Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Administração
 
Disciplina: EAD0906 - Inovação Social e Empreendedorismo Social na Prática
Social Innovation and Social Entrepreneurship Practices

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Compreender o referencial teórico-conceitual que dá suporte aos temas:  Inovação Social e Empreendedorismo Social
Estruturar iniciativas e soluções para problemas socioambientais
Desenvolver competências empreendedoras em alunos de graduação e alunos de ensino médio;
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1013604 - Graziella Maria Comini
 
Programa Resumido
Empreendedorismo Social
Design Thinking
Modelo de Negócio
Prototipação
Fontes de Financiamento

Exposições dialogadas online
 
 
 
Programa
Oficina 1: Competências de tutoria
Oficina 2: O que é empreendedorismo social?
Oficina 3: Como pensar de forma inovadora?
Oficina 4: Como criar soluções inovadoras no campo socioambiental?
Oficina 5: Modelo de Negócios Sociais
Oficina 6: Como criar e desenvolver seu produto?
Oficina 7: Captação de recursos e ecossistema empreendedor
Oficina 8: Pitch e técnicas de oratória
Oficina 9: Preparação dos grupos para evento de encerramento
Evento de Encerramento: apresentação das soluções na FEA para avaliação de uma banca
Aula de encerramento: Balanço da disciplina
 
 
 
Avaliação
     
Método
Relatórios semanais com as atividades realizadas com alunos de ETECs (40%) Avaliação das oficinas pelos alunos ETECs (40%) Auto-avaliação (20%)
Critério
O aluno terá direito a recuperação se obter média final entre 3,0 (três e zero) e 4,9 (quatro e nove) e no mínimo 70% de frequência.
Norma de Recuperação
O aluno será submetido a uma avaliação cuja nota terá peso de 50% na média final.
 
Bibliografia
     
Austin, J.; Reficco, E.; et al. Creating social and economic value. 2006. In: SEKN – Social Enterprise Knowledge Network. Effective management of social enterprises: lessons from business and civil society organizations in IberoAmerica. Cambridge, MA: Harvard University.
Barki, E.; Comini, G.; Torres, H.G. (org). Negócios de impacto socioambiental no Brasil: como empreender, financiar e apoiar, São Paulo: FGV, 2019
Celli, J. B., & González, R. A. 2010. Iniciativas de mercado con sectores de bajos ingresos y generación de valor econômico. In: P. Márquez, E. Reficco, & G. Berger (Eds).  Negocios inclusivos - Iniciativas de mercado con los pobres de Iberoamérica. Bogotá, Colômbia: Amaral Editores.
Dees, J. 1998. The Meaning of Social Entrepreneurship. Boston, MA: Harvard Business School.
Yunus, M. 2007. Creating a World without poverty: Social Business and the future of capitalism. New York: Public Affairs.        
 

Clique para consultar os requisitos para EAD0906

Clique para consultar o oferecimento para EAD0906

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP