Esta disciplina objetiva situar o aluno no ambiente econômico, político e culturalmente globalizado e suas implicações para a gestão de empresas. Foca assuntos relevantes de empresas brasileiras que internacionalizam com ênfase especial na gestão de pessoas.
1.Desenhando o cenário político e econômico 2.O processo de internacionalização de empresas brasileiras 3.Estratégias empresariais e formação de competências 4.Gestão intercultural 5.A relação empresa-mercado no contexto internacional 6.A gestão de pessoas e seus desafios
Bartlett, C.A e Ghoshal, S. Gerenciando Empresas no Exterior: A Solução Transnacional. São Paulo: Makron Books, 1992.Birkinshaw, J., Hood, N. Multinational subsidiary evolution: Capability and charter change in foreign-owed subsidiaries companies. Academy of Management, vol. 23, p. 773-795, 1998.Fleury, A. C. C. e Fleury, M. T. L. Estratégias Empresariais e Formação de Competências. São Paulo: Atlas, 2.000.Fleury, M. T. L.(org). As Pessoas na Organização. São Paulo: Gente, 2002.Artigos mais recentesRocha AngelaA internacionalização das empresas brasileiras - estudos de gestão internacionalEditora Maura 2002 - R.J.SULL Donald e Escobari MartenSucesso Made in BrasilEditora Campus 2004 - SPMark MendenhallGary OddouReadings and Cases in InternationHuman Resource Management