-Explicar o conceito Ciências Comportamentais e sua influência na tomada de decisão -Identificar os principais vieses cognitivos -Entender as técnicas de influência no processo decisório -Entender como são tomadas as decisões e o comportamento humano -Entender como os problemas são identificados e buscadas alternativas de decisão -Entender novas ferramentas de apoio à tomada de decisão -Entender as influências inconscientes no comportamento ético -Entender como as técnicas de Ciências Comportamentais ajudam a engajar o indivíduos em práticas socioambientais responsáveis -Identificar uma decisão, descrevendo os vieses que impactam na decisão em um caso real -Entender como as técnicas de Ciências Comportamentais ajudam a engajar o indivíduos em práticas de diversidade e influência - Interação com equipes no curso -Escrever uma análise de processo decisório -Buscas na Internet
Introdução ao Comportamento na Tomada de decisão Dois Sistemas Estrutura e etapas do processo decisório Vieses Cognitivos - Ancoragem e outras armadilhas Estudos de Caso Escolhas Inteligência Competitiva e o processo de tomada de decisão O sentido do dinheiro - como gastar de maneira mais inteligente Vieses cognitivos e o comportamento desonesto Arquitetura de escolha Oferecimento: Semi-presencial
Introdução ao Comportamento na Tomada de decisão - vieses cognitivos - irracionalidade - exemplos Dois Sistemas - Sistema automático de tomada de decisão - Sistema procedural de tomada de decisão - exemplos Estrutura e etapas do processo decisório - Etapas de uma decisão eficaz - Identificação de problema decisório e alternativas Vieses Cognitivos - Ancoragem e outras armadilhas - Vieses cognitivos e seu mecanismo de funcionamento Estudos de Caso - Caso de empresas - experiências vividas - análise dos casos, decisões tomadas e vieses cognitivos Escolhas - Como fazemos escolhas - aversão a risco e aversão a perda - Teoria da Perspectiva Inteligência Competitiva e o processo de tomada de decisão - Definição do conceito de inteligência competitiva - Técnicas de análise estratégica do ambiente competitivo - Decisões estratégica e vieses cognitivos - Estudo de caso : Caso Electros O sentido do dinheiro - como gastar de maneira mais inteligente - Como tomamos decisões financeiras - Decisões financeiras e o comportamento irracional - exemplos Vieses cognitivos e o comportamento desonesto - Etica e o comportamento desonesto - Impactos do comportamento desonesto - influência do ambiente na tomada de decisão desonesta Arquitetura de escolha - Estruturação de alternativas - Nudges - Testes de arquiteturas de escolha
Bibliografia Básica 4.1 Dan Ariely – Previsivelmente Irracional. Editora Campus, 2008 4.2. Thaler, R. Richard. e Sunstein, C. Nudge 4.3 Kahneman, D. Rápido e Devagar – Duas formas de Pensar – ed. Objetiva. 2012. 4.4 HAMMOND, J. S.; KEENEY, R.L.; RAIFFA, H. Making Smart Choices: A practical Guide for Making Better Decisions, 1999 cod. 7945BC – Harvard School press 4.6 CasoHarvard :BLACK FLY BEVERAGE COMPANY INC. – cod. 907D03 4.7 CasoHarvard : Columbia’s Final Mission - cod. 612095-PDF-ENG 4.8 Ariely, D. e D. Kreisler . Dollars and Sense - How you misthink money and how to spend smarter. Ed. Harper, 2017. 4.9 . Caso Harvard - Monte Everest 305P01-PDF-POR 4.10. Dan Ariely - A mais pura verdade sobre a Desonestidade. Campus, 2012. 4.11 - Caso Harvard: Evive Health and Workplace Influenza Vaccinations - 916044-PDF-ENG (ingles) Bibliografia Complementar 4.1 HAMMOND, J. S.; KEENEY, R.L.; RAIFFA, H. Hidden traps in decision making. Harvard Business Review, jan 2006 –cod. R0601K 4.2 Mlodinow, Leonard. Subliminar- Como o inconsciente influencia nossas vidas - Ed. Zahar, 2013 (sugestão de leitura complementar) 4.3.Johnson, E. J., Shu, S. B., Dellaert, B. G. C., Fox, C., Goldstein, D. G., Häubl, G., Weber, E. U. (2012). Beyond nudges: Tools of a choice architecture. Marketing Letters, 23(2), 487– 504. https://doi.org/10.1007/s11002-012-9186-1