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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Administração
 
Disciplina: EAD0747 - Insights do Consumidor
Consumer Insights

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Selecionar as opções mais adequadas para obter insights sobre o comportamento do consumidor a partir da seleção dos métodos de pesquisa e coleta de dados.

Desenvolver habilidades de análise de problemas e a capacidade de traduzir um problema de gerenciamento em uma questão de pesquisa viável.

Analisar de que forma os estudos de comportamento do consumidor podem afetar o bem-estar.

Criar um projeto aplicado de pesquisa de marketing para obter insights do consumidor que ajudem a empresa a resolver um problema gerencial de marketing.

Compreender termos técnicos utilizados na pesquisa de mercado e na análise do comportamento do consumidor.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
403396 - Andres Rodriguez Veloso
68872 - Jose Afonso Mazzon
 
Programa Resumido
Este curso visa discutir, analisar e obter insights sobre o comportamento do consumidor a partir do uso das principais técnicas de pesquisa de marketing. Ao final do curso o aluno estará capacitado para desenvolver uma pesquisa de marketing, obtendo e analisando dados sobre o comportamento do consumidor e gerando insights para oferecer sugestões para aprimorar ou criar ações estratégias e operacionais de marketing. 

1. Jornada do cliente e Comportamento do consumidor
2. Obtendo insights sobre o consumidor
 
1. Customer journey and consumer behavior 2. Obtaining customer insights
 
 
Programa
Jornada do cliente e Comportamento do consumidor
Processo decisório do consumidor: reconhecimento de necessidade, busca de informações, avaliação de alternativas, compra, consumo, avaliação da satisfação, descarte. 
Influências no processo decisório do consumidor: grupos e mídias sociais, características demográficas, renda, cultura e classe social.
Jornada do cliente em ambientes digitais

Obtendo insights sobre o consumidor
Processo da pesquisa de marketing
Métodos de pesquisa
Pesquisa qualitativa: entrevista em profundidade, grupo de foco, técnicas projetivas, observação, etnografia
Pesquisa quantitativa: levantamento de campo, experimentos.
 
3. Customer journey and consumer behavior 3.1. Consumer decision-making: need recognition, information search, evaluation of alternatives, purchase, consumption, satisfaction assessment, disposal. 3.2. Influences on consumer decision-making: groups and social media, demographic characteristics, income, culture and social class. 3.3. Customer journey in digital environments 4. Obtaining customer insights 4.1. Marketing research process 4.2. Research methods 4.2.1. Qualitative research: in-depth interview, focus group, projective techniques, observation, ethnography 4.2.2. Quantitative research: field survey, experiments.
 
 
Avaliação
     
Método
Participação em aula: 10% da nota. Prova intermediária: 25% da nota. Prova unificada: 35% da nota. Trabalho semestral: 30% da nota.
Critério
O aluno terá direito a recuperação se obter média final entre 3,0 (três e zero) e 4,9 (quatro e nove) e no mínimo 70% de frequência.
Norma de Recuperação
O aluno será submetido a uma avaliação cuja nota terá peso de 50% na média final.
 
Bibliografia
     
Malhotra, N. K. (2001). Pesquisa de Marketing-: uma orientação aplicada. Bookman Editora.
Solomon, M. R. (2016). O Comportamento do consumidor-: comprando, possuindo e sendo. Bookman Editora.
Schiffman, L. G., Wisenblit, J., & Kumar, S. R. (2019). Consumer Behavior. Pearson.
Tueanrat, Y., Papagiannidis, S., & Alamanos, E. (2021). A conceptual framework of the antecedents of customer journey satisfaction in omnichannel retailing. Journal of Retailing and Consumer Services, 61, 102550.
Torkzadeh, S., Zolfagharian, M., & Iyer, P. (2021). Customer value co-creation behaviors and service outcomes: insights from a transformative service. Journal of Strategic Marketing, 29(8), 635-657.
Barari, M., Ross, M., Thaichon, S., & Surachartkumtonkun, J. (2021). A meta‐analysis of customer engagement behaviour. International Journal of Consumer Studies, 45(4), 457-477.
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Neslin, S. A. (2022). The omnichannel continuum: Integrating online and offline channels along the customer journey. Journal of Retailing, 98(1), 111-132.
Fischer, E., & Guzel, G. T. (2022). The case for qualitative research. Journal of Consumer Psychology.
Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: Technology for humanity. John Wiley & Sons.
Bradburn, N. M., Sudman, S., & Wansink, B. (2004). Asking questions: the definitive guide to questionnaire design--for market research, political polls, and social and health questionnaires. John Wiley & Sons.
Shavitt, S., & Barnes, A. J. (2020). Culture and the Consumer Journey. Journal of Retailing, 96(1), 40-54.
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Wedel, M., & Kannan, P. K. (2016). Marketing analytics for data-rich environments. Journal of Marketing, 80(6), 97-121.
Ryan, D. (2016). Understanding digital marketing: marketing strategies for engaging the digital generation. Kogan Page Publishers.
Kingsnorth, S. (2019). Digital marketing strategy: an integrated approach to online marketing. Kogan Page Publishers.
 

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