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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Administração
 
Disciplina: EAD0745 - Marketing I: Conceitos e Estratégias
Marketing I: Concepts and Strategies

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Compreender o conceito e fundamentos de marketing.
Entender as técnicas de marketing e suas aplicações na gestão de organizações.

Capacidade de diagnosticar e propor alternativas para problemas de gestão mercadológicas. 

Capacidade para analisar e avaliar os efeitos das ações de marketing nas estratégias das organizações. 
Compreender a relação organização versus mercado em ambientes complexos.

Compreender o papel desempenhado pelo marketing frente às demandas da 	 sociedade contemporânea e seus impactos no planeta e na sociedade.

Pesquisar sobre estratégias de marketing para organizações diferentes setores, produzindo documentos com parecer crítico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3454983 - Edson Crescitelli
2975141 - Guilherme de Farias Shiraishi
 
Programa Resumido
- Administração de marketing
- Marketing estratégico
- Conexões com clientes
- Aplicações de Marketing
 
 
 
Programa
- Administração de marketing
Conceito de marketing 
Evolução do pensamento de marketing 
Tarefas da administração de Marketing 
Ambiente de marketing
Marketing ético e responsável
 
- Marketing estratégico
Segmentação 
Diferenciação e posicionamento 
Pesquisa de marketing 

- Conexões com clientes
Criação de relações, fidelidade e valor 
Comportamento do consumidor 
Mercados organizacional e global 

- Aplicações de marketing 
Marketing mix 
Plano de marketing
Planejamento estratégico corporativo
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação individual e atividades extraclasse. Trabalhos em grupo. Participação em classe.
Critério
O aluno terá direito a recuperação se obter média final entre 3,0 (três e zero) e 4,9 (quatro e nove) e no mínimo 70% de frequência.
Norma de Recuperação
O aluno será submetido a uma avaliação cuja nota terá peso de 50% na média final.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica 
CHURCHILL JR, G. A., PETER, J. P. Marketing – Criando valor para os clientes, 4ª edição, São Paulo, Saraiva. 2012.
KOTLER, P. e KELLY, K.  L., Administração de marketing. 15a. Ed. Prentice-Hall, SP. 2019.
KUMAR, V. Transformative marketing: The next 20 years. Journal of Marketing, 2018, 82(4), 1-12.
LOVELOCK, C. H.; WRIGHT, L. HEMZO, M.A. Marketing de Serviços, 7ª. Ed. Pearson, São Paulo. 2011.
SOLOMON, M. R. Comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9. ed. Pearson, 2010.
 
Bibliografia Complementar 
AAKER, D. S. Administração estratégica de mercado, Editora Bookman, Porto Alegre, 5ª. Edição, 2001.
CRAVENS, D. W.; PIERCY, N. F. Marketing Estratégico, McGraw Hill, 8a ed., SP. 2008.
CRESCITELLI, E; SHIMP, T. Comunicação de Marketing. Integrando propaganda, promoção e outras formas de divulgação. 8ª. edição. São Paulo, Prentice Hall, 2012.
DAY, G. A empresa orientada para o mercado, Editora Bookman, Porto Alegre, 2001.
FERRELL, O. C.; HARTLINE, M. D. Estratégia de marketing, São Paulo: Cengage Learning, 2010.
GALVAGNO, M. ; DALLI, D. Theory of value co-creation: a systematic literature review. Managing Service Quality Vol. 24 No. 6, 2014 pp. 643-683 r Emerald Group Publishing Limited 0960-4529 DOI 10.1108/MSQ-09-2013-0187
 HISRICH, R.D., PETERS, M.P., SHEPHERD, D.A. Empreendedorismo. 9a. Ed. McGraw Hill. New York, 2014
HOOLEY, G. J., SAUNDERS, J. A., PIERCY, N. F. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. Pearson, São Paulo, 2005.
HUTT, M. D.; SPEH, T. W. Gestão de marketing em mercados industriais e organizacionais. Bookman, São Paulo, 2002.
LAMBIN, J. J., Marketing estratégico, quarta edição, McGraw-Hill, Lisboa, 2000.
LEITE, R. S. ; PINTO, M.R. ; TEIXEIRA, D.J. ; JOAQUIM, A..M. “Mocinho” ou “bandido”?:       o marketing e suas relações com a sociedade no “fio da navalha”. E&G Economia e Gestão, Belo Horizonte, v. 15, n. 40, Jul./Set. 2015.
MURPHY, P.; LACZNIAK, G.R.; BOWIE, N.E.; KLEIN, T.A. Ethical Marketing: basic ethics in action. New Jersey: Pearson Prentice Hall, 2005.
PEREIRA, C. B. TOLEDO, G. L.; TOLEDO, L. A. Considerações sobre o conceito de marketing: teoria e prática gerencial. Revista O & S – Organizações e Sociedade, vol. 16, n. 50, p. 519-544, 2009.
RUST, R. T. Zeithaml, V. e Lemon, K. N. O valor do cliente, Editora Bookman, Porto Alegre, 2001.
SHETH, J. N.; MITTAL, B.; NEWMAN, B. I. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001. 
TOLEDO, G. L. Marketing Estratégico, cap. 4 do livro Gestão de Marketing (organizador Bráulio Oliveira), Pearson Education, pg. 89 – 113. 2012.
TOLEDO, L. A., CAMPOMAR, M. C., TOLEDO, G. L. Planejamento de marketing e confecção do plano de marketing: uma análise crítica. Revista O & S – Organizações e Sociedade, vol. 13, n. 37, 2006.
TUTEN, T. L. Principles of Marketing for a Digital Age. (p. i).Los Angeles, SAGE Publications. 2020.
    TUTEN, T. L.; SOLOMON, M. R. Social media marketing. New York: Pearson, 2012
WOODRUFF, R. B. Customer value: the next source for competitive advantage. Journal of the Academy of Marketing Science, Greenvale, v. 25, n. 2, p. 139-153, 1997.
ZEITHAML,V.A.; JAWORSKI, B.J.; KOHLI, A.K. TULI,  K.R.; ULAGA, W ; ZALTMAN, G. A Theories-in-Use Approach to Building Marketing Theory. Journal of Marketing 2020, Vol. 84(1) 32-51 ª American Marketing Association 2019.
 

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