Conhecer e compreender os tópicos selecionados da teoria sobre gestão de produtos, serviços, novos produtos e preços. Compreender que o benefício proporcionado por uma oferta (produto, serviço, uma combinação de ambos ou a criação de uma nova oferta) fundamenta-se em múltiplos fatores, que encerram problemas específicos mas também poderosas bases para a criação de ofertas diferenciadas e superiores aos olhos dos consumidores. Exercitar a capacidade analítica e crítica diante das questões e decisões relacionadas ao composto de marketing. Desenvolver trabalhos em grupo, tanto pontualmente em algumas aulas, quanto o trabalho final da disciplina. Desenvolver o trabalho final da disciplina. Aprofundar o conhecimento conceitual sobre o composto de marketing, e sua relação com a criação, comunicação, entrega e captura de valor.
Gestão de Produtos e Novos Produtos Gestão de Comunicação Gestão de Distribuição Gestão de Preços
Gestão de Produtos e Novos Produtos Conceito de produto e serviços Cadeias de atributos, benefícios, custos, valor do produto e do consumidor Características técnicas do produto Design e embalagem Marca Composto de produtos e serviços Serviços adicionados Significado e categorias de novos produtos Estratégias de desenvolvimento de novos produtos Processo de desenvolvimento de novos produtos Adoção e difusão de novos produtos Gestão de Comunicação Conceito de comunicações de marketing Processo básico de comunicação Abordagem de comunicações de marketing Natureza da propaganda Decisões de mensagem e de mídia de propaganda Marketing direto: conceito, uso de bancos de dados e modalidades Venda pessoal Promoção de vendas Relações públicas Gestão de Distribuição Conceito, contribuições e funções dos canais de distribuição Estrutura dos canais de distribuição Conflito de canal Gestão de varejo e atacado Logística Gestão de Preços O conceito de preço e elementos da gestão de preço Custos, concorrência, demanda e análise do consumidor Abordagem de apreçamento estratégico Objetivos de apreçamento Apreçamento competitivo Apreçamento de novos produtos Apreçamento de conjunto de produtos Apreçamento discriminador Métodos de apreçamento
Bibliografia Básica CRESCITELLI, Edson; SHIMP, Terence A. Comunicação de Marketing: integrando propaganda, promoção e outras formas de divulgação. São Paulo: Cencage Learning, 2013. URDAN, Flávio T.; URDAN, André T. Gestão do Composto de Marketing. São Paulo: Atlas, 2013. Bibliografia Complementar BOWERSOX, Donald J.; CLOSS, David, J. Logística empresarial. São Paulo: Atlas, 2001. BURNETT, John; MORIARTY, Sandra. Introduction to marketing communications. Upper Saddle River: Prentice Hall, 1998. CLOW, Kenneth E.; BAACK, Donald. Integrated advertising, promotion & marketing communications. Upper Sadlle River: Prentice Hall, 2003. COOPER, Robert G. Product leadership: creating and launching superior new products. Reading: Perseus Books, 1998. COUGHAN, Anne T, ANDERSON, Erin, STERN, Louis W. Marketing channels. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2001. CUTLIP, Scott M.; CENTER, Scott M.; BROOM, Glen M. Effective public relations. 8th ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2000. DAVIDSON, William R.; SWEENEY, Daniel J.; STAMPFI, Ronald W. Retailing management. New York: John Wiley & Sons, 1988. DEBELAK, Don. Lance o seu produto no mercado: como colocar seu produto novo no mercado, mesmo sendo um pequeno ou médio negócio. São Paulo: Makron, 1997. DESCHAMPS, Jean-Philippe, NAYAK, P. Ranganath. Produtos irresistíveis: como operacionalizar um fluxo perfeito de produtos do produtor ao consumidor. São Paulo: Makron, 1996. DOLAN, Robert J.; SIMON, Hermann. Power pricing: how managing price transforms the bottom line. New York: The Free Press, 1996. ENGEL, James F.; WARSHAW, Martin R. & KINNEAR, Thomas C. Promotional strategy: managing the marketing communications process. 8th ed. Chicago: Irwin, 1994. FUTRELL, Charles M. Vendas: fundamentos e novas práticas de gestão. São Paulo: Saraiva, 2003. GRUENWALD, George. Como desenvolver e lançar um produto novo no mercado. São Paulo: Makron Books, 1994 LAMBIN, Jean-Jacques. Market-driven management: strategic and operational marketing. New York: St. Martin´s Press, 2000. MATTAR, Fauze N., dos SANTOS, Dilson G. Gerência de produtos: como tornar seu produto um sucesso. São Paulo: Atlas, 1999. MESTRINER, Fábio. Design de embalagem: curso básico. São Paulo: Makron Books, 2001. MONROE, Kent B. Pricing: making profitable decisions. New York: McGraw-Hill, 1990. NAGLE, Thomas T. & HOLDEN, Reed K. The strategy and tactics of pricing: a guide to profitable decision making. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 2002. PERRIER, Raymond (ed.) Avaliação de marca. São Paulo : Interbrand Brasil, 2001. ROSENBLOOM, Bert. Marketing channels: a management view. Fort Worth: The Dryden Press, 1995. SCHULTZ, Don E.; TANNENBAUMN, Stanley I. & LAUTERBORN, Robert F. The new marketing paradigm: integrated marketing communications. Lincolnwood: NTC Business, 1996. SCISSORS, Jack Z.; BUMBA, Lincoln J. Planejamento de mídia: aferições, estratégias e avaliações. São Paulo: Nobel, 2001. STERN, Louis W.; EL-ANSARY, Adel I.; COUGHAN, Anne T. Marketing channels. Upper Saddle River: Prentice Hall, 1996. URBAN, Glen L.; HAUSER, John R.; DHOLAKIA, Nikhilesh. Essentials of new product development. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1987.