Esta disciplina objetiva estudar a formulação da estratégia de operações de uma organização. Especificamente os objetivos da disciplina são:- Apresentar os conceitos básicos, os principais elementos e técnicas associados á formulação da estratégia de operações. - Discutir a aplicação prática destes conceitos e técnicas em diferentes tipos de organizações (intensivas em produtos, serviços e conhecimento; com e sem fins lucrativos). - Proporcionar aos participantes uma melhor compreensão sobre a contribuição estratégica das operações para o desempenho das organizações. - Discutir o inter-relacionamento da estratégia de operações com outras decisões de natureza estratégica, tais como: estratégia corporativa, estratégia competitiva, estratégia de marketing, políticas de gestão de pessoas e planejamento financeiro/orçamentário.
- Estratégia de operações: conteúdo, processo e contexto.- Trade-offs e foco em operações.- Estratégia de gestão da capacidade.- Estratégia da rede de operações: decisões de integração vertical e alianças estratégicas. - Estratégia de tecnologia de processos.- Desenvolvimento de novos produtos e serviços.- Formulação da estratégia de operações: modelos de Slack & Lewis, Hill, Hayes & Wheelright e Platts & Gregory- Integração da estratégia de operações com o planejamento estratégico e demais estratégias funcionais: estratégia de marketing e planejamento financeiro/orçamentário.
- Brown, S.; Lamming, R.; Bessant, J.; Jones, P. Strategic operations management. 2nd. Ed. Amsterdam: Elsevier, 2005.- Chase, R.B.; Jacobs, F.R.; Aquilano, N.J. Operations management for competitive advantage. 11th. Ed. New York: McGraw-Hill, 2006.- Correa, H.L.; Correa, C.A. Administração de produção e de operações. São Paulo: Atlas, 2006.- Fitzsimmons, J.A.; Fitzsimmons, M. Administração de serviços: operações, estratégia, tecnologia de informação. 6ª. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.- Hayes, R.; Pisano, G.; Upton, D.; Wheelwright, S. Operations, strategy and technology: pursuing the competitive edge. River Street: John Wiley & Sons, 2005.- Johnston, R.; Clark, G. Administração de operações de serviço. São Paulo: Atlas, 2002.- Kim, W.C.; Mauborgne, R. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.- Slack, N.; Chambers, S.; Johnston, R.; Betts, A. Gerenciamento de operações e de processos: princípios e prática de impacto estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2008.- Slack, N.; Lewis, M. Estratégia de operações. 2ª. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.