Compreender os fundamentos de marketing internacional, assim como a aplicação de técnicas de marketing no contexto internacional. Demonstrar familiaridade com as principais estratégias de marketing internacional. Desenvolver uma visão estratégica e tática de Marketing em um cenário internacional. Desenvolver a capacidade de lidar com a complexidade de ambientes multiculturais Desenvolver em equipe um trabalho sobre atuação das empresas no ambiente internacional, com uso de ferramentas e técnicas de marketing Desenvolver e praticar sensibilidade e interesse cultural (sobretudo para pessoas com culturas distintas ou muito diferentes das do gestor, em que as visões do mundo são um desafio) Desenvolver o trabalho final da disciplina. Compreender a literatura e as especificidade do marketing global
1. Organizações globais 2. Marketing global 3. Aplicação do composto de marketing no cenário internacional
1. Organizações globais - Competitividade global - Análise do ambiente internacional e de diferentes localidades - Criação de organizações globais - Cidadania: corporações globais e Estados nacionais 2. Marketing global - Dilemas e estratégias - Diversidade cultura e linguística - Comportamento e consumo em mercados e setores diversos 3. Aplicação do composto de marketing no cenário internacional - Produtos e novos produtos em mercados internacionais - Desenvolvimento de uma marca global - Definição de preços em diferentes mercados internacionais - Desenvolvimento da comunicação em diferentes mercados internacionais - Escolha dos canais de distribuição em diferentes mercados internacionais
Bibliografia básica CATEORA, Philip; GRAHAM, John L. Marketing internacional. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001. CZINKOTA, M; RONKAINEN, I. Marketing Internacional; São Paulo: Cengage Learning, 2008. KEEGAN, W; GREEN, M. Marketing Global; São Paulo: Saraiva, 2013. Bibliografia complementar CHURCHILL, G. A.; PETER, Jr. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000. GILLESPIE, K; HENNESSEY, H. D. Global Marketing 3.ed; São Paulo: Cengage Learning, 2012. KOTABE, Masaaki; Helsen, Kristiaan. Administração de Marketing Global. São Paulo: Atlas, 2000. KOTLER, P. Administração de marketing. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008. KUAZAQUI, Edmir. Marketing Internacional: desenvolvendo conhecimentos e competências em cenários globais. São Paulo: Makron Books, 2006. NOSÉ, A. Marketing Internacional - Uma estratégia empresarial; São Paulo: Pioneira Thompson, 2004. PALACIOS, Tomás Manuel Bañegil; SOUZA, José Manuel Meireles de. Estratégias de Marketing Internacional. São Paulo: Atlas, 2004. WARREN, K. J.; GREEN, M. C. Global marketing management. New Jersey: Prentice Hall, 1999.