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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Administração
 
Disciplina: EAD0746 - Marketing II: Criação, Comunicação, Entrega e Captura de Valor
Marketing II: Value Creation, Communication, Delivery and Capture

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Conhecer e compreender os tópicos selecionados da teoria sobre gestão de produtos, serviços, novos produtos e preços. 
 
Compreender que o benefício proporcionado por uma oferta (produto, serviço, uma combinação de ambos ou a criação de uma nova oferta) fundamenta-se em múltiplos fatores, que encerram problemas específicos mas também poderosas bases para a criação de ofertas diferenciadas e superiores aos olhos dos consumidores. 

Exercitar a capacidade analítica e crítica diante das questões e decisões relacionadas ao composto de marketing.

Desenvolver trabalhos em grupo, tanto pontualmente em algumas aulas, quanto o trabalho final da disciplina.

Desenvolver o trabalho final da disciplina.

Aprofundar o conhecimento conceitual sobre o composto de marketing, e sua relação com a criação, comunicação, entrega e captura de valor. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3454983 - Edson Crescitelli
1030260 - Flávio Torres Urdan
 
Programa Resumido
Gestão de Produtos e Novos Produtos
Gestão de Comunicação
Gestão de Distribuição
Gestão de Preços
 
 
 
Programa
Gestão de Produtos e Novos Produtos
          Conceito de produto e serviços
	Cadeias de atributos, benefícios, custos, valor do produto e do consumidor
	Características técnicas do produto
	Design e embalagem
	Marca
	Composto de produtos e serviços
	Serviços adicionados
	Significado e categorias de novos produtos
	Estratégias de desenvolvimento de novos produtos
	Processo de desenvolvimento de novos produtos
	Adoção e difusão de novos produtos

Gestão de Comunicação 
              Conceito de comunicações de marketing
              Processo básico de comunicação
              Abordagem de comunicações de marketing
              Natureza da propaganda
              Decisões de mensagem e de mídia de propaganda
              Marketing direto: conceito, uso de bancos de dados e modalidades
              Venda pessoal
              Promoção de vendas
              Relações públicas

Gestão de Distribuição
              Conceito, contribuições e funções dos canais de distribuição
              Estrutura dos canais de distribuição
              Conflito de canal
              Gestão de varejo e atacado
              Logística 

Gestão de Preços
	O conceito de preço e elementos da gestão de preço
	Custos, concorrência, demanda e análise do consumidor 
	Abordagem de apreçamento estratégico
	Objetivos de apreçamento
	Apreçamento competitivo
	Apreçamento de novos produtos
	Apreçamento de conjunto de produtos
	Apreçamento discriminador
          Métodos de apreçamento
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os alunos serão avaliados pelas notas obtidas em provas, exercícios e trabalho prático.
Critério
O aluno terá direito a recuperação se obter média final entre 3,0 (três e zero) e 4,9 (quatro e nove) e no mínimo 70% de frequência.
Norma de Recuperação
O aluno será submetido a uma avaliação cuja nota terá peso de 50% na média final.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica

CRESCITELLI, Edson; SHIMP, Terence A. Comunicação de Marketing: integrando propaganda, promoção e outras formas de divulgação. São Paulo: Cencage Learning, 2013. 
URDAN, Flávio T.; URDAN, André T.  Gestão do Composto de Marketing.  São Paulo: Atlas, 2013.


Bibliografia Complementar

BOWERSOX, Donald J.; CLOSS, David, J. Logística empresarial. São Paulo: Atlas, 2001.
BURNETT, John; MORIARTY, Sandra.  Introduction to marketing communications.  Upper Saddle River: Prentice Hall, 1998.    
CLOW, Kenneth E.; BAACK, Donald.  Integrated advertising, promotion & marketing communications.  Upper Sadlle River: Prentice Hall, 2003.
COOPER, Robert G.  Product leadership: creating and launching superior new products.  Reading: Perseus Books, 1998. 
COUGHAN, Anne T, ANDERSON, Erin,  STERN, Louis W.  Marketing channels.  Upper Saddle River: Prentice Hall, 2001.
CUTLIP, Scott M.; CENTER, Scott M.; BROOM, Glen M.  Effective public relations. 8th ed.  Upper Saddle River: Prentice Hall, 2000.
DAVIDSON, William R.; SWEENEY, Daniel J.; STAMPFI, Ronald W.  Retailing management. New York: John Wiley & Sons, 1988.
DEBELAK, Don.  Lance o seu produto no mercado: como colocar seu produto novo no mercado, mesmo sendo um pequeno ou médio negócio.  São Paulo: Makron, 1997. 
DESCHAMPS, Jean-Philippe, NAYAK, P. Ranganath.  Produtos irresistíveis: como operacionalizar um fluxo perfeito de produtos do produtor ao consumidor.  São Paulo: Makron, 1996. 
DOLAN, Robert J.; SIMON, Hermann.  Power pricing: how managing price transforms the bottom line.  New York: The Free Press, 1996. 
ENGEL, James F.; WARSHAW, Martin R. & KINNEAR, Thomas C.  Promotional strategy: managing the marketing communications process. 8th ed.  Chicago: Irwin, 1994.  
FUTRELL, Charles M.  Vendas: fundamentos e novas práticas de gestão.  São Paulo: Saraiva, 2003.
GRUENWALD, George.  Como desenvolver e lançar um produto novo no mercado.  São Paulo: Makron Books, 1994
LAMBIN, Jean-Jacques. Market-driven management: strategic and operational marketing.  New York: St. Martin´s Press, 2000.
MATTAR, Fauze N., dos SANTOS, Dilson G.  Gerência de produtos: como tornar seu produto um sucesso.  São Paulo: Atlas, 1999. 
MESTRINER, Fábio.  Design de embalagem: curso básico. São Paulo: Makron Books, 2001.
MONROE, Kent B.  Pricing: making profitable decisions.  New York: McGraw-Hill, 1990.
NAGLE, Thomas T. & HOLDEN, Reed K.  The strategy and tactics of pricing: a guide to profitable decision making. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 2002.
PERRIER, Raymond (ed.)  Avaliação de marca.  São Paulo : Interbrand Brasil, 2001. 
ROSENBLOOM, Bert.  Marketing channels: a management view. Fort Worth: The Dryden Press, 1995.
SCHULTZ, Don E.; TANNENBAUMN, Stanley I. & LAUTERBORN, Robert F.  The new marketing paradigm: integrated marketing communications.  Lincolnwood: NTC Business, 1996.
SCISSORS, Jack Z.; BUMBA, Lincoln J.  Planejamento de mídia: aferições, estratégias e avaliações.  São Paulo: Nobel, 2001.  
STERN, Louis W.; EL-ANSARY, Adel I.; COUGHAN, Anne T.  Marketing channels. Upper Saddle River: Prentice Hall, 1996.
URBAN, Glen L.; HAUSER, John R.; DHOLAKIA, Nikhilesh.  Essentials of new product development.  Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1987. 
 

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