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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Administração
 
Disciplina: EAD0749 - Marketing Internacional
Global Marketing

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Compreender os fundamentos de marketing internacional, assim como a aplicação de técnicas de marketing no contexto internacional.

Demonstrar familiaridade com as principais estratégias de marketing internacional. 

Desenvolver uma visão estratégica e tática de Marketing em um cenário internacional.

Desenvolver a capacidade de lidar com a complexidade de ambientes multiculturais

Desenvolver em equipe um trabalho sobre atuação das empresas no ambiente internacional, com uso de ferramentas e técnicas de marketing

Desenvolver e praticar sensibilidade e interesse cultural (sobretudo para pessoas com culturas distintas ou muito diferentes das do gestor, em que as visões do mundo são um desafio)

Desenvolver o trabalho final da disciplina.

Compreender a literatura e as especificidade do marketing global
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2088861 - Celso Claudio de Hildebrand e Grisi
2974821 - Kavita Miadaira Hamza
 
Programa Resumido
1. Organizações globais
2. Marketing global
3. Aplicação do composto de marketing no cenário internacional

 
 
 
Programa
1. Organizações globais
- Competitividade global
- Análise do ambiente internacional e de diferentes localidades
- Criação de organizações globais
- Cidadania: corporações globais e Estados nacionais 

2. Marketing global
- Dilemas e estratégias
- Diversidade cultura e linguística
- Comportamento e consumo em mercados e setores diversos

3. Aplicação do composto de marketing no cenário internacional
- Produtos e novos produtos em mercados internacionais
- Desenvolvimento de uma marca global
- Definição de preços em diferentes mercados internacionais
- Desenvolvimento da comunicação em diferentes mercados internacionais
- Escolha dos canais de distribuição em diferentes mercados internacionais
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação individual e atividades extraclasse. Trabalhos em grupo. Participação em classe.
Critério
O aluno terá direito a recuperação se obter média final entre 3,0 (três e zero) e 4,9 (quatro e nove) e no mínimo 70% de frequência.
Norma de Recuperação
O aluno será submetido a uma avaliação cuja nota terá peso de 50% na média final.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica
CATEORA, Philip; GRAHAM, John L. Marketing internacional. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001. 
CZINKOTA, M; RONKAINEN, I. Marketing Internacional; São Paulo: Cengage Learning, 2008.
KEEGAN, W; GREEN, M. Marketing Global; São Paulo: Saraiva, 2013.

Bibliografia complementar
CHURCHILL, G. A.; PETER, Jr. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000.
GILLESPIE, K; HENNESSEY, H. D.  Global Marketing 3.ed; São Paulo: Cengage Learning, 2012.
KOTABE, Masaaki; Helsen, Kristiaan. Administração de Marketing Global. São Paulo: Atlas, 2000.
KOTLER, P. Administração de marketing. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KUAZAQUI, Edmir. Marketing Internacional: desenvolvendo conhecimentos e competências em cenários globais. São Paulo: Makron Books, 2006.
NOSÉ, A. Marketing Internacional - Uma estratégia empresarial; São Paulo: Pioneira Thompson, 2004.
PALACIOS, Tomás Manuel Bañegil; SOUZA, José Manuel Meireles de. Estratégias de Marketing Internacional. São Paulo: Atlas, 2004.
WARREN, K. J.; GREEN, M. C. Global marketing management. New Jersey: Prentice Hall, 1999.
 

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