégia, gestão e novas realidades. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. Capítulo 4: Teorias de comércio e investimento internacional (pp. 67-91)• CASANOVA, Lourdes. “Introduction: The Emergence of the Global Latinas”. In Lourdes Casanova. Global Latinas. New York: Palgrave, 2009.. pp. 1-25.• ALMEIDA, André. “A importância do investimento direto estrangeiro do Brasil no exterior para o desenvolvimento socioeconômico do país”. In André Almeida (Org.) Internacionalização de Empresas Brasileiras: Perspectivas e Riscos. Rio de Janeiro. Campus, 2007. pp.1-36.• PENG, Mike W. Estrategia Global. São Paulo: Thompson Learning, 2008. Capítulo 6 “Entrando em mercados externos”. pp 158-188.• ROCHA, A.; ALMEIDA, V. “Estratégias de entrada e de operações em mercados internacionais”. In Betania Tanure e Roberto G. Duarte (Org.) Gestão Internacional. São Paulo: Editora Saraiva, 2006. pp.7-37.• PENG, Mike W. Estratégia Global. São Paulo: Thompson Learning, 2008. Capítulo 9 “Diversificando, adquirindo e reestruturando”. pp 264-297.• MASIERO, Gilmar. “Origens do Desenvolvimento Industrial Japonês” e “Características do Sistema Gerencial Japonês.” In Gilmar Masiero. Negócios com Japão, Coréia do Sul e China: Economia, Gestão e Relações com o Brasil. São Paulo. Saraiva, 2007. pp. 33-65 e 152-186.• MASIERO, Gilmar. “Características Estruturais da Economia Sul-Coreana” e “Administração Coreana” In Gilmar Masiero. Negócios com Japão, Coréia do Sul e China: Economia, Gestão e Relações com o Brasil. São Paulo. Saraiva, 2007. pp. 68-106 e 190-224.• MASIERO, Gilmar. “Visão Geral do Desenvolvimento Econômico Chinês” e “As Township e Village Enterprises (TVEs) Chinesas. In Gilmar Masiero. Negócios com Japão, Coréia do Sul e China: Economia, Gestão e Relações com o Brasil. São Paulo. Saraiva, 2007. pp. 109-147 e 227-261.• CASANOVA, Lourdes. “Asia´s Challenge to Latin America: Cooperation and Competition”. In Lourdes Casanova. Global Latinas. New York: Palgrave, 2009. pp. 120-135.• PENG, Mike W. Estratégia Global. São Paulo: Thompson Learning, 2008. Capitulo 4 “Enfatizando instituições, culturas e ética”. pp 158-188.• FLEURY, Maria Tereza Leme et. al. “Cultura e internacionalização de empresas – o caso da Azaléia na China”. In Eduardo Vasconcellos (Org.) Internacionalização, Estratégia e Estrutura: O Que Podemos Aprender com o Sucesso da Alpargatas, Azaleia, Fanem, Odebrecth, Voith e Volkswagen. São Paulo: Editora Atlas, 2008. pp.28-56. • FLEURY, Maria Tereza L.; FLEURY, Afonso. “Gestão de competências em empresas multinacionais”. In Betania Tanure e Roberto G. Duarte (Org.) Gestão Internacional. São Paulo: Editora Saraiva. 2006. pp.153-167.• CASANOVA, Lourdes. “From Global Latinas to a Corporate Citizen: Are Poverty and Inequality Business Issues?” In Lourdes Casanova. Global Latinas. New York: Palgrave, 2009. pp. 136-155.• OLIVEIRA-JUNIOR, M.M.; BOEHE, D.M.; BORINI, F.M. “Inovação em corporações multinacionais”. In Moacir de Oliveira-Junior et. AL. Estratégia e Inovação em Corporações Multinacionais. São Paulo: Editora Saraiva. 2009, pp.142-179.