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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Administração
 
Disciplina: EAD0744 - Enfoque Estratégico de Marketing
Marketing Strategic Approach

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Compreender princípios e processos do Marketing Estratégico.
Desenvolver, na prática, os processos estratégicos de segmentação de mercado e posicionamento de marketing.
Compreender e avaliar a interação das estratégias de crescimento e competitiva e o marketing estratégico.
Realizar, para cada tópico abordado, uma tarefa de aplicação em grupo
Apresentar por escrito todas as tarefas realizadas e casos propostos
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2974821 - Kavita Miadaira Hamza
 
Programa Resumido
Sistema de Marketing
Estratégias de crescimento, estratégias competitivas e marketing estratégico
Posicionamento estratégico de Marketing

 
 
 
Programa
Megatendências e o Processo Gerencial de Marketing
O Sistema de Marketing nas Perspectivas Operacional e Estratégica
Valor sob a Ótica de Marketing e Orientação para o Mercado
Evolução do Pensamento Estratégico e do Marketing na Organização
Estratégia: Estratégia de Crescimento e Estratégica Competitiva e sua interface com Marketing Estratégico.
Segmentação de Mercado e Posicionamento Estratégico de Marketing
Planejamento estratégico de marketing
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação participativa individual Trabalhos em grupo. Prova
Critério
O aluno terá direito à recuperação se obtiver média final entre 3,0 (três) e 4,9 (quatro e nove) e no mínimo 70% de frequência.
Norma de Recuperação
O aluno será submetido a uma avaliação cuja nota terá peso de 50% na média final.
 
Bibliografia
     
AAKER, D. S. Administração estratégica de mercado, Editora Bookman, Porto Alegre, 5ª. Edição, 2001.
CRAVENS, D.W.; Piercy, N. F. Marketing Estratégico, McGraw Hill, 8a ed, SP. 2008.
DAY, George. A empresa orientada para o Mercado, Editora Bookman, Porto Alegre, 2001.
GUP, Benton E., Guide to Strategic Planning, McGraw Hill Book Company, N.Y., 1980.
HAX, Arnoldo C. e Nicolas S. Majluf, Estrategias para el Liderazgo Competitivo, Granica, Barcelona, 1999. (3)
HAX, Arnoldo C e WILDE II, D L. The Delta Project. Palgrave, NY, 2001.
KOTLER, Philip.; KELLER, Kevin. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2018.
LAMBIN, J. Jacques, Marketing Estratégico, quarta edição, McGraw-Hill, Lisboa, 2000 (versão em português).
PEREIRA, C.B.; TOLEDO, G.L.; TOLEDO, L. A. Considerações sobre o conceito de Marketing – Teoria e prática gerencial. Revista O&S – Universidade Federal da Bahia, vol.16, n.50, pp.519-543. ISSN 1984-9230, 2009.
PORTER, M. E., Vantagem Competitiva, Editora Campus. 1985.
RUST, R. T. ZEITHAML, V. e LEMON, K. N. O valor do cliente, Editora Bookman, Porto Alegre, 2001.
TOLEDO, G. L. Marketing Estratégico. Cap. 4 do livro Gestão de Marketing, Braulio Oliveira (organizador), Pearson. 2012.
SUTTER, M. B.; CALIL, F. G.; TOLEDO, G. L.; POLO, E. F. Estratégias de Crescimento e Competitiva: um estudo de caso sobre a evolução dos conceitos em uma empresa brasileira do ramo têxtil. Revista Eletrônica de Administração, pp. 320 – 340, ISSN 1679-9127, v.13, n.2, ed. 25, julho-dezembro, 2014
TOLEDO, G. L., BARROSO de SIQUEIRA, A C. Bases de segmentação de mercado no marketing industrial - um estudo de caso na indústria de elevadores. Revista de Administração do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - RAUSP, vol. 36, nº 4, outubro / dezembro, 2001. ISSN 0080 – 2107. 
TOLEDO, G. L., Entendendo Valor no Contexto do Processo Gerencial de Marketing. Texto extraído do livro Administração de Marketing, 14ª edição, Pearson, de Kotler, P. e Keller, K. L., pg. 315-317,2012.
TOLEDO, G. L., AMICCI, F. L.; Estratégias de crescimento e estratégias competitivas de mercado – um estudo sob a ótica do setor siderúrgico brasileiro, pp 1- 16.
TOLEDO, G. L.; MORETTI, S. L. A.; Valor para o cliente e valor do cliente – conceitos e implicações para o processo de marketing. Revista Desenvolvimento em Questão, ano 14, n 35. pp. 400-419, jul-set, 2016, 
TOLEDO, L. A.; CAMPOMAR, M. C.; TOLEDO, G. L.  Planejamento de marketing e confecção de plano de marketing – Uma análise crítica. Revista O&S – Universidade Federal da Bahia, vol.13, n.37, pp.47-68. ISSN 1984-9230, abril-junho, 2006.

 

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