Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Administração
 
Disciplina: EAD0764 - Modelo de Negócios
Business Model

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Apresentar os conceitos e métodos de modelagem de negócios para o projeto (ou desenho) do modelo de negócio de empresas estabelecidas e empresas nascentes, particularmente de base tecnológica/inovadoras (startups). 
Objetivos específicos: (1) Estudar o conceito de modelo de negócios e sua utilização para: (i) análise de modelos de negócios atuais; (ii) concepção (desenho) de novos modelos de negócios; e (iii) inovação de modelo de negócios. (2) Fornecer referencial conceitual e aplicado para modelagem de negócios. (3) Analisar o modelo de negócio de uma empresa estabelecida.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1617538 - Marcelo Caldeira Pedroso
 
Programa Resumido
Apresentar os conceitos e métodos de modelagem de negócios para o projeto (ou desenho) do modelo de negócio de empresas estabelecidas e empresas nascentes, particularmente de base tecnológica/inovadoras (startups). 
Objetivos específicos: (1) Estudar o conceito de modelo de negócios e sua utilização para: (i) análise de modelos de negócios atuais; (ii) concepção (desenho) de novos modelos de negócios; e (iii) inovação de modelo de negócios. (2) Fornecer referencial conceitual e aplicado para modelagem de negócios. (3) Analisar o modelo de negócio de uma empresa estabelecida.

Oferecimento: híbrido, com aulas síncronas e assíncronas
 
 
 
Programa
1. Introdução: o que é modelo de negócio. Conceito de geração de valor. 2. Arquitetura e componentes do modelo de negócio. 3. Desenho do modelo de negócio. 4. Tipologia de modelos de negócios. 5. Segmentos de clientes. 6. Proposta de valor e posicionamento competitivo. Submodelos associados à proposta de valor e ao posicionamento competitivo. 7. Modelo de geração de receita. Submodelos associados ao modelo de geração de receita. 8. Modelo de operações. Direcionadores estratégicos e submodelos relacionados ao modelo de operações. 9. Modelo de relacionamento com clientes. Direcionadores estratégicos e submodelos associados ao relacionamento com clientes. 12. Modelo econômico. Direcionadores de valor (estratégicos) e submodelos associados ao modelo econômico.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Entregas e pesos de avaliação: - Entregas parciais (entrega no Moodle e apresentações orais nas aulas síncronas): peso 40% - Apresentação oral e relatório executivo (entrega no Moodle e apresentação oral em aula síncrona): peso 20% - Trabalho final (entrega no Moodle do relatório completo): peso 40% (depósito no Moodle) Critério de avaliação: Compreender (30%), avaliar (40%) e comunicar (30%).
Critério
O aluno terá direito a recuperação se obter média final entre 3,0 (três e zero) e 4,9 (quatro e nove) e no mínimo 70% de frequência.
Norma de Recuperação
O aluno será submetido a uma avaliação cuja nota terá peso de 50% na média final.
 
Bibliografia
     
Amit, R., & Zott, C. (2021). Business model innovation strategy: Transformational concepts and tools for entrepreneurial leaders. Hoboken: John Wiley & Sons.
Foss, N. J., & Saebi, T. (Eds.). (2015). Business model innovation: The organizational dimension. Oxford: Oxford University Press.
Gassmann, O., Frankenberger, K., & Csik, M. (2014). The business model navigator: 55 models that will revolutionise your business. Harlow, England: Pearson.
Gassmann, O., Frankenberger, K., & Sauer, R. (2017). A primer on theoretically exploring the field of business model innovation. European Business Review, 4, 45-48.
Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Business model generation: A handbook for visionaries, game changers and challengers. Hoboken: John Wiley & Sons.
Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., Smith, A., & Papadakos, T. (2014). Value proposition design: How to create products and services customers want. Hoboken: John Wiley & Sons.

 

Clique para consultar os requisitos para EAD0764

Clique para consultar o oferecimento para EAD0764

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP