Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Administração
 
Disciplina: EAD0753 - Transformação Digital e Negócios Digitais nas Organizações
Digital Transformation and Digital Business in Organizations

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Compreender os conceitos envolvidos na elaboração e apresentação de novos modelos de negócio digitais e desenvolver a capacidade de elaboração dos mesmos.
Compreender os impactos das tecnologias digitais disruptivas e emergentes (p,ex Blockchain, Smart Robots, Big Data, Inteligência Artificial, Internet of Things, Realidade Virtual/Aumentada, Veículos Autônomos...) nas organizações, nos seus modelos de negócio e na sociedade.
Discutir os impactos das tecnologias de redes sociais, Web 2.0 e novas mídias digitais nas organizações e na sociedade, bem como seus aspectos éticos.
Discutir os impactos das tecnologias de redes sociais, Web 2.0 e novas mídias digitais nas organizações e na sociedade, bem como seus aspectos éticos.
Realizar trabalho semestral em grupo envolvendo a proposta e apresentação de modelo de negócio digital baseado em tecnologia digital
Realizar a apresentação do trabalho semestral no formato de “pitch”
Desenvolver relatório escrito apresentado o modelo de negócios proposto no trabalho semestral.
Compreender os conceitos atuais relacionados à aplicação de Sistemas de Informação e Tecnologias de Informação Digitais (TDs) e seu uso estratégico em organizações e em novos modelos de negócios digitais (NMND).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
606684 - Cesar Alexandre de Souza
 
Programa Resumido
Transformação Digital e Modelos de Negócios Digitais
Sistemas Empresariais (ERP/CRM/SCM/BI/CE) 
Modelos de Negócio em Comércio Eletrônico, Redes Sociais, Web 2.0, Aplicativos Móveis e Plataformas Multilaterais Digitais
Tecnologias Emergentes e Disruptivas

Oferecimento: Semi-presencial
 
 
 
Programa
Apresentação, Temas e Evolução de Sistemas e dos Modelos de Negócios Digitais
Transformação Digital 
Sistemas Empresariais (ERP/CRM/SCM/BI/CE) 
Modelos de Negócios Digitais - Conceituação
Modelos de Negócio em Comércio Eletrônico
Modelos de Negócio em Redes Sociais, Web 2.0 e Mídias Digitais 
Modelos de Negócio em Aplicativos Móveis
Modelos de Negócio em Plataformas Multilaterais Digitais
Tecnologias Emergentes e Disruptivas (p.ex Blockchain, Smart Robots, Inteligência Artificial, Big Data, Internet of Things, Realidade Virtual e Realidade Aumentada, Veículos Autonomos...)
Desenvolvimento de um Modelo de Negócios Digital (trabalho semestral)
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aplicação de provas, atividades (exercícios em sala ou tarefas para casa, individuais ou em grupo) e um trabalho em grupo com apresentação final em formato de “pitch”.
Critério
O aluno terá direito a recuperação se obter média final entre 3,0 (três e zero) e 4,9 (quatro e nove) e no mínimo 70% de frequência.
Norma de Recuperação
O aluno será submetido a uma avaliação cuja nota terá peso de 50% na média final.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica
- Prado, E; Souza, C (Orgs). Fundamentos de Sistemas de Informação. Elsevier, 2014
- Osterwalder e Pigneur – Business Model Generation – Alta Books, 2011
- Parker, G.P.; Alstyne, M. W.; Choudary, S. P. Platform Revolution: How networked Marketings are transforming the economy and how to make them work for you, W. W. Norton & Company, 2017
- Slides, artigos atuais, estudos de casos e sites apresentados ao longo do curso

Bibliografia Complementar
- McAfee, A.; Brynjolfsson, Machine, Platform, Crowd: Harnessing our Digital Future. Norton Books, 2017.
- Turban, E. Electronic Commerce 2010: A Managerial Perspective: Pearson, 2010
- Stone, B. The Everything Store: Jeff Bezos and the Age of Amazon. Little, Brown and Company, 2013
- Barabasi, Albert-Laszlo, Linked: a nova ciência dos networks – Leopardo Editora, 2009
- Shirky, C. Here Comes Everybody: how change happens when people come together. Penguin Books, 2008
- McAfee, Andrew – Empresas 2.0 – Editora Campus, 2010
- Anderson, Chris – A Cauda Longa – Elsevier, 2006
- Qualman, Erik – Socialnomics – Saraiva, 2011
- Surowiecki, James – A Sabedoria das Multidões – Record, 2006
- Gansky, Lisa – Mesh, Porque o futuro dos negócios é compartilhar – Starlin Alta, 2011
- Mayer-Schönberger e Cukier – Big Data: A revolution that will transform how we live, work and think, 2013
- Souza, C.A.; Saccol, A.Z. (Orgs) Sistemas ERP no Brasil. Ed Atlas, 2003.
- Kelmereit, D. The Silent Intelligence: The Internet of Things, Ventures, 2013
- Scoble, R.; Israel, S. Age of Context: Mobile, Sensors, Data and the Future of Privacy, CreateSpace, 2013
- Turkle, S. Alone Together: why we expect more from technology and less from each other, First Trade, 2012
- Evans. D. Schmalensee, R. Matchmakers: the new economics of Multisided Platforms, HBR Press, 2016
- Domingos, P. The Master Algorithm: how the quest for the ultimate learning machine will remake our world. Basic Books, 2015.
- Ford, M. The Rise of the Robots: Technology and the Threat of a Jobless Future. Basic Books, 2015
- Tegmark, M. Life 3.0: Being Human in the age of Artificial Intelligence. Knopf, 2017
- Vigna, P. Casey, M.J. The Age of Criptocurrency: how Bitcoin and Digital Money are challenging the Global Economic Order. St. Martin´s Press, 2015
- Dowling, J.P. Schrödinger´s Killer App: race to build the first Quantum Computer. CRC, 2013

 

Clique para consultar os requisitos para EAD0753

Clique para consultar o oferecimento para EAD0753

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2023 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP