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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Administração
 
Disciplina: EAD0742 - Fundamentos de Marketing e Comportamento do Consumidor
Fundamentals of Marketing and Consumer Behavior

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem como enfoque principal o bem fazer as trocas de Marketing, envolvendo empresas, instituições sem fins lucrativos, consumidores, stakeholders e a sociedade. Para isso utilizam-se inúmeras técnicas e conceitos que tem como objetivo permitir um melhor funcionamento do processo da troca. Esta disciplina apresenta um panorama geral do processo de marketing, visando da base para o aluno aprofundar esse conhecimento nas outras disciplinas da área que virão na sequencia do programa. É possível considerar essa disciplina como uma visão geral da floresta que compõem o conhecimento de marketing.
 
The main focus of this course is to understand the importance of Marketing in facilitating market exchanges that involve companies, non-profit institutions, consumers, stakeholders and society in general. For that, several techniques and concepts are studied with the objective of enabling a better exchange process. This course provides an overview of the marketing process, in order to be a base for students to deepen their knowledge in following marketing courses. This course can be considered as an overview of marketing knowledge.
 
 
Programa Resumido
•	Conceito de marketing
• Sistema de marketing
• Comportamento do consumidor
• Comportamento do comprador organizacional
• Sistema de informações de marketing e Pesquisa de Marketing
• Segmentação, diferenciação e Posicionamento
• Estratégias de gestão de Marca
• Composto de marketing (Produto, Preço, Promoção e Praça)
• Marketing de Serviços e Varejo
• Planejamento e organização de Marketing
• Novas tendências de mercado
 
Concept of Marketing. Marketing system. Consumer behavior. Organizational buyer behavior. Marketing information systems, marketing research, and marketing intelligence. Segmentation, differentiation and positioning. Brand management strategies. Marketing mix (Product, Price, Promotion and Place.) Services Marketing and Retailing. Marketing planning and organization. New market trends.
 
 
Programa
•	Conceito de marketing
• Sistema de marketing
• Comportamento do consumidor
• Comportamento do comprador organizacional
• Sistema de informações de marketing e Pesquisa de Marketing
• Segmentação, diferenciação e Posicionamento
• Estratégias de gestão de Marca
• Composto de marketing (Produto, Preço, Promoção e Praça)
• Marketing de Serviços e Varejo
• Planejamento e organização de Marketing
• Novas tendências de mercado
 
 
 
Avaliação
     
Método
• Prova (40 %) (média das 2 provas)
• Trabalho individual escrito (30 %) (média dos 2 trabalhos)
• Participação e trabalhos em grupo (30%)
Critério
O aluno terá direito a recuperação se obter média final entre 3,0 (três e zero) e 4,9 (quatro e nove) e no mínimo 70% de frequência.
Norma de Recuperação
O aluno será submetido a uma avaliação cuja nota terá peso de 50% na média final.
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson, 2012.
HOFFMAN, K. D.; BATESON, J. E. G.; IKEDA. A. A.; CAMPOMAR, M. C. Princípios de marketing de serviços. São Paulo: Cengage, 2009.
BLACKWELL, Roger D., MINIARD, Paul W., & ENGEL, James F. Comportamento do Consumidor. São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2005.
CHURCHILL JR., Gilbert A.; PETER, J.P. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2005.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
MOWEN, John, & MINOR, S. Michael. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Pearson, 2005.
SOLOMON, R. M. O Comportamento do Consumidor – comprando, possuindo e sendo. Porto Alegre: Bookman, 2011
SHIRAISHI, G. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson, 2012.
VELOSO, A.; HILDEBRAND, D.; CAMPOMAR, M. Marketing e o Mercado Infantil. São Paulo: Cengage, 2012.
KELLER, K. MACHADO, M. Gestão Estratégica de Marcas. São Paulo: Pearson, 2006.
 

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