Objetivo geral: Estudar os conceitos e métodos de modelagem de negócios para o projeto (ou desenho) de organizações que atuam no setor de saúde. Estas podem ser: (1) empresas estabelecidas; e (2) empresas nascentes (start pus), particularmente de base tecnológica/inovadoras. Objetivos específicos: Estudar o conceito de modelo de negócios no contexto do setor de saúde. Abordar a utilização do conceito de modelo de negócios para: (1) análise de modelos de negócios atuais; (2) concepção (desenho) de novos modelos de negócios; e (3) inovação de modelo de negócios. Fornecer referencial conceitual, ferramental técnico e templates para modelagem de negócios. Abordar a integração entre modelo de negócios e gestão estratégica.
- Saúde: definições e escopo. - Introdução: o que é modelo de negócios. Componentes do modelo de negócios. Formas de representação (arquitetura) do modelo de negócios. Projeto (desenho) da empresa segundo o conceito de modelo de negócios. - Contextualização do setor de saúde: escopo da gestão no setor de saúde. Cadeia de valor da saúde. Organização do sistema de saúde do Brasil. - Tipologia de modelos de negócios em saúde. Segmentos-alvo de clientes. - Proposta de valor e posicionamento estratégico em saúde. - Modelo de operações em saúde. - Modelo de relacionamento com clientes em saúde. - Modelo de inovação e conhecimento em saúde. - Modelo econômico em saúde. - Modelo de gestão em saúde.
Básica - livros-texto Bodenheimer, T.; Grumbach, K. Understanding health policy: a clinical approach. 6th Ed. New York: Mc-Graw Hill, 2012. Bohmer, R.M.J. Designing care: aligning the nature and management of health care. Boston: Harvard Business Press, 2009. Christensen, C.M.; Grossman, J.H.; Hwang, J. The innovator’s prescription: a disruptive solution for health care. New York: McGraw-Hill, 2009. Kotler, P.; Shalowitz, J.; Stevens, R.J. Marketing estratégico para a area da saúde. Porto Alegre: Bookman, 2010. Porter, M.E.; Teisberg, E.O. Redefining health care: creating value-based competition based on results. Boston: Harvard Business School Press, 2006. Complementar - livros-texto e teses Berry, L.L.; Seltman K.D. Management lessons from Mayo Clinic: inside one of the world’s most admired service organizations. New York: McGraw-Hill, 2008. Burns, L.R. (org.). The business of health care innovation. New York: Cambridge University Press, 2005. Burns, L.R. (org.). 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