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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Administração
 
Disciplina: EAD0715 - Gestão da Inovação para a Competitividade Empresarial
Innovation Management for Business Competitiveness

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Desenvolver com os/as estudantes sua capacidade de compreender a importância da inovação para a competitividade da empresa, com ênfase no contexto brasileiro.
Discutir a aplicabilidade das principais ferramentas para viabilizá-la.
Mostrar exemplos de inovações bem e malsucedidas e analisar o que pode ser aprendido dessas experiências.

 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
76284 - Guilherme Ary Plonski
1305012 - Moacir de Miranda Oliveira Júnior
 
Programa Resumido
Importância da inovação para a competitividade empresarial;
Conceito estratégico de inovação integrando inovação, estratégia, estrutura e cultura;
Sistema Nacional de Inovação. Ecossistema de inovação empresarial;
Fomento à inovação;
Estratégia de cooperação entre empresas para acesso à inovação e mercado;
Modelo de gestão de alianças estratégicas para inovação;
Formas de organização para a inovação.
 
 
 
Programa
Importância da inovação para a competitividade empresarial. Conceitos. As diferentes dimensões da inovação: tecnológica, organizacional.
Conceito estratégico de inovação integrando inovação, estratégia, estrutura e cultura.
Inovação incremental e radical.
Sistema Nacional de Inovação. Ecossistema de inovação empresarial. Organizações participantes: papéis e interação entre as mesmas.
Ecossistemas inovação empresarial - a experiência IPT Open; Distrito Industrial (Itália).
Fomento à inovação - experiências de organizações governamentais e não-governamentais: agências de inovação; incubadoras de empresas; startups; parques tecnológicos; entidades financiadoras.
Estratégia de cooperação entre empresas para acesso à inovação e mercado - experiências de alianças estratégicas: Nokia/Gradiente (telefone celular); Stellantis FCA & PSA (mobilidade-auto); EVE-Embraer/Parceiros (eVTOL “carro voador”; mobilidade-aero); Fiocruz/Astrazeneca-U. Oxford (vacina para covid19); Butantã/Sinovac (vacina para covid19).
Modelo de gestão de alianças estratégicas. Aplicação.
Estratégia de aquisição como opção para inovação tecnológica competitiva no setor de TI - a experiência da EMC.
Inovação, modelos de negócios e transformação digital - a experiência da Magalu.
Transformação digital na Construção Civil - a experiência do CTE Centro de Tecnologia de Edificações.
Inovação em serviços - a experiência do Laboratório Fleury.
Modelo de gestão de inovação tecnológica - “Gangorra da Competitividade” - aplicação em projetos de inovação da Siemens.
Formas de organização para a inovação:
Inovação aberta - Cristália (farmacêutico); Klabin (caixas alimentos);
Inovação em redes - Petrobras (energia/petróleo e gás: centro de excelência/redes: naval e oceânica; pré-sal);
Consórcio entre empresas - Coinfar (farmacêutico).
Inovação em subsidiária e internacionalização de negócios - a experiência da Magneti Marelli Cofap (autopeças).
Inovação em cadeia produtiva - a experiência da Klabin (celulose/papel/ondulado/embalagens).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação em atividades: pontualidade, envolvimento, interação (30%) Prova Intermediária (30%) Prova Final Unificada (40%)
Critério
O aluno terá direito a recuperação se obter média final entre 3,0 (três e zero) e 4,9 (quatro e nove) e no mínimo 70% de frequência.
Norma de Recuperação
O aluno será submetido a uma avaliação cuja nota terá peso de 50% na média final.
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARBIERI, J.C. (Org.). Organizações inovadoras: estudos e casos brasileiros. 2. ed. São Paulo: Editora FGV, 2004. 164p.
BRUNO, M.A.C.; NOFFS, S.L.; CAMPANARIO, M.A.; VASCONCELLOS, E.  A new graphic format to facilitate the understanding of technological innovation models: the see-saw of competitiveness. Technology Analysis & Strategic Management, Abingdon, v. 21, n. 5, p. 565-582, July 2009.
BRUNO, M.A.C.; VASCONCELLOS, E.  Applying a management framework to three high-sharing technological alliances. Rivista Finanza, Marketing e Produzione, Milano, v. 21, n. 2, p. 107-126, giugno 2003.
COSTA, R.M.; BRUNO, M.A.C.; VASCONCELLOS, E.  Strategy of company acquisition for technological innovation: management practices and critical success factors. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON MANAGEMENT OF TECHNOLOGY, 21., 2011, Miami. Proceedings... Miami: IAMOT, 2011. 1 CD-ROM.
COSTA, R. M.; BRUNO, M. A. C.; VASCONCELLOS, E. P. G.; SILVEIRA JUNIOR, L. A. B. MNCs’ subsidiaries in emerging countries driving internationalisation and innovation: a case study in Brazil. International Journal of Automotive Technology and Management, Oxford, v.15, n. 4, p.381-400, 2015.
GRANDO, A.; BRUNO, M.A.C.; VASCONCELLOS, E.; BAGLIERI, V.  Innovation management and competitiveness in business networks involving SMEs - Italian industrial districts. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 5, n. 2, p.112-131, 2008.
JOHNSON, M., CHRISTENSEN C., KAGERMANN, H. Reinventing your business model. Boston: Harvard Business School Press, 2008.
OECD Eurostat. Oslo Manual 2018. Guidelines for collecting, reporting, and using data on innovation. Luxembourg: OECD Publishing, 2018, 4th. edition.

