Apresentar os conceitos e métodos de modelagem de negócios para o projeto (ou desenho) do modelo de negócio de empresas estabelecidas e empresas nascentes, particularmente de base tecnológica/inovadoras (startups). Objetivos específicos: (1) Estudar o conceito de modelo de negócios e sua utilização para: (i) análise de modelos de negócios atuais; (ii) concepção (desenho) de novos modelos de negócios; e (iii) inovação de modelo de negócios. (2) Fornecer referencial conceitual e aplicado para modelagem de negócios. (3) Analisar o modelo de negócio de uma empresa estabelecida.
Apresentar os conceitos e métodos de modelagem de negócios para o projeto (ou desenho) do modelo de negócio de empresas estabelecidas e empresas nascentes, particularmente de base tecnológica/inovadoras (startups). Objetivos específicos: (1) Estudar o conceito de modelo de negócios e sua utilização para: (i) análise de modelos de negócios atuais; (ii) concepção (desenho) de novos modelos de negócios; e (iii) inovação de modelo de negócios. (2) Fornecer referencial conceitual e aplicado para modelagem de negócios. (3) Analisar o modelo de negócio de uma empresa estabelecida. Oferecimento: híbrido, com aulas síncronas e assíncronas
1. Introdução: o que é modelo de negócio. Conceito de geração de valor. 2. Arquitetura e componentes do modelo de negócio. 3. Desenho do modelo de negócio. 4. Tipologia de modelos de negócios. 5. Segmentos de clientes. 6. Proposta de valor e posicionamento competitivo. Submodelos associados à proposta de valor e ao posicionamento competitivo. 7. Modelo de geração de receita. Submodelos associados ao modelo de geração de receita. 8. Modelo de operações. Direcionadores estratégicos e submodelos relacionados ao modelo de operações. 9. Modelo de relacionamento com clientes. Direcionadores estratégicos e submodelos associados ao relacionamento com clientes. 12. Modelo econômico. Direcionadores de valor (estratégicos) e submodelos associados ao modelo econômico.
Amit, R., & Zott, C. (2021). Business model innovation strategy: Transformational concepts and tools for entrepreneurial leaders. Hoboken: John Wiley & Sons. Foss, N. J., & Saebi, T. (Eds.). (2015). Business model innovation: The organizational dimension. Oxford: Oxford University Press. Gassmann, O., Frankenberger, K., & Csik, M. (2014). The business model navigator: 55 models that will revolutionise your business. Harlow, England: Pearson. Gassmann, O., Frankenberger, K., & Sauer, R. (2017). A primer on theoretically exploring the field of business model innovation. European Business Review, 4, 45-48. Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Business model generation: A handbook for visionaries, game changers and challengers. Hoboken: John Wiley & Sons. Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., Smith, A., & Papadakos, T. (2014). Value proposition design: How to create products and services customers want. Hoboken: John Wiley & Sons.