Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Administração
 
Disciplina: EAD0850 - Ciências Comportamentais e Tomada de Decisão
Behavioral Science and Decision Making

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
-Explicar o conceito Ciências Comportamentais e sua influência na tomada de decisão
-Identificar os principais vieses cognitivos
-Entender as técnicas de influência no processo decisório
-Entender como são tomadas as decisões e o comportamento humano
-Entender como os problemas são identificados e buscadas alternativas de decisão
-Entender novas ferramentas de apoio à tomada de decisão
-Entender as influências inconscientes no comportamento ético
-Entender como as técnicas de Ciências Comportamentais ajudam a engajar o indivíduos em práticas socioambientais responsáveis
-Identificar uma decisão, descrevendo os vieses que impactam na decisão em um caso real
-Entender como as técnicas de Ciências Comportamentais ajudam a engajar o indivíduos em práticas de diversidade e influência
- Interação com equipes no curso
-Escrever uma análise de processo decisório
-Buscas na Internet
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3532378 - Daielly Melina Nassif Mantovani
94701 - Fernando Carvalho de Almeida
 
Programa Resumido
Introdução ao Comportamento na Tomada de decisão
Dois Sistemas 
Estrutura e etapas do processo decisório
Vieses Cognitivos - Ancoragem e outras armadilhas
Estudos de Caso
Escolhas
Inteligência Competitiva e o processo de tomada de decisão
O sentido do dinheiro - como gastar de maneira mais inteligente
Vieses cognitivos e o comportamento desonesto
Arquitetura de escolha

Oferecimento: Semi-presencial
 
1. Introduction to Behavior in Decision Making 2. Two Systems 3. Structure and steps of the decision-making process 4. Cognitive Biases - Anchoring and other pitfalls 5. Case Studies 6. Choices 7. Competitive Intelligence and the decision-making process 8. The meaning of money - how to spend it smarter 9. Cognitive biases and dishonest behavior 10. Architecture of choice
 
 
Programa
Introdução ao Comportamento na Tomada de decisão
- vieses cognitivos
- irracionalidade
- exemplos

Dois Sistemas 
- Sistema automático de tomada de decisão 
- Sistema procedural de tomada de decisão
- exemplos

Estrutura e etapas do processo decisório
    - Etapas de uma decisão eficaz
   - Identificação de problema decisório e alternativas

Vieses Cognitivos - Ancoragem e outras armadilhas
   - Vieses cognitivos e seu mecanismo de funcionamento

Estudos de Caso
- Caso de empresas
- experiências vividas
- análise dos casos, decisões tomadas e vieses cognitivos

Escolhas
- Como fazemos escolhas
- aversão a risco e aversão a perda
- Teoria da Perspectiva

Inteligência Competitiva e o processo de tomada de decisão
- Definição do conceito de inteligência competitiva
- Técnicas de análise estratégica do ambiente competitivo
- Decisões estratégica e vieses cognitivos
- Estudo de caso : Caso Electros

O sentido do dinheiro - como gastar de maneira mais inteligente
- Como tomamos decisões financeiras
- Decisões financeiras e o comportamento irracional
- exemplos

Vieses cognitivos e o comportamento desonesto
- Etica e o comportamento desonesto
- Impactos do comportamento desonesto
- influência do ambiente na tomada de decisão desonesta

Arquitetura de escolha
- Estruturação de alternativas
- Nudges
- Testes de arquiteturas de escolha
 
1. Introduction to Behavior in Decision Making - cognitive biases - irrationality - examples 2. Two Systems - Automatic decision-making system - Procedural decision-making system - examples 3. Structure and steps of the decision-making process - Steps of an effective decision - Identification of decision problem and alternatives 4. Cognitive Biases - Anchoring and other pitfalls - Cognitive biases and their working mechanism 5. Case Studies - Business case - lived experiences - analysis of cases, decisions made and cognitive biases 6. Choices 5 - How we make choices - risk aversion and loss aversion - Prospect Theory 7. Competitive Intelligence and the decision-making process - Definition of the concept of competitive intelligence - Techniques for strategic analysis of the competitive environment - Strategic decisions and cognitive biases - Case study: Electros case 8. The meaning of money - how to spend it smarter - How we make financial decisions - Financial decisions and irrational behavior - examples 9. Cognitive biases and dishonest behavior - Ethics and dishonest behavior - Impacts of dishonest behavior - influence of the environment on dishonest decision making 10. Architecture of choice - Structuring alternatives - Nudges - Testing architectures of choice
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação individual e atividades extraclasse. Trabalhos em grupo. Participação em classe.
Critério
O aluno terá direito a recuperação se obter média final acima de 3,0 e no mínimo 70% de frequência.
Norma de Recuperação
O aluno será submetido a uma avaliação cuja nota terá peso de 100% na média final.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica
4.1 Dan Ariely – Previsivelmente Irracional. Editora Campus, 2008
4.2. Thaler, R. Richard. e Sunstein, C.  Nudge 
4.3 Kahneman, D. Rápido e Devagar – Duas formas de Pensar – ed. Objetiva. 2012.
4.4 HAMMOND, J. S.; KEENEY, R.L.; RAIFFA, H. Making Smart Choices: A practical Guide for Making Better Decisions, 1999 cod. 7945BC – Harvard School press
4.6 CasoHarvard :BLACK FLY BEVERAGE COMPANY INC. – cod. 907D03 
4.7 CasoHarvard : Columbia’s Final Mission - cod. 612095-PDF-ENG
4.8 Ariely, D. e D. Kreisler . Dollars and Sense - How you misthink money and how to spend smarter. Ed. Harper, 2017.
4.9 . Caso Harvard - Monte Everest 305P01-PDF-POR
4.10. Dan Ariely - A mais pura verdade sobre a Desonestidade. Campus, 2012.
4.11 - Caso Harvard: Evive Health and Workplace Influenza Vaccinations - 916044-PDF-ENG (ingles)


Bibliografia Complementar
4.1 HAMMOND, J. S.; KEENEY, R.L.; RAIFFA, H. Hidden traps in decision making. Harvard Business Review, jan 2006 –cod. R0601K 
4.2 Mlodinow, Leonard. Subliminar- Como o inconsciente influencia nossas vidas - Ed. Zahar, 2013 (sugestão de leitura complementar)
4.3.Johnson, E. J., Shu, S. B., Dellaert, B. G. C., Fox, C., Goldstein, D. G., Häubl, G., Weber, E. U. (2012). Beyond nudges: Tools of a choice architecture. Marketing Letters, 23(2), 487–  504. https://doi.org/10.1007/s11002-012-9186-1 
 

Clique para consultar os requisitos para EAD0850

Clique para consultar o oferecimento para EAD0850

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP