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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Administração
 
Disciplina: EAD0766 - Modelo de Negócios na Saúde
Operations Management in Health

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Objetivo geral:
Estudar os conceitos e métodos de modelagem de negócios para o projeto (ou desenho) de organizações que atuam no setor de saúde. Estas podem ser: (1) empresas estabelecidas; e (2) empresas nascentes (start pus), particularmente de base tecnológica/inovadoras.

Objetivos específicos:
Estudar o conceito de modelo de negócios no contexto do setor de saúde.
Abordar a utilização do conceito de modelo de negócios para: (1) análise de modelos de negócios atuais; (2) concepção (desenho) de novos modelos de negócios; e (3) inovação de modelo de negócios.
Fornecer referencial conceitual, ferramental técnico e templates para modelagem de negócios.
Abordar a integração entre modelo de negócios e gestão estratégica.
 
 
 
Programa Resumido
- Saúde: definições e escopo.
- Introdução: o que é modelo de negócios. Componentes do modelo de negócios. Formas de representação (arquitetura) do modelo de negócios. Projeto (desenho) da empresa segundo o conceito de modelo de negócios.
- Contextualização do setor de saúde: escopo da gestão no setor de saúde. Cadeia de valor da saúde. Organização do sistema de saúde do Brasil.
- Tipologia de modelos de negócios em saúde. Segmentos-alvo de clientes.
- Proposta de valor e posicionamento estratégico em saúde.
- Modelo de operações em saúde.
- Modelo de relacionamento com clientes em saúde.
- Modelo de inovação e conhecimento em saúde.
- Modelo econômico em saúde.
- Modelo de gestão em saúde.
 
 
 
Programa
- Saúde: definições e escopo.
- Introdução: o que é modelo de negócios. Componentes do modelo de negócios. Formas de representação (arquitetura) do modelo de negócios. Projeto (desenho) da empresa segundo o conceito de modelo de negócios.
- Contextualização do setor de saúde: escopo da gestão no setor de saúde. Cadeia de valor da saúde. Organização do sistema de saúde do Brasil.
- Tipologia de modelos de negócios em saúde. Segmentos-alvo de clientes.
- Proposta de valor e posicionamento estratégico em saúde.
- Modelo de operações em saúde.
- Modelo de relacionamento com clientes em saúde.
- Modelo de inovação e conhecimento em saúde.
- Modelo econômico em saúde.
- Modelo de gestão em saúde.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação individual/fichas de leitura: 10% Estudos de casos: 40% Trabalho/prova final: 50%
Critério
As principais técnicas didáticas são: aulas expositivas e estudos de caso. As técnicas complementares são: exercícios individuais e em grupos, seminários, palestras de convidados, vídeos e leituras dirigidas. O aluno terá direito a recuperação se obter média final entre 3,0 (três e zero) e 4,9 (quatro e nove) e no mínimo 70% de frequência.
Norma de Recuperação
O aluno será submetido a uma avaliação cuja nota terá peso de 50% na média final.
 
Bibliografia
     
Básica - livros-texto
Bodenheimer, T.; Grumbach, K. Understanding health policy: a clinical approach. 6th Ed. New York: Mc-Graw Hill, 2012.
Bohmer, R.M.J. Designing care: aligning the nature and management of health care. Boston: Harvard Business Press, 2009.
Christensen, C.M.; Grossman, J.H.; Hwang, J. The innovator’s prescription: a disruptive solution for health care. New York: McGraw-Hill, 2009.
Kotler, P.; Shalowitz, J.; Stevens, R.J. Marketing estratégico para a area da saúde. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Porter, M.E.; Teisberg, E.O. Redefining health care: creating value-based competition based on results. Boston: Harvard Business School Press, 2006.
Complementar - livros-texto e teses
Berry, L.L.; Seltman K.D. Management lessons from Mayo Clinic: inside one of the world’s most admired service organizations. New York: McGraw-Hill, 2008.
Burns, L.R. (org.). The business of health care innovation. New York: Cambridge University Press, 2005.
Burns, L.R. (org.). The health care value chain: producers, purchasers and providers. San Francisco: Jossey-Bass, 2002
Callahan, D. Taming the beloved beast: how medical technologies are destroying our health care system. Princeton: Princeton University Press, 2009.
Folland, S.; Goodman, A.C.; Stano, M. The economics of health and health care. 5th Ed. Upper Sadle River: Pearson Prentice Hall, 2007.
Herzlinger, R.E. Market driven health care. New York: Perseus Books, 1997.
Herzlinger, R.E. (org.). Consumer-driven health care: implications for providers, payers, and policy-makers. Boston: Harvard Business School Publishing, 2004.
Herzlinger, R.E. Who killed health care? America’s $2 trillion medical problem – and the consumer-driven cure. New York: McGraw-Hill, 2007.
Lee, T.H.; Mongan, J.J. Chaos and organization in health care. Cambridge: The MIT Press, 2009.
Pedroso, M.C. Um modelo de gestão estratégica para serviços de saúde [tese]. São Paulo: Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, 2010.
Pisano, G.P. Science business: the promise, the reality, and the future of biotech. Boston: Harvard Business School Publishing, 2006.
Schneller, E.S; Smeltzer, L.R. Strategic management of the health care supply chain. San Francisco: Jossey-Bass, 2006.
Simon, F.; Kotler, P. Building global biobrands: taking biotechnology to the market. New York: Free Press, 2003.
Swayne, L.E.; Duncan, W.J.; Ginter, P.M. Strategic management of health care organizations. San Francisco: Jossey-Bass, 2008.
Watcher, R.M. Understanding patient safety. 2nd. Ed. New York: McGraw-Hill, 2012.
Complementar – artigos e capítulos de livros
Berry, L.L.; Bendapudi, N. Clueing in customers. Harvard Business Review, v. 81, n. 2, p. 100-106, 2003.
Christensen, C.M.; Bohmer, R.; Kenagy, J. Will disruptive innovations cure health care? Harvard Business Review, v. 78, n. 5, p. 102-111, 2000.
Govindarajan, V.; Ramamurti, R. Delivering world-class health care, affordably. Harvard Business Review, v. 91, n. 11, p. 117-122, 2013.
Herzlinger, R.E. Let’s put consumers in charge of healthcare. Harvard Business Review, v. 80 n. 7, p. 44-55, 2002.
Herzlinger, R.E. Why innovation in health care is so hard. Harvard Business Review, v. 84, n. 5, p. 58-66, 2006.
Kaplan, R.S.; Porter, M.E. How to solve the cost crisis in health care. Harvard Business Review, v. 89, n. 9, p. 47-64, 2011.
Kim, C.S.; Spahlinger, D.A.; Kin, J.M.; Billi, J.E. Lean health care: what can hospitals learn from a world-class automaker. Journal of Hospital Medicine, v. 1, n. 3, p. 191-199, 2006.
Makary, M. How to stop hospitals from killing us. The Wall Street Journal, Sept. 21, 2012.
McCreary, L. Kaiser Permanente innovation on the front lines. Harvard Business Review, v. 88, n. 9, p. 92-97, 2010.
Médici, A. Proposta para melhorar a cobertura, a eficiência e a qualidade do setor de saúde. In: Bacha, E.L.; Schwartzman, S. (Orgs.) Brasil: a nova agenda social. Rio de Janeiro: LTC, 2011. p. 23-93.
Nunes, A. O envelhecimento populacional e as despesas do Sistema Único de Saúde. In: Camarano, A.A. (Org). Os novos idosos brasileiros: muito além dos 60? 2ª. Ed. Rio de Janeiro: IPEA, 2004. p 427-449.
Paim, J.; Travassos, C.; Almeida, C.; Bahia, L.; Macinko, J. O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios. Lancet, Saúde no Brasil, p. 11-31, mai. 2011. Edição especial.
Pedroso, M.C.; Franco, R.F.; Terra, J.C. Transformando intangíveis em valor real aos clientes. Harvard Business Review - Brasil, v. 86, n. 8, p. 58-66, 2008.
Pedroso, M.C.; Malik, A.M. As quatro dimensões competitivas da saúde. Harvard Business Review - Brasil, v. 89, n. 3, p. 58-67, 2011.
Pedroso, M.C.; Malik, A.M. Cadeia de valor da saúde: um modelo para o sistema de saúde brasileiro. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 10, p. 2757-2772, 2012.
Pisano, G.P. Can science be a business? Lessons from biotech. Harvard Business Review, v. 84, n. 10, p. 114-24, 2006.
Porter, M.E.; Teisberg, E.O. Redefining competition in health care. Harvard Business Review, v. 82, n. 6, p. 65-76, 2004.
Segatto, C. O lado oculto das contas de hospital. Época, 12 de maio de 2014, p. 60-78.
Estudos de casos
Estudo de caso: A.C.Camargo. Pedroso, M.C. A.C.Camargo Cancer Center. São Paulo: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, 2014.
Estudo de caso: Fleury. Pedroso, M.C. Grupo Fleury: experiência dos clientes em serviços de saúde. São Paulo: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, 2014.
Estudo de caso: Santa Casa de São Paulo. Santa Casa de São Paulo. São Paulo: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, 2014.
Estudo de caso: Unimed-Rio. Pedroso, M.C. Unimed-Rio. São Paulo: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, 2014.
 

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