A disciplina tem como enfoque principal o bem fazer as trocas de Marketing, envolvendo empresas, instituições sem fins lucrativos, consumidores, stakeholders e a sociedade. Para isso utilizam-se inúmeras técnicas e conceitos que tem como objetivo permitir um melhor funcionamento do processo da troca. Esta disciplina apresenta um panorama geral do processo de marketing, visando da base para o aluno aprofundar esse conhecimento nas outras disciplinas da área que virão na sequencia do programa. É possível considerar essa disciplina como uma visão geral da floresta que compõem o conhecimento de marketing.
• Conceito de marketing• Sistema de marketing• Comportamento do consumidor • Comportamento do comprador organizacional• Sistema de informações de marketing e Pesquisa de Marketing• Segmentação, diferenciação e Posicionamento• Estratégias de gestão de Marca • Composto de marketing (Produto, Preço, Promoção e Praça)• Marketing de Serviços e Varejo• Planejamento e organização de Marketing• Novas tendências de mercado
BIBLIOGRAFIA BÁSICAKOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson, 2012. HOFFMAN, K. D.; BATESON, J. E. G.; IKEDA. A. A.; CAMPOMAR, M. C. Princípios de marketing de serviços. São Paulo: Cengage, 2009.BLACKWELL, Roger D., MINIARD, Paul W., & ENGEL, James F. Comportamento do Consumidor. São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2005.CHURCHILL JR., Gilbert A.; PETER, J.P. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2005. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTARMOWEN, John, & MINOR, S. Michael. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Pearson, 2005.SOLOMON, R. M. O Comportamento do Consumidor – comprando, possuindo e sendo. Porto Alegre: Bookman, 2011 SHIRAISHI, G. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson, 2012.VELOSO, A.; HILDEBRAND, D.; CAMPOMAR, M. Marketing e o Mercado Infantil. São Paulo: Cengage, 2012. KELLER, K. MACHADO, M. Gestão Estratégica de Marcas. São Paulo: Pearson, 2006.