SANTOS, M.C.B.G.; VASCONCELLOS, E.P.G.; BRUNO, M.A.C.; PAULA, M. L.  Facilitadores e barreiras para aliança na pesquisa e desenvolvimento de fármacos no Brasil: o estudo de caso do COINFAR. In: SIMPÓSIO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, 25., 2008, Brasília. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2008. 1 CD-ROM.
TIDD, J. Innovation management in context: environment, organization and performance. International Journal of Management Reviews, v. 3, n. 3, p. 169-183, 2001.
VASCONCELLOS, E.; BRUNO, M.A.C. et al. Innovation in service: the case of Fleury - a Diagnostic Medical Center.  In: BAGLIERI, E.; KARMARKAR, U. (Org.). Managing consumer services: factory or theater?  London: Springer Publishing, 2014. cap. 11, p. 211-231.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANDREW, J.P.; SIRKIN, H.L. Innovating for cash. Harvard Business Review, Boston, v.81, n. 9, p.76-83, set.2003.
BAGLIERI, V.; BRUNO, M.A.C.; GRANDO, A.; VASCONCELLOS, E.  Innovation process in the automotive MNCs: implications for the role of the international subsidiaries. International Journal of Automotive Technology and Management, v. 14, n.1, p. 82-98, 2014.
BIRKINSHAW, J. Managing internal R&D networks in global firms. Long Range Planning 35, 245–267, 2002.
CHESBROUGH, H. Open Innovation. Boston: Harvard Business School Press, 2003.
COSTA, R.M.; BRUNO, M.A.C.; SILVEIRA JR., L.A.B.; VASCONCELLOS, E.  Technology innovation management in MNCs’ business internationalization: the role of a Brazilian subsidiary from the automotive industry. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON MANAGEMENT OF TECHNOLOGY, 22., 2013, Porto Alegre. Proceedings... Coral Gables: IAMOT, 2013. CD-ROM. (Best Student Paper Award 2013).
DODGSON, M.; GANN, D.; SALTER, A. The role of technology in the shift towards open innovation: the case of Procter & Gamble. R&D Management, v. 36, n. 3, p.333-46, 2006.
FISS, M. A estrutura organizacional para a inovação na 3M do Brasil. Dissertação de Mestrado em Administração, Faculdade de Economia e Administração, Universidade de São Paulo, 2003.
GOVINDARAJAN, V.; TRIMBLE, C.  The other side of innovation: solving the execution challenge. Boston: Harvard Business School Press, 2010. 288p.
GUPTA, A. K., GOVINDARAJAN, V. Knowledge flows within the Multinational Corporation. Strategic Management Journal, 21, 473–496, 2000.
HITT, M.A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON R.E.  Administração estratégica.  São Paulo: Pioneira, 2002. 550p.
MILLER, J. DuPont. In: KANTER, R.S.; KAO, J.; WIERSEMA, F. (Ed.) Inovação: pensamento inovador na 3M, DuPont, GE, Pfizer e Rubbermaid. Tradução June Camargo. São Paulo: Negócio Editora, 1998. p.75-104.
OLIVEIRA JUNIOR, M.M.; BOHE, D.M.; BORINI, F.M. Estratégia e inovação em corporações multinacionais.  São Paulo: Saraiva, 2009. 251p.
QUINN, J.B. Administrando a inovação: caos controlado. In: MINTZBERG, H; QUINN, J. B. (Org.). O Processo da Estratégia. 3.ed. Tradução James Sunderland Cook. São Paulo: Bookman, 2001. p.305-314.
VASCONCELLOS, E. (Org). Como estruturar a função tecnológica na empresa. In: Gerenciamento da Tecnologia: Um Instrumento para a Competitividade Empresarial. São Paulo: Edgard Blücher, 1992.
WOLPERT, J.D. Breaking out of the innovation box. Harvard Business Review, Boston, v.80, n.8, p.77-83, ago.2002.



 

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