Compreender o conceito e fundamentos de marketing. Entender as técnicas de marketing e suas aplicações na gestão de organizações. Capacidade de diagnosticar e propor alternativas para problemas de gestão mercadológicas. Capacidade para analisar e avaliar os efeitos das ações de marketing nas estratégias das organizações. Compreender a relação organização versus mercado em ambientes complexos. Compreender o papel desempenhado pelo marketing frente às demandas da sociedade contemporânea e seus impactos no planeta e na sociedade. Pesquisar sobre estratégias de marketing para organizações diferentes setores, produzindo documentos com parecer crítico.
- Administração de marketing - Marketing estratégico - Conexões com clientes - Aplicações de Marketing
- Administração de marketing Conceito de marketing Evolução do pensamento de marketing Tarefas da administração de Marketing Ambiente de marketing Marketing ético e responsável - Marketing estratégico Segmentação Diferenciação e posicionamento Pesquisa de marketing - Conexões com clientes Criação de relações, fidelidade e valor Comportamento do consumidor Mercados organizacional e global - Aplicações de marketing Marketing mix Plano de marketing Planejamento estratégico corporativo
Bibliografia Básica CHURCHILL JR, G. A., PETER, J. P. Marketing – Criando valor para os clientes, 4ª edição, São Paulo, Saraiva. 2012. KOTLER, P. e KELLY, K. L., Administração de marketing. 15a. Ed. Prentice-Hall, SP. 2019. KUMAR, V. Transformative marketing: The next 20 years. Journal of Marketing, 2018, 82(4), 1-12. LOVELOCK, C. H.; WRIGHT, L. HEMZO, M.A. Marketing de Serviços, 7ª. Ed. Pearson, São Paulo. 2011. SOLOMON, M. R. Comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9. ed. Pearson, 2010. Bibliografia Complementar AAKER, D. S. Administração estratégica de mercado, Editora Bookman, Porto Alegre, 5ª. Edição, 2001. CRAVENS, D. W.; PIERCY, N. F. Marketing Estratégico, McGraw Hill, 8a ed., SP. 2008. CRESCITELLI, E; SHIMP, T. Comunicação de Marketing. Integrando propaganda, promoção e outras formas de divulgação. 8ª. edição. São Paulo, Prentice Hall, 2012. DAY, G. A empresa orientada para o mercado, Editora Bookman, Porto Alegre, 2001. FERRELL, O. C.; HARTLINE, M. D. Estratégia de marketing, São Paulo: Cengage Learning, 2010. GALVAGNO, M. ; DALLI, D. Theory of value co-creation: a systematic literature review. Managing Service Quality Vol. 24 No. 6, 2014 pp. 643-683 r Emerald Group Publishing Limited 0960-4529 DOI 10.1108/MSQ-09-2013-0187 HISRICH, R.D., PETERS, M.P., SHEPHERD, D.A. Empreendedorismo. 9a. Ed. McGraw Hill. New York, 2014 HOOLEY, G. J., SAUNDERS, J. A., PIERCY, N. F. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. Pearson, São Paulo, 2005. HUTT, M. D.; SPEH, T. W. Gestão de marketing em mercados industriais e organizacionais. Bookman, São Paulo, 2002. LAMBIN, J. J., Marketing estratégico, quarta edição, McGraw-Hill, Lisboa, 2000. LEITE, R. S. ; PINTO, M.R. ; TEIXEIRA, D.J. ; JOAQUIM, A..M. “Mocinho” ou “bandido”?: o marketing e suas relações com a sociedade no “fio da navalha”. E&G Economia e Gestão, Belo Horizonte, v. 15, n. 40, Jul./Set. 2015. MURPHY, P.; LACZNIAK, G.R.; BOWIE, N.E.; KLEIN, T.A. Ethical Marketing: basic ethics in action. New Jersey: Pearson Prentice Hall, 2005. PEREIRA, C. B. TOLEDO, G. L.; TOLEDO, L. A. Considerações sobre o conceito de marketing: teoria e prática gerencial. Revista O & S – Organizações e Sociedade, vol. 16, n. 50, p. 519-544, 2009. RUST, R. T. Zeithaml, V. e Lemon, K. N. O valor do cliente, Editora Bookman, Porto Alegre, 2001. SHETH, J. N.; MITTAL, B.; NEWMAN, B. I. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001. TOLEDO, G. L. Marketing Estratégico, cap. 4 do livro Gestão de Marketing (organizador Bráulio Oliveira), Pearson Education, pg. 89 – 113. 2012. TOLEDO, L. A., CAMPOMAR, M. C., TOLEDO, G. L. Planejamento de marketing e confecção do plano de marketing: uma análise crítica. Revista O & S – Organizações e Sociedade, vol. 13, n. 37, 2006. TUTEN, T. L. Principles of Marketing for a Digital Age. (p. i).Los Angeles, SAGE Publications. 2020. TUTEN, T. L.; SOLOMON, M. R. Social media marketing. New York: Pearson, 2012 WOODRUFF, R. B. Customer value: the next source for competitive advantage. Journal of the Academy of Marketing Science, Greenvale, v. 25, n. 2, p. 139-153, 1997. ZEITHAML,V.A.; JAWORSKI, B.J.; KOHLI, A.K. TULI, K.R.; ULAGA, W ; ZALTMAN, G. A Theories-in-Use Approach to Building Marketing Theory. Journal of Marketing 2020, Vol. 84(1) 32-51 ª American Marketing Association 2019.