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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Administração
 
Disciplina: EAD0723 - Comunicação, Valores e Gestão de Conflitos
Communication, Values and Conflict Management

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Possibilitar a compreensão das diferenças individuais e grupais, e dos seus impactos no dia-a-dia das organizações, e fornecer informações sobre ferramentas conceituais básicas para que os futuros profissionais possam analisar e gerir processos de conflito e suas inter-relações com comunicação e valores, contribuindo assim com as organizações e com a sociedade.
 
 
 
Programa Resumido
Tópicos em Valores, Comunicação e Conflito.
 
 
 
Programa
1) Comunicação
• Comunicação Interpessoal
• Tipos de comunicação
• Barreiras à comunicação
• Diagnóstico de problemas de comunicação
2) Valores
• Definições e importância do estudo
• Usos e aplicações
• Valores individuais – modelos e usos
• Valores nacionais – usos na carreira
• Valores em carreira – minimizando o conflito e o sofrimento profissional
• Diferentes abordagens/teorias
3) Conflito
• Definições e tipos de conflito
• Identificação de fontes e agentes: aspectos individuais e grupais
• Modelos de solução de conflito
• Mediação
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação do aproveitamento da disciplina será realizada da seguinte forma:
• Prova Final – 40%
• Prova Parcial/Seminários – 20%
• Trabalho Final – 40%
Critério
O aluno terá direito a recuperação se obter média final entre 3,0 (três e zero) e 4,9 (quatro e nove) e no mínimo 70% de frequência.
Norma de Recuperação
O aluno será submetido a uma avaliação cuja nota terá peso de 50% na média final.
 
Bibliografia
     
ARROW, Kenneth J. et al. Barriers to Conflict Resolution. New York: W.W.Norton & Company, 1995.
FLEURY, M. T. L. (coord.). As pessoas na organização. 6ª Ed. São Paulo: Editora Gente, 2002
FUSTIER, Michel. O Conflito na Empresa. Trad. Mônica S. M. da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 1982
LIKERT, Rensis; LIKERT, Jane G. New Ways of Managing Conflict. New York: McGraw-Hill Book Company, 1976.
MARTINELLI, Dante P.; ALMEIDA, Ana Paula de. Negociação e Solução de Conflitos: Do impasse ao ganha-ganha através do melhor estilo. São Paulo: Atlas, 1998.
PASCALE, Richard T. Managing on the Edge: How the Smartest Companies Use Conflict to Stay Ahead. Nova York, Simon and Schuster, 1990.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. 9ª Ed. Trad. Reynaldo Cavalheiro Marcondes. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
ROKEACH, Milton; BALL-ROKEACH, Sandra J. Stability and Change in American Value Priorities. American Psychologist, May 1989, pg 775-784.
SCHWARTZ, Shalom. Are there Universal Aspects in the structure and contents of human values?” Journal of Social Issues, vol. 50 , n.0 4, 1994, pg 19-45.
SENNETT, R. Juntos. Rio de Janeiro: Record, 2012.
TJOSVOLD, Dean; TJOSVOLD, Mary M. Psychology for Leaders: Using Motivation, Conflict, and Power to Manage More Effectively. Nova York: John Wiley & Sons, 1995.
WISINSKI, Jerry. Como Resolver Conflitos no Trabalho. Trad. Renata Silva Cardoso. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
 

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