Compreender os conceitos de sistemas de informação e de gestão por processos. Compreender a utilidade das Tecnologias Digitais de Informação e dos Sistemas de Informação como ferramentas para a solução de problemas organizacionais. Compreender os conceitos de processos de negócio. Compreender os conceitos de informações empresariais, dados e bancos de dados. Compreender os conceitos de regras de negócio. Compreender o papel dos dados, das informações e dos sistemas de informação para a tomada de decisão empresarial. Desenvolver o projeto de um sistema de informação de pequeno porte visando a solução de problemas organizacionais e fornecer apoio à gestão de processos de negócio. Analisar e implementar mudanças e inovações nos processos e em modelos de negócio com base na aplicação da tecnologia e sistemas de informação. Propor e conceber novos processos e modelos de negócio digitais. Analisar a viabilidade, as oportunidades e as limitações da aplicação da tecnologia da informação nos negócios. Medir e avaliar os resultados da utilização da tecnologia e dos sistemas de informação para o desempenho do negócio. Compreender e avaliar os aspectos éticos da aplicação da tecnologia e dos sistemas de informação nas organizações. Compreender a importância da privacidade, segurança, veracidade e propriedade das informações entre outros aspectos éticos, ligados à utilização de sistemas de informação empresariais. Discutir e avaliar os possíveis impactos e responsabilidades sociais e comportamentais com a aplicação de sistemas de informação nas organizações. Desenvolver um projeto de sistema de informação de pequeno porte em grupo. Avaliar os diversos tipos de tecnologias e sistemas de informação e sua aplicabilidade em diferentes modelos de negócio. Entrevistar profissionais operacionais e gerenciais, que atuam em processos de negócio, para entender suas necessidades de informação. Adquirir competência para o detalhamento de modelos de processos de negócio e projetos conceituais de sistemas de informação. Compreender a importância da informação para as operações e decisões organizacionais. Compreender os sistemas de informação como componentes essenciais do sistema empresarial. Compreender os sistemas de informação como condutores de processos de negócio e plataforma para modelos de negócio. Adquirir conhecimentos e competências para modelar processos de negócio utilizando técnicas, ferramentas e notação apropriadas. Adquirir conhecimentos e competências para modelar informações e bancos de dados empresariais utilizando técnicas, ferramentas e notação apropriadas. Adquirir conhecimentos e competências para modelar regras de negócio utilizando técnicas, ferramentas e notação apropriadas.
Tecnologias Digitais Conceito de Informação Sistemas de Informação Empresariais Tecnologia Internet Tecnologias Digitais Disruptivas Modelagem de Processos de Negócio Tecnologia de Banco de Dados Modelagem de Regras de Negócio Desenvolvimento de Sistemas de Informação Aulas práticas no laboratório de microinformática (ou atividades à distância)
Tecnologias Digitais Hardware Software Redes de Comunicação Informação Conceito de Sistema Dados, Informação e Conhecimento Tipos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Empresariais ERP, CRM e SCM BI e CE Negócios Eletrônicos Tecnologia Internet Funcionamento Segurança Mobilidade Tecnologias Digitais Disruptivas Computação em Nuvem (Cloud Computing) IoT – Internet das Coisas Aprendizado de Máquina (Machine Learning e Deep Learning) Inteligência Artificial Modelagem de Processos de Negócio Modelos de Negócio Gestão de Processos de Negócio Notação BPMN – Business Process Modeling Notation Obtenção de Requisitos de Informação Modelagem de Dados para Desenvolvimento de Sistemas de Informação Tecnologia de Banco de Dados Conceitos Fundamentais: objetos, atributos e informações Bancos de Dados Relacionais Modelagem de Entidades e Relacionamentos Modelagem de Banco de Dados Relacionais Linguagem SQL e Softwares Gerenciadores de Bancos de Dados Modelagem de Regras de Negócio Conceitos Lógica Estruturada Tabelas de Decisão Árvores de Decisão Desenvolvimento de Sistemas de Informação Metodologias para Projeto Metodologias para Seleção Metodologias para Implantação
Bibliografia Básica Prado, Edmir P. V. & Souza, Cesar A. Fundamentos de Sistemas de Informação, Elsevier, 2014 LAUDON, K. e LAUDON, J. - Sistemas de Informações Gerenciais, 11ª. Edição. 2014, Editora Pearson Apostilas da disciplina apresentadas ao longo do curso Slides, estudos de casos e sites apresentados ao longo do curso Bibliografia Complementar BPM CBOK, association of Business Process Management professionals 1ª Edição – Versão 3.0 – Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio Corpo Comum de Conhecimento – ABPMP BPM CBOK, 2013. BARBARÁ, Saulo. Gestão por processos. Qualitymark, 2006. CURRID, C. Ferramentas para a Reengenharia. Record, 1995. DAVENPORT, T. H. Reengenharia de processos. Rio de Janeiro: Campus, 1994. FERREIRA, A. A. et alli. Gestão Empresarial: de Taylor aos Nossos Dias. Editora Pioneira, 2002. LAURINDO, F. J. B. e ROTONDARO, R. G.; Gestão Integrada de Processos e da Tecnologia da Informação. Atlas, 2006 HOFFER, J. A.; VALACICH, J. S.; GEORGE, J.F. Modern Systems analysis and design, 5th Ed. 2008, Prenctice Hall O’Brien, James A. - Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet Segunda Edição, 2008, Editora Saraiva – São Paulo - SP TURBAN, LEIDNER, MCLEAN & WETHERBE Tecnologia da Informação para Gestão, 6ª. Edição. 2008, Editora Bookman TURBAN & VOLONINO Tecnologia da Informação para Gestão, 8ª Edição 2015, Editora Bookman VALLE, R.; OLIVEIRA, S.B. (Org.) Análise e Modelagem de Processos de Negócio: Foco na notação BPMN. Atlas, 2009