Possibilitar a compreensão das diferenças individuais e grupais, e dos seus impactos no dia-a-dia das organizações, e fornecer informações sobre ferramentas conceituais básicas para que os futuros profissionais possam analisar e gerir processos de conflito e suas inter-relações com comunicação e valores, contribuindo assim com as organizações e com a sociedade.
Tópicos em Valores, Comunicação e Conflito.
1) Comunicação• Comunicação Interpessoal• Tipos de comunicação• Barreiras à comunicação• Diagnóstico de problemas de comunicação 2) Valores• Definições e importância do estudo• Usos e aplicações• Valores individuais – modelos e usos• Valores nacionais – usos na carreira• Valores em carreira – minimizando o conflito e o sofrimento profissional• Diferentes abordagens/teorias3) Conflito• Definições e tipos de conflito• Identificação de fontes e agentes: aspectos individuais e grupais• Modelos de solução de conflito• Mediação
ARROW, Kenneth J. et al. Barriers to Conflict Resolution. New York: W.W.Norton & Company, 1995.FLEURY, M. T. L. (coord.). As pessoas na organização. 6ª Ed. São Paulo: Editora Gente, 2002FUSTIER, Michel. O Conflito na Empresa. Trad. Mônica S. M. da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 1982LIKERT, Rensis; LIKERT, Jane G. New Ways of Managing Conflict. New York: McGraw-Hill Book Company, 1976.MARTINELLI, Dante P.; ALMEIDA, Ana Paula de. Negociação e Solução de Conflitos: Do impasse ao ganha-ganha através do melhor estilo. São Paulo: Atlas, 1998.PASCALE, Richard T. Managing on the Edge: How the Smartest Companies Use Conflict to Stay Ahead. Nova York, Simon and Schuster, 1990.ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. 9ª Ed. Trad. Reynaldo Cavalheiro Marcondes. São Paulo: Prentice Hall, 2002.ROKEACH, Milton; BALL-ROKEACH, Sandra J. Stability and Change in American Value Priorities. American Psychologist, May 1989, pg 775-784.SCHWARTZ, Shalom. Are there Universal Aspects in the structure and contents of human values?” Journal of Social Issues, vol. 50 , n.0 4, 1994, pg 19-45.SENNETT, R. Juntos. Rio de Janeiro: Record, 2012.TJOSVOLD, Dean; TJOSVOLD, Mary M. Psychology for Leaders: Using Motivation, Conflict, and Power to Manage More Effectively. Nova York: John Wiley & Sons, 1995.WISINSKI, Jerry. Como Resolver Conflitos no Trabalho. Trad. Renata Silva Cardoso. Rio de Janeiro: Campus, 1994.